Blog Simplic

11 November 2021

08 Dicas para organizar os gastos de final de ano

No último bimestre do ano, é normal dispor de mais dinheiro na conta bancária devido ao pagamento do décimo terceiro, participação de lucros e resultados ou bônus por tempo de casa. Mas este mesmo período é marcado por despesas adicionais.

Além das promoções de Black Friday em novembro – que podem representar boas oportunidades para quem precisa ir às compras – também contamos com uma lista de presentes, preparativos para as festividades de Natal e Ano Novo e despesas importantes em janeiro.

Como esses gastos de final de ano irão comprometer seu orçamento nos próximos meses, é fundamental refletir sobre a melhor maneira de organizar suas finanças.

Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos algumas dicas sobre o assunto. Mas antes de começar, sugerimos que você faça uma planilha com todos os valores que devem entrar em sua conta bancária, incluindo salário, benefícios e bonificações, e uma estimativa de quanto você irá gastar.

1. Quite as dívidas

Se você está com dívida(s), recomendamos que inclua esse(s) gasto(s) em seu planejamento financeiro do final do ano. Você deve reunir as contas atrasadas, compras parceladas, financiamentos, entre outros e analisar o que pode ser quitado ou renegociado com melhores condições.

2. Aproveite as ofertas de Black Friday

Na sexta-feira, 26 de novembro, será o Black Friday, uma das datas mais esperadas do ano para quem precisa ir às compras. Mas para não perder o controle dos gastos, temos algumas recomendações importantes:

  • Compre apenas os produtos e serviços que você realmente precisa.
  • Prefira realizar suas compras online.
  • Compare os preços de um mesmo produto em diferentes lojas.
  • Não comprometa todo o limite do cartão de crédito e evite longos parcelamentos.
  • Cuidado com as lojas que oferecem condições de compra absurdas, pois você pode ser vítima de um golpe.

 

3. Faça o planejamento das festas de fim de ano

As festas de Natal e Ano Novo exigem planejamento financeiro rigoroso, pois além da compra de alimentos e bebidas, você também deve investir na decoração temática.

Para realizar o planejamento das festas, comece com a lista de convidados. Em seguida, monte os cardápios das ceias, anote todos os ingredientes que precisará comprar e faça uma estimativa de gastos. Caso a soma ultrapasse seu orçamento, você deve repensar suas escolhas.

Caso você receba muitos convidados, sejam amigos ou familiares, peça para que eles o ajudem trazendo bebidas ou sobremesa. Para a decoração, sugerimos utilizar os enfeites do ano anterior.

4. Avalie a lista de presentes

Antes de ir às compras, sugerimos que você analise a lista de presentes. Liste os nomes dos presenteados e pense em uma lembrança ou presente com valor razoável para cada um deles.

Outra ideia é propor a troca de presentes através de amigo secreto, deste modo, todos receberão uma lembrança, mas ninguém compromete o orçamento. Vocês podem estipular um valor mínimo e máximo que cada um poderá gastar e algumas opções de presentes que gostariam de ganhar.

5. Antecipe as compras

Uma sugestão bacana é antecipar as compras de Natal, com isso, você evita os problemas mais comuns desta época do ano: compras em lojas virtuais que não são entregues a tempo, lojas de shopping lotadas, preços elevados, entre outros.

Além disso, ao realizar as compras com antecedência, você consegue pesquisar os melhores preços, procurar promoções e encontrar descontos. Priorize a compra em lojas que ofereçam métodos de pagamento com opção de cashback.

6. Planeje a viagem de férias com antecedência

Todos merecem um descanso no final de ano. E a melhor maneira de descansar o corpo e a mente, é viajar para o campo ou a praia. Mas para não comprometer o orçamento, é preciso planejar a viagem de férias com antecedência.

Ao planejar as férias antecipadamente, você consegue um valor mais acessível em hospedagem, transporte, alimentação e passeios. Também é possível realizar o pagamento em parcelas ou negociar um desconto à vista.

Outra opção para quem quer viajar e economizar é esperar o fim da alta temporada, entre os meses de dezembro e janeiro, e deixar para viajar em fevereiro ou março. Além do movimento menor de turistas, os preços também serão mais baixos.

7. Não esqueça das despesas de início de ano

Muitas pessoas cometem o erro de pensar apenas nos gastos de fim de ano e esquecem que no início do ano seguinte terão inúmeras contas para pagar como IPTU, IPVA, licenciamento e seguro veicular, matrícula ou rematrícula da escola dos filhos ou faculdade, material escolar e muitos outros.

Além disso, em janeiro também ocorre a renovação de seguros, seja de vida, imóvel, veículo, dispositivos eletrônicos e outros. Atente-se às datas de vencimento para não perder a cobertura e não deixe de colocar esses gastos na ponta do lápis.

8. Sobrou ou faltou dinheiro?

Caso você tenha organizado todas as finanças de final de ano e ainda tenha sobrado dinheiro, sugerimos que você invista este valor. Existem muitas opções para diferentes perfis de investidores, tanto os conservadores, quanto os mais arrojados.

Em contrapartida, caso esteja faltando dinheiro para organizar os gastos de final de ano, recomendamos que você solicite um empréstimo pessoal para dar um fôlego maior no pagamento das contas.

A Simplic, fintech de crédito brasileira, oferece opções de empréstimo pessoal até para negativados. O passo-a-passo para pedir o empréstimo é simples e realizado através do site. Se aprovado, o dinheiro cai em sua conta bancária em até 24 horas.

 

Simule seu empréstimo