Blog Simplic

22 October 2021

Quer abrir um negócio? Confira algumas dicas e comece a empreender

Aposto que em algum momento você já almejou abrir um negócio próprio ou conhece alguém que tenha feito, ou pelo menos tentado. A verdade é que muitas pessoas têm se aventurado no mundo do empreendedorismo.

De acordo com o Boletim Mapa das Empresas do Ministério da Economia, só entre maio e agosto de 2021, foram mais de 1 milhão de novos negócios. Apesar do crescimento, muitos negócios não conseguem se manter ativos e acabam fechando em pouco tempo.

Muitos são os fatores para um novo negócio não vingar como a economia do país, que impacta diretamente cada setor, o preparo do empreendedor e falta de capital inicial são alguns dos principais gargalos do microempreendedor. Mas se você quer empreender, não desanime. Vamos mostrar aqui um passo a passo para que esteja mais preparado para começar um novo negócio.

Antes de começar o passo a passo, vamos esclarecer alguns pontos sobre empreender.

 

É possível começar um novo negócio com pouco dinheiro?

Esta provavelmente é a principal preocupação do novo empreendedor e apesar de não ser uma tarefa fácil é sim possível abrir uma empresa com pouco investimento inicial, mas o que dirá se o seu novo negócio sobreviverá é o quanto você se preparou e se capacitou para o início desse desafio, sendo a etapa mais importante em todo o processo.

Uma alternativa para quem está buscando recurso financeiro para começar um novo negócio é solicitar um empréstimo. Hoje é possível simular valores, taxas, parcelas e solicitar um empréstimo totalmente online.

Leia também: O que é preciso para pedir um empréstimo pessoal

Além disso, existem diversas modalidades de empréstimo, que podem ser por exemplo com ou sem garantia, dependendo do valor do empréstimo.

 

Só empreende quem tem uma nova ideia?

Se engana quem pensa que somente ideias “pioneiras” em algum segmento são válidas. A inovação não está apenas no novo, mas também no que conseguimos aprimorar e otimizar a partir de ideias já existentes.

Principalmente se você for um novo empreendedor, começando a entender como funciona a engrenagem da inovação e dos novos negócios, é preciso ter cautela quando a proposta é totalmente nova. O processo de validação de um conceito pode ser melhor conduzido por uma pessoa mais experiente no ramo do empreendedorismo.

E é com essa ideia que listamos um passo a passo básico para quem quer começar um novo negócio.

 

A ideia

O passo a passo começa exatamente com a ideia. Se o seu objetivo agora é mudar de área e empreender, a primeira dica é pensar e considerar algo que goste verdadeiramente, que brilhe os olhos. Afinal, nós nos dedicamos mais naquilo que acreditamos certo?

Amadureça a sua ideia, se informe muito bem sobre o mercado, converse com outras pessoas e pesquise. Além disso, é importante responder algumas perguntas chave sobre o novo negócio, que são:

  • Quem é o seu público e qual a dor que eu vou resolver?
  • Qual meu diferencial e por que as pessoas precisam do meu produto?
  • Existem concorrentes? Quais são?
  • É viável? Tem possibilidade de crescimento?
  • É escalável?
  • Eu vou me sentir realizado profissionalmente?

 

Saiba tudo o que precisa para abrir um novo negócio

Parece óbvio, mas com a empolgação do momento e a ansiedade é normal deixar a parte burocrática de lado por um momento. Mas é extremamente importante conhecer as condições para abrir uma empresa.

Além de ter um CNPJ ativo, é preciso realizar um cadastro na previdência, conferir o regime de tributação, registros em cartório e saber como é o processo de abertura de empresa na sua localidade, que pode variar.

 

Pesquisa e Planejamento

Criar um plano de negócio não é uma tarefa simples, mas é essencial para qualquer negócio se manter vivo no mercado. De nada adianta ter um planejamento redondo se a ideia não for viável para o mercado. É nessa hora que a pesquisa é fundamental.

Entenda por meio de pesquisas as necessidades do seu público, identifique as dores e assim saberá se a solução proposta faz sentido para essas pessoas. É entender a fatia de mercado na qual irá atuar para depois desenvolver o plano de negócios de seu produto ou serviço.

Por fim, lembre-se que a Simplic pode te apoiar no sonho de começar um negócio próprio. Veja como solicitar um empréstimo no site.

Simule seu empréstimo