Blog Simplic

atualizado em: 8 December 2016

Metade dos brasileiros vai usar o décimo terceiro para compras de fim de ano

Os trabalhadores brasileiros resolveram economizar mais o décimo terceiro neste ano em relação ao ano passado. Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que, apesar de quase metade das pessoas (52,9%) ainda estarem dispostas a usar todo seu 13º (ou parte dele) para gastar em presentes de Natal e compras de fim de ano, o número caiu quase 10%! Em 2015, quase 60% das pessoas pretendiam usar o dinheiro extra para gastos de fim de ano.

O que fazer com o décimo terceiro?

A pesquisa também perguntou aos trabalhadores que não vão gastar o dinheiro com as compras de fim de ano e Natal como vão usar o décimo terceiro. Veja abaixo como os entrevistados pretendem usá-lo:

  • Economizar ou investir: 26,6% das pessoas pensam em guardar o dinheiro ou buscar um meio de obter retorno sobre ele
  • Usar o décimo terceiro para quitar dívidas: 26,4% dos trabalhadores planejam começar o ano com as dívidas zeradas ou reduzidas
  • Pagar impostos no começo do ano: 11,4% dos entrevistados vão focar nos gastos do começo de ano, principalmente em impostos, como o IPVA.
  • Viajar: 11% dos brasileiros irão usar sua renda extra em viagens.
  • Quitar dívidas para fazer novas compras: 8,7% das pessoas desejam fazer novas compras se livrando de dívidas antigas.

E aproximadamente 18% dos entrevistados ainda não sabem o que fazer com seu décimo terceiro este ano. Em 2014, apenas 5% deles não sabiam como usar o dinheiro extra. O Simplic recomenda que você tenha seus gastos mensais anotados e os planejamentos para este fim de ano e para o começo do próximo ano em mente. Use seu décimo terceiro da melhor maneira! Lembre-se de reservar uma parte dele para eventuais emergências.

Fonte:
Globo

Simule seu empréstimo