Blog Simplic

7 June 2024

Empréstimo pessoal para investir em educação, vale a pena?

Investir em educação pode ser a diferença entre receber melhores oportunidades profissionais ou não. Contudo, o investimento em educação de qualidade pode trazer um custo elevado em seu orçamento. Uma alternativa é entender como utilizar empréstimo pessoal para investir em educação.

Embora a ideia de solicitar um empréstimo para investir em educação pareça contraintuitiva, quando gerenciado de forma responsável, o crédito pessoal pode contribuir para seu desenvolvimento. Leia o artigo para descobrir como!

Empréstimo pessoal para investir em educação: quando vale a pena?

Para entender se solicitar empréstimo pessoal para investir em educação vale realmente a pena você deve ponderar seis aspectos que discutiremos a seguir:

Avalie o retorno do investimento

Antes de solicitar empréstimo pessoal para investir em educação, você deve analisar o retorno do investimento. Ou seja, como essa qualificação adicional em seu currículo pode trazer novas oportunidades de carreira ou contribuir para uma promoção em sua empresa atual?

Por exemplo, o domínio em inglês pode dobrar seu salário, dependendo do cargo em que você ocupa. Se for um cargo operacional, o salário pode aumentar de 40% a 70% e se for em um cargo gerencial, o aumento pode chegar a 150%.

Compare esse retorno financeiro com o custo total do empréstimo. Provavelmente, o investimento será pago em alguns meses de trabalho quando você for promovido ou encontrar um novo emprego.

Faça um planejamento antes de pedir empréstimo pessoal para investir em educação

Para evitar decisões impulsivas, planeje cuidadosamente o seu investimento em educação, estabelecendo um plano de carreira com metas de médio e longo prazo e o caminho educacional que você precisa percorrer para alcançar esses objetivos.

Fazer um planejamento cuidadoso pode contribuir para que você estabeleça o melhor investimento em educação, momento ideal e quantia necessária, para não pedir mais dinheiro emprestado do que você realmente precisa.

Também sugerimos que você considere investir no desenvolvimento de habilidades que estejam com alta demanda no mercado de trabalho atualmente. Leia essa matéria da Revista Exame para saber quais habilidades estão sendo procuradas nos profissionais brasileiros.

Encontre a modalidade de empréstimo ideal

Você sabia que existem diferentes modalidades de crédito? O ideal é que você escolha uma opção com taxas competitivas e flexibilidade de pagamento, para que você possa gerenciar as parcelas mensais sem dificuldades.

Para quem procura um empréstimo 100% online, sem burocracia e com crédito aprovado até para negativado, recomendamos o empréstimo pessoal Simplic. A Simplic é confiável e não pede dinheiro antecipado para a liberação da quantia, combinado?! 😊

Tenha um orçamento detalhado

Seu empréstimo pessoal foi aprovado? Parabéns! O próximo passo é criar um orçamento detalhado que priorize o pagamento do empréstimo para evitar a valorização da dívida.

Uma dica da Simplic é que assim que conseguir aquela promoção ou aumento de salário, experimente reservar parte do valor para amortizar as parcelas de seu empréstimo. Assim, você consegue diminuir o tempo da dívida e aproveitar bons descontos.

Sua empresa tem política de reembolso estudantil?

Você encontrou um curso que pode melhorar suas habilidades profissionais na empresa atual? Então comunique seu gestor imediato que você tem interesse neste curso, pois algumas empresas oferecem política de reembolso estudantil e cobrem o valor total ou parcial em cursos, eventos, congressos, etc.

Caso a empresa ofereça um valor pré-determinado e a quantia não seja o suficiente para cobrir as despesas, combine com o empréstimo pessoal para investir em educação e avance em sua carreira ainda este ano.

Conheça todos os riscos

Embora solicitar um empréstimo pessoal para investir em educação possa trazer oportunidades de crescimento profissional, ela não é garantida e você não pode contar com um aumento de salário futuro para pagar as parcelas do empréstimo, tudo bem?

Certifique-se de entender todos os termos do empréstimo, percentual de juros aplicado, multas por atraso e outros encargos associados. Não tome nenhuma decisão precipitada e evite a inadimplência.

Você conhece o programa Progredir?

Você conhece o Programa Progredir? Oferecido pelo Governo Federal, a iniciativa tem o objetivo de capacitar as pessoas inscritas no CadÚnico, independente do grau de qualificação deste profissional.

As ações do programa são baseadas em três pilares: para quem busca emprego; para quem busca qualificação profissional e para quem quer empreender. Vale a pena dar uma conferida nos cursos oferecidos, pois eles são gratuitos.

Empréstimo pessoal para investir em educação em 2024

De modo geral, solicitar um empréstimo pessoal para investir em educação pode ser uma estratégia inteligente, desde que a escolha seja feita com base em muito planejamento.

Quando você avalia o retorno do investimento, encontra a melhor modalidade de crédito pessoal, estabelece um orçamento realista e ainda conta com a ajuda do seu empregador, você consegue transformar um empréstimo em uma oportunidade de crescimento profissional.

Acompanhe o Blog da Simplic para mais conteúdos sobre finanças pessoais. E conte conosco se você precisar de empréstimo pessoal para investir em educação. É Simples, é Simplic.

Simule seu empréstimo