Blog Simplic

15 January 2024

Planejamento financeiro 2024: aprenda a organizar suas finanças

Você sabia que o dinheiro é a maior preocupação para os brasileiros? Segundo uma pesquisa da fintech Onze com a seguradora Icatu, 42% dos brasileiros sequer tem dinheiro suficiente para pagar as contas do mês. Um cenário como esse demonstra a importância do planejamento financeiro.

Mas se assim como a maioria dos brasileiros, você acha que fazer – e seguir – um planejamento financeiro é um grande desafio, saiba que estabelecer uma relação mais saudável com seu dinheiro não é tão difícil, tampouco restritivo, como você imagina. Você só precisa aprender as estratégias que vamos ensiná-lo hoje.

Mas afinal, o que é planejamento financeiro pessoal?

O planejamento financeiro pessoal consiste em um método de controle e organização dos ganhos, gastos, dívidas, economias e investimentos. Ao visualizar seu orçamento, se torna mais fácil tomar decisões financeiras inteligentes, evitar problemas relacionados ao dinheiro e aproveitar uma série de vantagens, tais como:

  • Controle total de suas despesas;
  • Corte de gastos supérfluos;
  • Controle de dívidas;
  • Segurança e estabilidade financeira;
  • Conquista de metas.

Como fazer um planejamento financeiro na prática

Não é preciso ler um livro, escutar um podcast ou fazer um curso para aprender como cuidar das finanças pessoais. Organize seu planejamento financeiro em etapas fáceis para colocar em prática hoje.

Etapa 1: Entenda suas finanças de A a Z

 

Você consegue responder a essas cinco perguntas sem precisar consultar o aplicativo do banco em seu smartphone?

  1. Quanto você ganha ao mês?
  2. Quanto você gasta por mês?
  3. Quais são suas despesas mensais, fixas e variáveis?
  4. Qual seu comprometimento mensal com dívidas?
  5. Qual valor você precisaria para manter o custo de vida mensal se acontecesse um imprevisto?

Se você não sabe responder à maioria dessas perguntas, então você precisa conhecer mais sobre suas finanças e isso pode ser colocado em prática com uma planilha financeira, não importa o formato escolhido.

Anote todos os gastos, desde os mais simples às compras parceladas. Por exemplo, se você fez uma compra em 8 parcelas, anote todas elas nos meses subsequentes e evite fazer novas compras no cartão de crédito até que tenha quitado a primeira.

E fique ligado, se você precisar de um dinheiro extra para manter as contas em dia, consulte as condições do empréstimo pessoal Simplic.

Pílula de conhecimento:

Despesas fixas são aquelas que você tem todo mês e que não apresentam variação de valor. Alguns exemplos são aluguel, mensalidade da escola do seu filho e parcelas de financiamento.

Despesas variáveis apresentam variação de preço. Um exemplo é o gasto com lazer.

 

Etapa 2: Adeque seu padrão de vida

 

Está chegando o fim do mês com a conta bancária no vermelho? Então você está gastando mais do que ganha e precisa adequar seu padrão de vida a sua situação financeira atual urgentemente.

Faça uma avaliação crítica de suas finanças e estabeleça um limite de gastos em categorias, por exemplo: despesas com supermercado, gastos com restaurantes, custos com lazer, contas básicas, entre outros.

Aproveite para identificar quais gastos podem ser cortados de seu orçamento, ainda que temporariamente. Por exemplo, você precisa mesmo manter a assinatura de cinco serviços de streaming? Que tal dividir com outras pessoas, para ficar mais em conta para cada um, ou cancelar temporariamente até você restabelecer suas finanças pessoais?

Etapa 3: Controle suas dívidas

 

Se você tem dívidas, sugerimos que tente negociá-las ou mesmo trocá-las por dívidas melhores, ou seja, que apresentam taxas reduzidas, número de parcelas menor ou mesmo valor que cabe em seu orçamento.

Leia mais: Empréstimo pessoal para quitar dívidas vale a pena?

 

Etapa 4: Tenha metas financeiras realistas

 

É muito importante ter metas financeiras, mas ao criá-las você precisa ser realista. Pois de nada adianta criar objetivos incompatíveis com sua realidade financeira e que são, de certa forma, inalcançáveis.

Além disso, determina metas específicas, pois isso ajuda a manter o foco em conquistá-las. Um exemplo é que em vez de escrever “juntar dinheiro”, você escreva “juntar X reais, em X meses para objetivo X”.

Em resumo, todas as etapas do seu planejamento financeiro são importantes. Com as contas organizadas, um padrão de vida compatível e dívidas sob controle, sobrará dinheiro para poupar e investir em seus objetivos.

Continue acompanhando o Blog da Simplic para mais conteúdos de educação financeira que fazem sentido em sua vida.

Simule seu empréstimo