Blog Simplic

13 December 2022

Como planejar o orçamento para as viagens de fim de ano

Viajar é um dos momentos que muita gente espera por meses, e, nesse período, podem surgir alguns receios, inclusive em relação aos gastos antes, durante e depois da viagem. Por isso, saber como planejar o orçamento é essencial!

Mesmo que esse planejamento não seja a coisa mais simples de se fazer, é um passo importante para não atrapalhar a saúde financeira do seu orçamento e ainda contribuir para sobrar dinheiro no fim do mês, mesmo com um período de descanso à vista!

Como organizar o orçamento para conseguir economizar e planejar a viagem dos sonhos? Como saber quanto dinheiro levar para gastar no local? Quais cuidados tomar para não voltar para casa no vermelho? Nesse artigo você saberá mais sobre como planejar o orçamento para as viagens de fim de ano e todas as outras que desejar!

  • Comece a economizar antes mesmo de planejar

Viajar é tudo de bom mas, às vezes, a viagem dos sonhos acaba sendo frustrante por acontecer de última hora e causar imprevistos ou por não ter tido um planejamento adequado para permitir mais liberdade.

Geralmente, a dificuldade financeira é o que impede grande parte da população de viajar mais. Portanto, antes mesmo de começar a planejar tirar uns dias de descanso, comece a economizar.

Dessa forma, sabendo que você tem um dinheirinho guardado você conseguirá pesquisar por locais e roteiros que serão mais adequados para o quanto você tem disponível para aquela finalidade, sem passar vontade e nem utilizar de forma desnecessária a sua economia!

Em vista disso, já ter um planejamento das suas finanças é algo muito benéfico inclusive para esses momentos de lazer. Indicamos o método 50/30/20 para o planejamento financeiro familiar, com certeza ele vai te auxiliar no consumo consciente da sua renda.

  • Guarde suas economias onde o dinheiro possa render

Outra opção é obter uma fonte de renda extra para que você não precise cortar gastos que considera essenciais, mas sim, destinar todo o dinheiro ganho para a viagem!

Oferecer seus conhecimentos para trabalhos freelancer, vender produtos caseiros, desde cosméticos até confeitaria e revender produtos ou serviços que ofereçam uma boa margem de lucro são algumas opções.

Porém, ponto extremamente importante: todo dinheiro que você destinar para a viagem deve ser guardado num lugar que possa render mais, e não debaixo do colchão, viu?

Para isso, existem opções como contas remuneradas em bancos digitais, CDBs de liquidez diária, Tesouro Selic e fundos de investimento que, geralmente, oferecem a opção de retirada em um prazo curto.

Nesse período de espera até a chegada da viagem, o seu dinheiro pode render mais do que ficar parado ou até mesmo na poupança!

  • Planejar o orçamento é essencial e deve envolver a família toda

Para que todo mundo consiga ajudar na hora da economia, é importante todos estarem por dentro das etapas do planejamento, desde a escolha do destino até quanto cada um poderá desembolsar para esse momento.

Incluir crianças e adolescentes nesse processo também é importante para que elas entendam o motivo do planejamento e ajudem na economia.

Nessa etapa, o primordial é decidir qual será o perfil da viagem: mais simples e confortável ou mais cara e luxuosa? Além disso, uma análise dos custos envolvidos para o passeio também é essencial, como passagem, hospedagem e alimentação, que são os gastos básicos.

Depois do perfil de viagem decidido e dos custos básicos aproximados colocados no papel, comece a traçar o roteiro: dará prioridade para compras ou para entretenimento? Vai preferir descansar e se deslocar menos no destino ou vai querer desbravar o local e visitar muitos pontos turísticos?

Todos esses pontos são cruciais para você não dar passos maiores que suas pernas e possa curtir uma viagem realista, que seja condizente com seu padrão de vida e, mesmo assim, não deixe de ser confortável.

  • Utilize os benefícios de milhas ou programas de fidelidade

Se você é do tipo que compra tudo no cartão de crédito, então muito provavelmente você faz parte de algum programa de milhas e isso é um ponto positivo para a economia, já que você poderá trocar por passagens aéreas ou completar o valor faltante.

Há também muitos outros benefícios disponíveis em programas de fidelidade, como desconto em aluguel de carros, desconto em grupos hoteleiros e, os mais tradicionais, desconto em redes de restaurantes.

Você pode pesquisar nas instituições na qual é cliente se eles oferecem programa de fidelidade e se você é apto a se tornar sócio. Geralmente, bandeiras de cartões oferecem esses benefícios de forma gratuita.

  • Tenha em mente que precisará de uma reserva de emergência

O planejamento de uma viagem é essencial, mas isso não quer dizer que não possam ocorrer imprevistos. Claro que, com um projeto traçado, as chances de algo sair do eixo são menores e, mesmo que saiam, você estará mais preparado para contornar a situação.

Entretanto, diversos fatores podem interferir na utilização do dinheiro na viagem, como um carro quebrado, uma mala extraviada ou algum pertence roubado. Para isso, é importante que você tenha uma reserva financeira que possa te amparar numa situação não prevista.

Além disso, impor limites para seus gastos durante a viagem também é uma opção. Levou R$1.000 para gastar em alimentação numa viagem de 7 dias? Fique atento para não extrapolar o limite diário e acabar ficando sem nada antes do fim da viagem!

  • Quando voltar, analise os gastos e reveja tudo

Curtiu a viagem, descansou e aproveitou cada segundo? Muito bem, esse momento era mais que merecido! Mas, ao voltar para casa, é hora de rever se o seu planejamento deu certo e o que terá que ser reavaliado para a próxima empreitada.

Reveja os gastos, se tudo ficou dentro do orçamento planejado, se o dinheiro que você levou foi suficiente ou você precisou tirar algo da reserva de emergência, se houve algum imprevisto ou até mesmo, se voltou com dinheiro sobrando para investir em outra frente.

Esse passo de análise pós viagem é importante para que você entenda a eficácia da saúde financeira nos momentos de lazer e entenda como planejar o orçamento é essencial para as viagens de fim de ano.

 

Agora que você já possui dicas valiosas e entendeu que planejar o orçamento é essencial, chegou a hora de começar a pensar no seu próximo destino!

Simule seu empréstimo