Blog Simplic

8 July 2024

Compras por impulso: Como evitar o endividamento

As compras por impulso são um problema para os brasileiros. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 44% das compras concluídas pela internet são feitas sem pensar.

É inegável que muitas pessoas fazem compras por impulso utilizando argumentos para convencer aos outros e a si, tais como “Eu mereço”, “É para isso que eu trabalho” ou “Está em promoção”.

Esses argumentos iludem as pessoas sobre a legitimidade da compra, enquanto gastos desnecessários prejudicam as finanças. Para você não cair nessa armadilha, preparamos algumas dicas de como evitar compras por impulso e o endividamento.

Você já fez compras por impulso?

Segundo especialistas, as compras por impulso estão associadas à satisfação de um desejo momentâneo ou como válvula de escape para lidar com alguma frustração em âmbito pessoal ou profissional.

Quando as pessoas deixam o lado racional de lado e agem apenas pela emoção, elas não se preocupam com o valor da compra ou se as parcelas cabem no orçamento mensal, elas apenas compram.

Mas aquela “sensação de prazer” ao passar o cartão de crédito é momentânea e dá lugar para o arrependimento e frustração, pois a compra não resolve o problema em mãos e ainda pode gerar outros – como queda do score de crédito, endividamento e inadimplência.

Outro problema é que o comportamento de fazer compras por impulso é incentivado pelas redes sociais, onde as pessoas são constantemente expostas ao poder de influência dos criadores de conteúdo.

Além disso, se você fizer uma pesquisa no Google sobre um produto ou serviço que deseja comprar, o mesmo irá aparecer para você incontáveis vezes até que você, de fato, conclua a compra.

Como evitar as compras por impulso?

Agora que você entendeu que as compras por impulso são motivadas pelo lado emocional, que esse comportamento é promovido nas redes sociais e o consumismo pode trazer consequências negativas, chegou o momento de pensar em estratégias de como evitar as compras por impulso:

Pesquise antes de comprar

Pesquisar antes de comprar algum produto ou serviço é importante por dois aspectos: 1) você pode encontrar o melhor preço e fornecedor 2) e consegue refletir sobre a necessidade daquela compra antes de tomar uma decisão.

Dica bônus: antes de comprar alguma coisa, analise se você precisa ou se apenas quer aquele produto ou serviço. Espere pelo menos 24 horas antes de concluir a compra, talvez você mude de ideia e consiga poupar aquele dinheiro.

Acompanhe seus gastos com uma planilha

Outra estratégia que ajuda a evitar as compras por impulso é anotar todos os gastos em uma planilha para entender como você tem usado seu dinheiro.

Para facilitar a administração dos recursos financeiros, você pode criar categorias para os gastos, como transporte, alimentação, moradia, lazer, estudos, entre outros. Se suas contas apertarem, consulte as condições do empréstimo pessoal Simplic.

Corte gastos desnecessários

A planilha de gastos vai ajudar você a entender quais são seus hábitos de consumo e onde estão os seus pontos fracos. Por exemplo, você nota que gasta muito dinheiro com alimentação, pois toda sexta-feira você pede um delivery.

Para controlar seus gastos, você não precisa (nem deve) eliminar os gastos com delivery completamente, apenas deve estipular um valor mensal para essa despesa e cumprir com o estabelecido.

Evite comprar quando estiver abalado emocionalmente

Mencionamos na introdução deste artigo, que a maioria das compras por impulso são motivadas pelo aspecto emocional: quando o comprador está insatisfeito com alguma situação em sua vida pessoal ou profissional, ele utiliza a compra como válvula de escape.

Portanto, recomendamos que você evite comprar quando estiver abalado emocionalmente. Saiba que a alegria momentânea que irá sentir com a compra não compensa, pois pode dar lugar ao arrependimento e à frustração após algumas horas após a compra.

Faça investimentos

Outra estratégia infalível para quem quer deixar de fazer compras por impulso é realizar investimentos.

Assim que você adquire disciplina para guardar dinheiro, o valor na conta bancária vai aumentando e isso gera a satisfação que você precisa para pensar duas vezes antes de comprar.

De modo geral, aprender algumas estratégias para evitar as compras por impulso só tem a contribuir com a sua jornada financeira e a desenvolver um senso de responsabilidade de comprar só quando você realmente estiver precisando. Acompanhe o Blog da Simplic para mais conteúdos como esse.

 

Simule seu empréstimo