Blog Simplic

6 June 2022

Inflação no Brasil: Dicas de como driblar a alta de preços e economizar

2021 foi um ano marcado pela alta da inflação e em 2022 não está sendo diferente. Veja como driblar a alta dos preços e economizar nas compras do dia a dia.

Por que as coisas estão tão caras no Brasil?

A inflação é uma das razões pelas quais as coisas estão mais caras no Brasil, e isso reflete diretamente em nosso custo de vida, pois causa aumento de preços generalizado, inclusive nos itens mais básicos.

Somente em 2021, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) indicou um salto de quase 11%, que representou o maior crescimento desde 2015.

Algumas das razões para esse aumento desenfreado vão desde a Guerra entre Rússia e Ucrânia, às consequências durante e pós-pandemia do COVID-19, das quais o mercado financeiro ainda está em recuperação.

Especialistas em economia sugerem que esse cenário deve começar a melhorar a partir de 2023 caso não ocorram novos impactos econômicos, portanto precisamos segurar as pontas como pudermos até lá.

Ou até mesmo depois, afinal o salário mínimo nunca aumenta na mesma proporção que o custo de vida do brasileiro, então podemos precisar fazer adaptações ou cortes no orçamento por um prazo maior.

05 dicas para driblar a alta de preços nas compras do dia a dia

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que deseja desenvolver consciência financeira e consiga manter as contas em dia. Confira!

Faça as compras do mercado com sabedoria

Como a compra de alimentos compromete grande parte do orçamento doméstico mensal, preparamos algumas dicas de como economizar quando estiver no supermercado:

  1. Compre apenas o que está faltando, não faça estoque. Em tempos de crise, fazer estoque não é a prioridade. Ou seja, compre apenas o que você está precisando no momento, nada mais.
  2. Não tenha preguiça e compare preços.Não coloque o primeiro produto que você ver na prateleira no carrinho, principalmente daqueles stands que ficam no meio do mercado. Nem sempre ali tem o melhor preço, então pesquise.
  3. Reduza o consumo de alimentos mais caros. Ou experimente novas marcas, pois muitas vezes você encontra os mesmos alimentos a preços menores.
  4. Não faça compras grandes em mercados de bairro. Os preços costumam ser mais altos nos mercadinhos, sendo ideal para compras de emergência. Então opte sempre pelos grandes mercados nas compras do mês.
  5. Tente ir ao mercado mais vezes durante o mês. Não faça compras grandes, assim você pode aproveitar as promoções ao longo do mês. Muitos produtos entram em oferta por estarem próximos à data de validade – mas tenha cuidado ao optar por eles, principalmente alimentos perecíveis.

Renegocie preços de pacotes ou planos de telefone ou internet

Basta ligar para a sua operadora e dizer que tem a intenção de cancelar ou recebeu uma oferta melhor do concorrente, e eles logo vão propor uma oferta para reter você como cliente. Em 99% das vezes isso dá certo.

 

Adie passeios e viagens

Não precisa cancelar seus passeios e viagens, apenas entender que tais planos não são prioridade no momento. Dica: Você pode juntar uma quantia mensal para poder viajar uma vez ao ano.

Seja responsável no uso do cartão de crédito

É mais fácil ter controle de um cartão de débito ou de uma quantia em dinheiro e deixar de usar o cartão de crédito nas compras de casa. Se precisar usá-lo, faça-o com sabedoria e não parcele, para evitar o acúmulo de prestações.

 

Envolva toda a família nessa economia

Mesmo sendo você a pessoa responsável pelas compras em casa, é dever de todos os membros da família economizarem. Evoluam essa cultura juntos, assim o planejamento familiar de economia, ainda que temporário, será válido.

 

Conteúdos extras da Simplic que vão te ajudar a economizar ainda mais

 

E se 2022 estiver sendo um ano puxado para você, um empréstimo pessoal pode te ajudar. Caso esteja considerando o crédito pessoal, conte com a Simplic para simplificar um empréstimo para você. Crédito pessoal online de forma flexível, inovadora e descomplicada, sem burocracias.

Que tal fazer uma simulação? Faça agora mesmo em nosso site.

Simule seu empréstimo