Blog Simplic

atualizado em: 15 June 2023

Como aumentar o score de crédito

Você sabia que aprender como aumentar o score de crédito pode contribuir para que você consiga aumento de limite de cartão de crédito, oferta de empréstimo pessoal e de financiamento?

O score de crédito é usado pelas instituições financeiras na etapa de análise de crédito. Assim sendo, quando o score está baixo, os serviços de crédito podem ser negados. Quer evitar que essa situação aconteça com você? Então aprenda como aumentar o score de crédito.

 

Mas afinal, o que é score de crédito?

Score de crédito é uma pontuação criada pelos órgãos de proteção de crédito como SPC e Serasa a todos os brasileiros que possuem uma conta bancária e um CPF ativo.

Com o score de crédito, uma instituição financeira sabe como você paga suas contas, pois sempre que ocorre um atraso em um pagamento ou mesmo falta dele, sua pontuação cai.

Resumidamente, o score de crédito ajuda as instituições financeiras a determinar a probabilidade de você deixar de fazer um pagamento. A boa notícia é que quem tem score baixo pode melhorar essa pontuação.

 

Seu score é baixo, médio ou alto?

Não sabe se seu score de crédito é baixo, médio ou alto? Você pode acessar o site da Serasa para consultar sua pontuação e saber se seu score é baixo, médio ou alto, segundo a tabela abaixo:

  • Score baixo – entre 0 e 300 pontos. O risco de inadimplência é alto;
  • Score médio – entre 301 e 700 pontos. O risco de inadimplência é médio;
  • Score alto – entre 701 e 1000 pontos. O risco de inadimplência é mínimo.

 

O que faz diminuir seu score?

Alguns comportamentos podem contribuir negativamente para seu score de crédito, veja alguns exemplos:

  • Não pagar as contas em dia;
  • Ter muitos cartões de crédito e comprometer o limite em todos;
  • Não ter contas em seu nome;
  • Solicitar aumento de limite de cartão de crédito com frequência, assim como outros produtos de crédito.

 

Análise de crédito só considera score?

A análise de crédito considera outras informações além do score. Por exemplo, o histórico do cliente junto a instituição financeira também pode ser analisado, ou seja, a movimentação na conta corrente, uso de cartão de crédito etc.

Mas o score ainda é a informação mais importante, pois considera se você já esteve negativado, se está com contas em atraso, com as dívidas pagas, solicitações de crédito em aberto e negociações de crédito em andamento.

Você está negativado e não tem tempo para recuperar o seu score? Não se preocupe, com a Simplic você tem acesso a crédito pessoal sem burocracia. Faça sua simulação e consulte as condições do empréstimo pessoal.

 

Dicas de como aumentar o score de crédito

Agora que você entendeu como funciona o score, chegou a hora de aprender algumas dicas de como aumentar seu score de crédito.

Tenha nome limpo

Quem está inadimplente perde pontos em seu score de crédito. Para corrigir esse problema, é fundamental que você renegocie suas dívidas e comece a pagá-las assim que possível.

Você também pode perder pontos se pagar as faturas de seu cartão de crédito depois da data de vencimento. Está tendo problemas em pagar a fatura na data? Troque a data de vencimento da fatura.

Você precisa ter contas em seu nome

Se você quer aumentar seu score de crédito, é fundamental que você coloque algumas contas em seu nome e, obviamente, pague essas faturas em dia. Ter contas em seu nome ajuda a estabelecer um histórico financeiro.

Mantenha seus dados atualizados

Para estabelecer seu perfil financeiro, os órgãos de proteção ao crédito fazem o cruzamento de informações, deste modo, é fundamental que você mantenha seus dados pessoais atualizados.

Esses dados podem ser atualizados pela internet, gratuitamente. Basta fazer seu cadastro no site da Serasa e registrar os dados mais recentes.

Negocie suas dívidas

Está com dívidas atrasadas? Então você precisar renegociá-las. Embora a maioria das instituições financeiras negociem o pagamento das dívidas a um valor muito inferior, recomendamos que você pague o valor integral e juros para que possa voltar a ser um cliente desse banco.

Ah, e talvez você não saiba dessa informação, mas assim que você negocia uma dívida e paga a primeira parcela do acordo, seu nome é retirado da lista de inadimplência, o que é fundamental para quem deseja aumentar o score de crédito.

Leia mais: Como conseguir empréstimo pessoal mesmo tendo score baixo

Tenha menos cartões de crédito

Quanto menos cartões de crédito você tiver, maiores são as chances de aumentar seu score.

Pedir para aumentar o limite continuamente também não é ideal – o recomendado é que você aguarde que a própria instituição financeira se comunique com você e ofereça aumento de limite.

Além disso, evite comprometer todo o limite do seu cartão – pois isso demonstra que você está com dificuldade de administrar seu dinheiro – assim como pagar o mínimo ou entrar no rotativo do cartão de crédito.

Consulte seu CPF apenas ocasionalmente

Você sabia que consultas frequentes ao seu CPF podem diminuir sua pontuação junto aos órgãos de proteção de crédito? E essas consultas acontecem todas as vezes que você solicita um cartão de crédito, aumento de limite ou empréstimo pessoal.

Ser consultado muitas vezes pode dar a impressão que você está passando por instabilidade financeira e precisando de crédito urgente, o que é malvisto pelo SPC e Serasa pois demonstra risco de inadimplência.

Dica: quando uma empresa consulta seu CPF, essa informação fica registrada por 90 dias. Então espace as suas investidas em crédito pessoal, ok?

Gostou das nossas dicas de como aumentar seu score de crédito? Siga todas elas e conquiste uma maior autonomia em sua vida financeira. Para mais conteúdo de educação financeira, acompanhe o blog da Simplic.

Simule seu empréstimo