Blog Simplic

atualizado em: 29 June 2018

A importância de comunicar-se bem

No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa é comemorado em novembro. E o que isso tem a ver com um blog que trata, principalmente, de temas financeiros? Tudo! Isso porque se comunicar bem na nossa língua é fundamental para obter sucesso em praticamente qualquer área de atuação.

Em um comércio, saber se comunicar de acordo com cada perfil de cliente pode determinar o aumento das vendas. Descrever os detalhes do produto ou serviço de maneira clara e concisa, valorizando seus pontos positivos, ajudam na hora de fechar a venda. A boa comunicação, portanto, é chave característica para um ótimo vendedor.

Para quem trabalha em funções nas quais é preciso enviar e-mails constantemente, a importância do Português não fica apenas na comunicação oral. Aí entra a capacidade de se expressar de maneira escrita. Problemas com acentuação e até vírgulas fora do lugar podem mudar todo o sentido de uma frase, gerando mal-entendidos que podem custar, às vezes, até um emprego.

Falando em emprego, o Português correto pode ajudá-lo a conseguir um. Nas entrevistas com o RH de uma empresa, o contratante leva em conta a capacidade do candidato de se expressar bem.  E não importa o quanto esse bate papo pareça informal, sempre estarão analisando, além das qualidades do profissional, sua competência para estabelecer um diálogo claro e correto.

Além disso, o profissional que se comunica bem tem maiores chances de ‘subir’ na carreira, já que comunicar-se bem é essencial para liderar uma equipe, fazer apresentações e palestras e até dar entrevistas.

Não há segredo ou fórmula mágica. Para melhorar o Português é preciso treinar muito. Veja algumas dicas:

  • Leia bastante e prestando atenção no uso das expressões idiomáticas e recursos de linguagem;
  • Procure escrever corretamente e sem abreviações (exemplos: “vc”, ”tb”, “mto”), até nas mensagens de Facebook e Whatsapp;
  • Mesmo quando estiver entre amigos e colegas de trabalho, maneire no uso de gírias ou coloquialismos (exemplos: “mano”, “tipo assim”, “pode crer”);
  • Para dar uma turbinada na carreira, faça um curso de comunicação escrita e oral. Se precisar de uma força, a Simplic pode te ajudar a pagar.
Simule seu empréstimo