Blog Simplic

atualizado em: 8 December 2016

Dicas de como pagar o IPVA do melhor jeito

Quem tem um carro ou moto sabe que existe uma despesa extra para levar em conta no início do ano. O IPVA é um imposto que pode causar um problema no seu orçamento. Mas com algumas dicas e cuidados, não há perigo de você ser pego de surpresa!

Pagamento do IPVA

Você pode escolher entre pagar o IPVA à vista ou parcelado. É um imposto estadual, ou seja, cada estado brasileiro cobra uma taxa diferente sobre o valor do carro com base na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) atualizada.

Para quem escolhe pagar o IPVA à vista até uma data limite, recebe um desconto pré-determinado pelo seu estado. Em São Paulo, por exemplo, quem pagar o imposto à vista terá 3% de desconto. O mesmo acontece para o IPTU, que você terá 6% de desconto se pagá-lo em uma só parcela. Evite pagar o IPVA parcelado!

Antes de pagar à vista, você também deve levar em conta os gastos dos meses seguintes. Certifique-se que seu planejamento financeiro e orçamento estão preparados para o pagamento em uma só vez, sobrando o suficiente para compromissos futuros e outras contas. Confira as dicas do Simplic de como manter sua saúde financeira em dia!

E caso precise de uma ajuda extra, fuja de opções como o cheque especial. Faça uma simulação com o Simplic e deixe sua vida mais simples. Fácil, rápido e seguro, o empréstimo Simplic é totalmente online e do jeito que você procura, mesmo que você esteja com o nome negativado!

Simule seu empréstimo