Blog Simplic

atualizado em: 17 February 2021

Como economizar no final de ano: 6 dicas para você

O final do ano chegou. Com ele, muitos gastos podem surgir: presentes, viagens, reformas e outros planos. Por isso, é importante saber como você pode economizar perto das datas festivas e começar um novo ano sem dívidas!

Como economizar?

É possível comemorar o Natal, Réveillon e outras festividades da época de um jeito bom e barato, pensando sempre na economia que o começo do ano exige dos brasileiros, já que é comum que nessa época surjam gastos com impostos (IPVA e IPTU, por exemplo), materiais escolares, matrículas, uniformes, etc.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como economizar e aproveitar muito bem as festas de fim de ano e começar 2017 no azul:

  • Lista de presentes: liste todas as pessoas que você pretende comprar um presente e já planeje bem o valor para ser gasto com cada um deles. Reduza a lista de presenteados e escolha coisas mais simples. Estipule um valor máximo para ser gasto e vá às compras. Não deixe de seguir a lista. Tente não levar crianças às compras ou deixar tudo para os últimos momentos.
  • Ceia criativa: você não precisa comprar aquele tradicional peru ou bacalhau para uma ceia completa de Natal ou Ano Novo. Troque por um pernil suíno e filé de merluza, por exemplo. Em vez de um salpicão, faça uma maionese de batatas. A dica é ver quais os ingredientes ou pratos podem ser substituídos por alimentos parecidos, que são igualmente apetitosos. Além disso, cada membro da ceia também pode colaborar trazendo um prato, fazendo com que todos economizem e tenham uma ceia completa.
  • Artigos que podem esperar: se você ou sua família estão precisando de eletrodomésticos, eletrônicos ou produtos do tipo, uma alternativa é deixar a compra para janeiro. Várias lojas costumam fazer queima de estoque e saldões para liquidar as sobras do Natal, deixando os preços mais acessíveis.
  • Sem parcelas: evite ao máximo compras parceladas ou usar o cartão de crédito excessivamente. Dê preferência ao pagamento à vista.
  • Economize nas viagens: vai para a praia no final do ano? Que tal tentar uma carona e rachar o combustível? Caso nenhum amigo ou familiar queira viajar, você pode conhecer algum parceiro de carona em sites como o www.blablacar.com.br, em que você pode selecionar a cidade de origem e destino.

Precisando de mais ajuda?

Se você já está com as contas em dia e ainda precisa daquela força extra no fim de ano, o Simplic pode te ajudar! Crédito fácil, rápido e simples, do jeito que você sempre quis. Conheça o empréstimo pessoal online Simplic e comece o ano novo com seus desejos mais próximos da realidade. Faça uma simulação em nosso site agora. Se é simples, é Simplic.

Simule seu empréstimo