Blog Simplic

atualizado em: 8 December 2016

Quais Gastos Você Não Deve Cortar Em Seu Planejamento Mensal?

A grana apertou e você não sabe o que priorizar na hora de distribuir seu dinheiro para passar o mês. Você precisa cortar gastos, mas o que?

O primeiro passo é organizar os seus gastos mensais para ajudar no controle do orçamento. Coloque no papel todas as contas que não podem ficar de fora, como o aluguel, que costuma ter taxas de juros bem altas por atraso no pagamento, entre outras contas mensais básicas, como energia, água e gás. Calcule também quanto você gasta com transporte e faça uma estimativa de gastos com mercado; mesmo que o valor oscile um pouco, é bom ter uma noção mínima de quanto isto custa em seu orçamento mensal (Confira aqui algumas dicas para economizar no supermercado).

Já na hora de cortar os gastos, comece por aquilo que você sabe que está comprando apenas por impulso de consumo. Você não irá perder seu padrão de qualidade de vida ao economizar com superficialidades, pelo contrário, irá dormir bem mais tranquilo por garantir que as dívidas não estão acumulando e se tornando quase incontroláveis.

Controle-se no supermercado, às vezes, quando estamos ansiosos acabamos gastando um pouco mais, como se isso pudesse reduzir nossa ansiedade, coisa que não acontece. Outros gastos que podem ser cortados são assinaturas de jornais ou revistas, refeições e passeios caros e comprar produtos apenas pela marca, quando é possível trocá-lo por algo de qualidade semelhante, mas valor mais baixo.

Na dúvida, pense antes de comprar. Este produto é realmente necessário? Posso esperar um pouco mais para adquiri-lo? O quanto ele será útil para mim? E se mesmo assim você continuar na dúvida, peça ajuda às pessoas próximas; se você estiver entrando em uma fria, quem lhe conhece bem pode dizer se você deve realizar a compra ou se está apenas com um capricho de consumo.

Simule seu empréstimo