Blog Simplic

atualizado em: 4 March 2022

Hey, mulher! Aqui tem 5 dicas valiosas para a sua Independência Financeira

Sim, mulheres, é possível organizar as contas e planejar seu futuro, mesmo em uma sociedade que não promove a educação financeira e a equidade de gênero. Aproveite o mês das mulheres e dê um boost no seu desejo de ser livre financeiramente. Comece por essas dicas!

 

Mulheres e Independência Financeira: O jogo virou e pode virar ainda mais

A liberdade financeira é o sonho de qualquer pessoa. Especialmente para as mulheres pois, historicamente falando, a sociedade sempre privilegiou os homens e nunca incentivou as mulheres a buscarem por isso.

Sobre independência financeira, cada um tem a sua definição. Em um contexto geral, é sobre ter uma vida segura, confortável e com perspectiva para o futuro, tendo condições para investir e alcançar objetivos.

Nas palavras de especialistas, é quando seus ganhos são maiores do que os seus gastos mensais, revelando um orçamento equilibrado e com reserva para emergências, bem como liberdade para gastar com bens materiais e viagens.

Mas não confunda independência financeira com aposentadoria. Você pode continuar trabalhando com o que você gosta, mas você não precisa se preocupar de perder o emprego e não conseguir pagar as contas.

Ou seja, é sobre ter liberdade de escolha, autonomia e não depender de ninguém financeiramente, algo que, culturalmente, é um dilema para as mulheres há anos.

Para as mulheres, a vida financeira é como um jogo que vem tendo seus níveis desbloqueados a cada fase. Primeiro, veio a liberdade para desempenhar um trabalho remunerado, depois de poder controlar o próprio dinheiro, agora o desafio é ganhar um salário equivalente ao de um homem e conquistar a independência financeira.

 

5 Dicas Valiosas para mulheres alcançarem a Independência Financeira mais rápido

Como toda jornada tem um começo, aqui não será diferente. A sua pode começar com as cinco dicas que preparamos a seguir. Importante adaptá-las ao seu estilo de vida atual e onde você quer chegar no futuro.

 

  1. Use a Educação Financeira como bússola

Não aprendemos finanças na escola, muito menos em casa (se você aprendeu algo, considere-se uma mulher de sorte), então é essencial que as mulheres busquem conhecimento financeiro.

É preciso conectar as mulheres e discutir sobre investimentos, liberdade financeira e muito mais, quebrando esse vislumbre de que isso é assunto de homem.

Portanto, antes de mudar a maneira como você se relaciona com o seu dinheiro, é muito importante abastecer a mente a respeito do assunto, assim você une o aprendizado ao seu estágio atual da vida e consegue elaborar um plano de ação.

Busque aprender sobre o assunto por meio de cursos introdutórios, artigos sobre como começar a investir com pouca grana, ou ainda pesquisando dicas para organizar a vida financeira mesmo estando desempregada, por exemplo.

Outra ideia é buscar relatos de outras mulheres no YouTube, podcasts ou redes sociais com experiências, acertos, erros e ensinamentos. Ouvir outras mulheres sempre é muito inspirador.

 

  1. Você no controle dos seus ganhos e gastos

Tenha uma visão clara das suas contas mensais. Saiba quais são os gastos fixos e variáveis, indo desde as contas pequenas às grandes e incluindo dívidas.

É a partir da listagem de tudo o que você gasta, comparado ao que você ganha, que dá para saber o que pode ser cortado ou reduzido, apoiando a sua organização financeira e te aproximando da sonhada independência.

Autoeducação e autocontrole são coisas essenciais para a lucidez financeira. Para isso, indicamos o uso de apps gratuitos de controle financeiro, onde você pode incluir ganhos e gastos e visualizar todo o orçamento do mês.

 

  1. Ter uma (ou mais) fonte de renda

É essencial para uma mulher ter sua própria fonte de renda. Com seu próprio dinheiro todo mês, ela pode traçar metas individuais, dedicar uma parte do salário à educação, realizar alguns investimentos e cobrir demais necessidades.

Somando as dicas anteriores, a partir do momento que você tem sua própria renda, você terá maior controle financeiro, afinal é o seu dinheiro em jogo. E unindo ao seu aprendizado em educação financeira, você saberá como cuidar deste valor.

Um trio de ações que te ajudará a criar uma reserva de emergência, a não se atrapalhar para pagar um empréstimo caso precise fazer um, para planejar uma viagem a médio ou longo prazo para investir naquela renda fixa super oportuna, dentre outras coisas. É um combo ideal!

 

  1. Crie metas e mire nelas!

Muitas mulheres não conseguem visualizar suas independências financeiras por um simples fato: elas não têm traçadas suas metas pessoais.

A maioria se dedica à família, ao marido, aos filhos… Mas e as suas metas pessoais? O que faria uma mulher cuidar melhor do seu próprio dinheiro para realizar essas conquistas? Isso a sociedade também não ensinou, mas é algo cada vez mais claro hoje em dia: mulheres devem ter seus próprios futuros também.

O planejamento financeiro entra aqui, pois quanto antes você começar a poupar ou investir dinheiro, mais cedo conseguirá alcançar tais objetivos. Portanto, defina conquistas mensais, anuais, compras de bens, etc.

Aprenda a se planejar financeiramente e com antecedência, assim você pode usar o tempo a favor da sua liberdade financeira, seja para uma simples meta de ter novas roupas no guarda-roupa a cada 6 meses ou a conquista da sua casa própria.

Investiu seu dinheiro em algo para um objetivo? Não chame de ação, nem de CDB ou Tesouro Direto. Chame pelo nome do objetivo, como: Carro da Patrícia em 2024 ou Viagem para Paris da Ana em 2027. Faz sentido assim, né?

 

  1. Crie uma cultura de poupar dinheiro e investir

Começou? Muito bem! Não pare. No início, nem todo mês você vai conseguir poupar, ou investir, mas você pode conquistar tanta coisa no mês seguinte, então mantenha o ritmo. Mantenha o planejamento.

Com o passar do tempo, você terá novas fontes de renda (a tão sonhada renda passiva), vindas dos seus próprios investimentos, que você batalhou tanto para construir.

Em paralelo, mantenha hábitos de economia conquistados na sua vida e veja as contas fechando no azul cada vez mais. Não é sobre eliminar prazeres, mas sim dosar e saber esperar.

Mas cuidado com as recompensas do tipo “Mês passado, gastei pouco, então nesse mês, posso gastar mais”, pois isso pode ser uma auto sabotagem. Lembre-se de ter autocontrole e focar na sua independência financeira.

Cada planejamento feito no seu dia, cada espera, cada frustração, veja como um passo rumo à sua independência financeira. Serão muitos “nãos”, “quases” ou “desculpa, não posso” por uma grande causa lá na frente. Dependendo do seu desempenho, nem será tão lá na frente assim.

Então permaneça firme e seja paciente, com o tempo e com as pessoas ao seu redor (muitos vão criticar uma mulher forte como você, com objetivos tão bem traçados assim).

Mas, ao invés de reclamar, você vai lá e inspira a pessoa com dicas quentes de educação financeira. Torne-se uma mulher que inspira outras rumo à independência!

_

Sabemos que a prática é diferente da teoria, mas você vai conseguir. Então fica aqui mais essa dica, resumindo um pouco de tudo o que falamos: controlar seus gastos e se livrar de dívidas é um bom ponto de partida.

E no meio do caminho, caso você precise de um empréstimo, sem que isso atrapalhe a sua organização financeira, não deixe de contar com a Simplic.

Aqui tem crédito pessoal online, sem burocracias. E você já pode fazer uma simulação grátis no nosso site.

Sucesso, mulher! Você é incrível. Todo dia é seu dia.

Simule seu empréstimo