Blog Simplic

5 September 2022

Dicas de como utilizar o Open Banking a seu favor

Embora o Open Banking seja, relativamente, uma novidade para os brasileiros, a abertura do Sistema Financeiro acompanha uma tendência mundial de modernizar o mercado financeiro.

De uma maneira bem simples, o Open Banking chegou para simplificar o acesso do público aos produtos, serviços e operações financeiras por meio do pertencimento e compartilhamento de dados bancários dos clientes com as instituições financeiras de sua confiança.

Deste modo, o Open Banking estimula a integração entre serviços financeiros em operações cada vez mais rápidas e menos burocráticas. Continue a leitura para aprender dicas de como utilizar o Open Banking ao seu favor.

 

Como o Open Banking beneficia o cliente?

O Open Banking beneficia os clientes de tantas maneiras, que decidimos criar uma lista com todas as vantagens:

 

Liberdade

Com o Open Banking você passa a ser dono dos seus próprios dados bancários e consegue escolher com quais instituições financeiras deseja compartilhar as informações.

Deste modo, você pode levar as informações bancárias para a instituição que oferecer condições mais favoráveis.

Para liberar o acesso aos dados, ocorrem três etapas: consentimento, autenticação e confirmação. Você consegue visualizar com precisão quais dados compartilhou, com quem, com qual finalidade e por quanto tempo – e você pode suspender o acesso a esses dados quando quiser.

 

Autonomia

Você também pode escolher quais produtos ou serviços deseja e com quais instituições deseja manter um vínculo. Por exemplo, você pode solicitar empréstimo pessoal com um correspondente bancário, conta em um banco digital, financiamento com um banco tradicional e cartão de crédito com uma fintech.

 

Facilidade, segurança e transparência

O sistema é fácil de usar e você consegue compartilhar suas informações financeiras automaticamente.

Além das instituições financeiras cumprirem com requisitos de confidencialidade, os dados bancários são protegidos pelo que chamamos de API. Deste modo, é possível minimizar o risco do vazamento de dados.

Essas empresas também devem cumprir com a LGPD e seguir diretrizes impostas pelo Banco Central, tais como criptografia, protocolos de autenticação e uso de assinaturas digitais.

 

Redução em taxas e tarifas

Com maior competitividade do Sistema Financeiro, acontece a redução de taxas e tarifas. Esse também é um resultado dos custos menores que essas instituições passam a ter com o Open Banking.

Também está acontecendo o fechamento de agências bancárias, redução do quadro de colaboradores ou mesmo realocação dessas pessoas.

 

Produtos feitos para você

Como as instituições financeiras terão acesso a muitas informações financeiras sobre você, elas poderão desenvolver produtos e serviços personalizados para as suas necessidades e preferências.

 

Menos burocracia

Geralmente, lidar com bancos tradicionais envolve processos extremamente burocráticos. Mas com o Open Banking, você não precisa preencher cadastros e enviar documentos, basta autorizar o compartilhamento de dados.

Outra vantagem do Open Banking é que você pode fazer a portabilidade de seus serviços bancários de uma instituição financeira para outra sem dificuldade, pois todos os sistemas são conectados em um ambiente digital.

 

Inclusão financeira

Outra vantagem que o Open Banking traz para os brasileiros é a inclusão financeira de pessoas que nunca tiveram acesso aos produtos e serviços financeiros de um banco tradicional.

Mas como o Open Banking é estruturado em tecnologia, deve haver uma curva de aprendizado, para que todos consigam acessar o sistema, autorizar o compartilhamento de dados, selecionar as soluções financeiras ideais e aproveitar todas as vantagens.

 

Mudanças no mercado financeiro

Com o Open Banking, o sistema financeiro se torna mais moderno, inovador e até cooperativo para oferecer melhores produtos e serviços financeiros para os consumidores.

Com a entrada de novos players no mercado financeiro, especialmente das startups financeiras (fintechs), podemos esperar que Open Banking solucione o problema de concentração bancária no Brasil.

 

Quais são as novas soluções que podemos esperar com o Open Banking?

O consumidor brasileiro já está acostumado com os bancos digitais, carteiras digitais e cartões virtuais, mas com o Open Banking podemos esperar outras novidades bem interessantes:

  1. Aplicativos comparadores de serviços e tarifas financeiras
  2. Serviços de pagamento via redes sociais
  3. Agregadores de serviços oferecidos por instituições financeiras

Por exemplo, quando você usa um comparador de serviços financeiros e suas respectivas tarifas, você pode verificar qual oferece o melhor cartão de crédito, conta digital, planejador e gerenciador financeiro, assim você consegue fazer escolhas mais assertivas para sua vida financeira.

Simule seu empréstimo