Blog Simplic

19 August 2022

Como lidar com a alta da Selic

O Copom anunciou alta de 0,5 pontos percentuais na taxa básica de juros, elevando a Selic de 13,25% para 13,75% ao ano. Este é o 12º aumento seguido, desde março de 2021.

Mas como o aumento da taxa básica de juros pode afetar sua vida financeira? Para responder essa pergunta, você precisa entender como a Selic ajuda a controlar a inflação, quais são os impactos negativos do aumento da taxa e como administrar melhor suas finanças. Vamos lá?

O que é e para que serve a taxa Selic?

Conhecida como Selic, a taxa básica de juros controla todas as demais taxas de juros aplicadas no Brasil, ou seja, ela influencia em sua conta de supermercado, no empréstimo pessoal, financiamento ou investimentos – nesse caso, positivamente.

O que muitas pessoas não sabem, é que o aumento da taxa Selic pelo Banco Central é uma estratégia para controlar a inflação, ou seja, o aumento geral dos preços dos produtos e serviços.

Mas como a taxa Selic controla a inflação?

Como uma forma de tentar controlar a inflação, o Banco Central aumenta a Selic. Este movimento de política monetária visa o controle da inflação e é sempre cíclico, ou seja, quando a inflação está alta, a taxa Selic aumenta; quando a inflação está baixa, a taxa Selic diminui.

Controlar a Selic significa controlar o dinheiro injetado na economia, pois quando mais recursos estão disponíveis, as pessoas consomem mais, e quando aumenta a demanda de consumo, os preços sobem.

Impactos negativos do aumento da Selic

Embora ajude a controlar a inflação, o aumento da taxa Selic pode trazer inúmeros impactos negativos na vida dos brasileiros, como os listados abaixo:

  • Diminuição do poder de compra;
  • Menor consumo familiar;
  • Aumento da demanda por produtos e serviços;
  • Empréstimos e financiamentos se tornam mais caros;
  • Redução dos investimentos das empresas;
  • Desvalorização do Real perante o Dólar;
  • Menor crescimento econômico;
  • Queda na abertura de vagas de emprego;
  • Expectativas incertas sobre a economia brasileira.

A alta da taxa Selic só se apresenta como positiva para quem possui investimentos de renda fixa, que rendem mais quando a taxa básica de juros do país aumenta deste modo.

Mas afinal, o que está impulsionando a inflação?

O aumento da inflação no Brasil está relacionado a inúmeros fatores como a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o aumento do Dólar, o aumento no valor dos combustíveis, a crise hídrica e mesmo os gastos governamentais.

10 dicas para controlar as finanças com o aumento da Selic

Conforme mencionamos anteriormente, com o aumento da taxa básica de juros, o brasileiro perde poder de compra e o consumo familiar é drasticamente impactado. Para lidar da melhor maneira possível com essa situação, recomendamos que você siga as dicas abaixo:

  1. Pague suas contas na data certa.
  2. Pesquise preços sempre que precisar fazer compras.
  3. Corte gastos.
  4. Busque opções de renda extra.
  5. Melhore seu currículo para conquistar um salário maior.
  6. Aprenda mais sobre educação financeira
  7. Comece a economizar dinheiro.
  8. Tenha um planejamento financeiro pessoal.
  9. Ficou sem dinheiro? Solicite um empréstimo pessoal mais barato, como o oferecido pela Simplic.
  10. Sobrou dinheiro? Invista em renda fixa.

Depois da leitura deste artigo, você sabe como funciona a taxa Selic e como evitar ter sua vida financeira prejudicada pela inflação. Para ler mais conteúdos sobre educação financeira, acompanhe o Blog da Simplic.

Simule seu empréstimo