Blog Simplic

atualizado em: 13 novembro 2018

Decoração de Interiores: como escolher e instalar corretamente um painel para TV

Nas últimas décadas, a evolução da tecnologia tem influenciado muito a decoração de interiores. Existem mais equipamentos eletrônicos disponíveis.

E mesmo os aparelhos já conhecidos estão mais leves e finos, permitindo com que muita coisa fique guardada em espaços menores e pendurada às paredes. Foi assim que surgiu a ideia do painel para TV.

As pessoas passam bastante tempo em casa assistindo televisão. Por isso, é que esse aparelho ganhou tanto destaque nas propostas de interiores.

Atualmente, é possível ver painéis de suporte para TV inseridos em conjuntos de salas de estar, dormitórios e até cozinhas e varandas. De repente, ele virou coringa das decorações, tanto simples quanto modernas.

Zark Studio Lab – Serviços Ltd Zark

O mercado percebeu o desejo das pessoas de montar espaços mais bonitos destacar seus sofisticados aparelhos de televisão. Então, expandiu gradualmente sua produção de painéis de TV.

Agora, existe a venda modelos de diversos formatos e materiais. Mas, você saberia como usá-los em sua casa? Saberia como escolher o tipo certo para valorizar a decoração? As informações apresentadas a seguir irão lhe ajudar!

Milla Holtz

Qual a função do painel para TV

Primeiro, antes de escolher um modelo, é preciso que você descubra qual a verdadeira função de um painel para TV. Já se sabe que ele auxilia a instalação do aparelho na parede. Mas o que mais?

Bem, também dispensa a necessidade de quebrar a superfície para passagem dos fios – evitando também que esses fiquem expostos. Fora que complementa espaços muito grandes e vagos da decoração.

Galpão Design Arquitetura, interiores &CO

“Hoje em dia existem suportes bem práticos no mercado. O único ponto necessário e talvez um pouco mais trabalhoso é a previsão de infraestrutura de cabeamento e fiação de maneira correta para que não fiquem aparentes e esta se torne uma solução limpa.” – arquiteta Paula Ferraz, em reportagem de Alto Astral.

MODI Arquitetura e Interiores

Quais os critérios para escolher o painel para TV ideal

Nas lojas de artigos especializados para casa pode-se ver painéis para TV grandes e pequenos, sóbrios e coloridos, com textura e sem, e até com nichos e prateleiras.

O primeiro critério que você deve seguir para escolher um deles é saber qual o que lhe agrada mais. Também, qual o que ficará mais bonito na sua casa. Simples assim, pense no conjunto decorativo como um todo. Fácil, não?

Cristina Lembi

“Eles podem ter diferentes acabamentos (madeira, mármore), formatos (verticais, horizontais) (…) e também aparecer em formato de estante, que tem a mesma função, mas com formato e aspecto diferentes.” – Paula Ferraz.

Patrícia Hagobian e Chris Silveira e Arquitetos Associados

Outra questão importante é avaliar do que o painel para TV é feito. O mais comum de encontrar no mercado são as peças em MDF, MDP ou madeira revestida. A maior vantagem delas é, sem dúvidas, o preço – embora algumas se destacam também pela leveza e durabilidade.

É importante conhecer as características de seus acabamentos para fazer, posteriormente, sua manutenção e limpeza.

“Os painéis para TV podem ser em madeira, MDF ou MDP, revestimentos tipo 3D, pedras naturais ou um simples papel de parede. O material escolhido depende do conceito da ambientação.” – arquiteta Luciana Aguiar, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

Sueli Zapparolli

Quanto ao estilo do painel para TV este deve combinar com o rack que o acompanha. Ambas as peças não precisam ter a mesma cor, mas, de alguma forma, devem fazer sentido juntas.

Geralmente elas são colocadas em uma parede de destaque no ambiente – não em uma oposta à janela, pois o reflexo da luz iria interferir na imagem da televisão. E a uma mínima distância do sofá – tipo 1,8m para um aparelho de 32”.

“Quanto maior a resolução da tela, menor a distância mínima para garantir uma boa qualidade de imagem.” – fabricante de eletrônicos, em reportagem de Techtudo.

Condecorar Arquitetura e Interiores

Tem outras questões que devem observadas para que o painel para TV fique bem na decoração, ajudando a deixar o ambiente mais bonito. No caso, o seu tamanho. Para que ele não perca seu destaque no conjunto, é importante avaliar suas proporções.

Luciane Mota

Não se pode deixar muita parede sobrando. É bom que a peça tenha, no mínimo, 15 cm mais que a televisão e 60 ou 70 cm menos que a superfície atrás. Só lembrando que seu peso não deve sobrecarregar a estrutura da parede!

Daniela Marques Arquitetura

Gostou das dicas? Agora que você já refletiu sobre qual o modelo ideal de painel para a sua casa, está na hora de organizar a decoração. Escolha a parede onde instalar a peça e coloque os móveis numa disposição em que todos fiquem voltados para a TV.

Assim, o ambiente ficará mais confortável e acolhedor, você vai ver!

Estas dicas para escolher painel para TV foram criadas pela equipe Viva Decora.

Simule seu empréstimo