Blog Simplic

25 August 2022

O Open Banking pode aumentar suas chances de aprovação de crédito

Muitas pessoas se identificam com a seguinte situação: você nunca atrasou o pagamento de nenhuma de suas contas, usa o cartão de crédito eventualmente e nunca pediu um empréstimo, mas acontece uma emergência financeira e seu nome fica negativado.

Quando isso acontece, seu histórico de bom pagador é substituído pelo de mau pagador e o pesadelo da inadimplência começa: você não consegue mais acesso a crédito, seja para solicitar um empréstimo pessoal, financiamento bancário ou mesmo para realizar uma simples compra parcelada pelo cartão de crédito.

Entretanto, o Open Banking pode aumentar suas chances de aprovação de crédito. Continue a leitura para saber como a abertura do sistema financeiro pode ajudar quem está em uma situação financeira negativa.

Relembre o que é Open Banking

O Open Banking é o novo sistema financeiro adotado pelo Banco Central e consiste na descentralização, portabilidade e compartilhamento de dados bancários dos clientes entre instituições financeiras como bancos, neobancos e fintechs de maneira segura e regulamentada pelo Bacen.

É o cliente que determina quais dados serão compartilhados, quais instituições financeiras podem ter acesso a essas informações e quanto tempo elas estarão disponíveis.

Mas como o Open Banking pode aumentar suas chances de aprovação de crédito? Em primeiro lugar, as informações relacionadas à restrição de crédito não estão na lista de dados que podem ser compartilhadas pelas instituições financeiras.

Além disso, o acesso aos dados que compõem seu histórico financeiro permitem uma análise mais aprofundada de sua capacidade de pagamento, deste modo, você pode conseguir empréstimo pessoal mesmo se o seu nome estiver negativado.

Conheça os benefícios do Open Banking para quem precisa de crédito pessoal

Quando existe uma maior concorrência entre os bancos e demais instituições financeiras participantes do Open Banking, os clientes podem esperar um processo de concessão de crédito descomplicado e com condições mais favoráveis.

Deste modo, é esperado que o Open Banking continue facilitando a entrada de novos players no mercado, o que pode contribuir com o processo de análise e concessão de crédito, redução das taxas e juros agregados aos empréstimos, diminuição do spread bancário e mais.

Outro ponto positivo é que com novas informações sobre a real capacidade de pagamento de clientes, as instituições financeiras podem desenvolver linhas de crédito personalizadas.

Inclusão Financeira

Quando ocorre o acesso a serviços financeiros pelas pessoas que estão inadimplentes, o resultado é o que chamamos de inclusão financeira. E não nos referimos apenas a quem tem restrição de crédito, mas pessoas que nunca tiveram uma conta bancária, por exemplo – o que está incentivando muitas fintechs a atuarem na área de crédito.

Com o acesso aos produtos e serviços financeiros por diferentes plataformas você deve buscar mais informações sobre educação financeira, deste modo você consegue estabelecer uma relação financeira mais equilibrada. Publicamos semanalmente novos conteúdos sobre educação financeira, acompanhe.

Simule seu empréstimo