Blog Simplic

atualizado em: 11 February 2022

Vida de estudante: 10 dicas para organizar as finanças com orçamento low-budget

Sendo um estudante universitário, a sua renda mensal não deve ser muito elevada, certo? Nessa fase da vida, é importante manter a organização financeira, especialmente para conseguir conciliar os gastos com os estudos, alimentação, transporte e lazer.

Continue a leitura e aprenda 10 dicas para organizar as finanças com orçamento low budget.

1 Saiba exatamente o quanto você recebe ao mês

Qualquer planejamento financeiro começa com a análise do orçamento. É importante estabelecer exatamente o quanto você ganha somando a bolsa estágio, auxílios estudantis e mesada dos pais.

Depois monte uma tabela em que você separa os gastos dos ganhos para conseguir visualizar sua vida financeira e determinar o quanto está comprometido com as despesas, bem como prazo de vencimento das contas.

2 Organize despesas fixas, variáveis e supérfluas

Monte uma tabela no Excel com três colunas. A coluna de gastos fixos deve conter despesas como mensalidade da faculdade, aluguel, conta de água, eletricidade e internet, entre outros.

Já a dos gastos variáveis devem elencar custos com alimentação, transporte e materiais de estudo.

A terceira coluna deve apresentar gastos não essenciais e incluir mensalidade de academia, serviços de streaming, itens de vestuário, passeios, entre outros. Esses gastos podem ser cortados se o orçamento estiver muito apertado.

Leia mais: Jovens inadimplentes: Como lidar com o dinheiro no início da vida financeira.

3 Utilize aplicativo de controle de gastos

Mesmo que sua planilha de ganhos e gastos esteja organizada, é importante utilizar um aplicativo de controle de gastos e anotar aquelas compras de valores mais baixos, que quando se acumulam podem gerar dívidas elevadas.

O ponto positivo do aplicativo de celular é que você pode anotar a compra assim que gastar o dinheiro, não precisa anotar em um pedaço de papel ou guardar o comprovante para passar para uma agenda depois.

4 Busque algum auxílio estudantil

Quem estuda em faculdade privada, pode solicitar uma bolsa de estudos. Já para quem estuda em faculdade pública, pode buscar algum auxílio estudantil. Universidades públicas costumam oferecer auxílio em transporte, alimentação, moradia e material escolar, alguns são de pagamento em parcela única e outros são depositados todos os meses na conta do estudante.

Algumas universidades também oferecem programa de iniciação científica e pagam uma bolsa-auxílio mensal para estudantes da rede pública ou abatem o preço da mensalidade, em caso de estudantes da rede privada.

Caso você não tenha acesso a nenhum auxílio estudantil e esteja precisando de dinheiro, sugerimos que busque o empréstimo pessoal da Simplic. Você pode solicitar valores menores, que variam de R$500 a R$3500.

5 More perto do campus

O estudante deve fazer escolhas inteligentes, por exemplo, morar perto da faculdade, para poder poupar dinheiro com transporte. Caso a sua residência não seja tão perto da faculdade, você pode optar por transporte coletivo ou mesmo se aventurar andando de bicicleta.

6 More com outros estudantes

Na maioria dos casos, vale a pena dividir a residência com os amigos, assim vocês dividem as despesas com aluguel, condomínio, IPTU, contas e mais.

Outra opção é alugar um quarto em uma residência estudantil ou casa de família, existem opções de dormitório compartilhado ou individual, com ou sem limpeza incluída. Caso tenha carro, procure uma opção de moradia com garagem própria.

7 Compartilhe assinaturas de streaming com os amigos

Jovens adoram assistir a filmes e séries, ouvir músicas, podcasts e audiolivros ou mesmo jogar. E para isso, a maioria contrata serviços de streaming.

Mas você sabia que algumas contas podem ser compartilhadas com os amigos? Desse modo, todos têm acesso à conta compartilhada pagando apenas uma parte do valor. Algumas empresas também oferecem planos especiais para estudantes.

8 Economize com os materiais de estudo

Você pode economizar com os materiais de estudos de diversas maneiras. A primeira é utilizar plataformas virtuais de compartilhamento de resumos, exercícios, videoaulas, livros digitais e outros.

Você também pode comprar livros usados em sebos. Outra dica é evitar gastar com xerox. Existem leitores de arquivos digitais que podem ser usados com a mesma finalidade. Tenha em mente que o dinheiro gasto com cópias e xerox é muito elevado se você considerar os quatro ou oito semestres de estudos.

9 Busque alternativas de lazer gratuitas ou baratas

Para se divertir no final de semana, você pode procurar opções de lazer baratas, como comprar alimentos e bebidas e preparar uma sessão de cinema em casa com os amigos ou familiares.

Você também pode optar por opções de lazer gratuitas. Geralmente, essas opções são relacionadas a cultura, como apresentações de teatro, cinema, dança, mostras, exposições e shows. Tem também opções esportivas.

10 Economize dinheiro para alguma finalidade

É muito importante economizar dinheiro, mesmo que o seu orçamento seja limitado. Além de juntar para uma reserva de emergências, é importante estipular alguns objetivos para o dinheiro.

Você pode juntar dinheiro para fazer um curso de idiomas, estudar no exterior, realizar um curso técnico ou mesmo fazer uma pós-graduação.

 

Simule seu empréstimo