Blog Simplic

atualizado em: 19 December 2016

A regra 50-15-35: o planejamento que economiza!

Na hora de fazer as contas para saber o quanto você pode consumir sem se preocupar em ficar no vermelho, a primeira dúvida costuma ser como dividir o salário de forma saudável para que o controle não seja perdido.

Por isso, a regra do 50-15-35 é bem útil para quem quer gastar o dinheiro de maneira consciente e não ficar negativado no fim do mês. Mas o que seria essa regra?

É simples! Você separa seu salário líquido nas três quantias citadas abaixo:

50%

Metade do salário tem que pagar os gastos essenciais, como alimentação, aluguel, contas de luz e água e transporte. Se os gastos essenciais estão superando 50% do seu salário, veja algumas dicas em nosso blog de como economizar com esse tipo de despesa. (link para outras matérias do blog)

15%

Essa quantia pode servir para dois objetivos: pagar dívidas e parcelas atrasadas, caso você as tenha. Mas se não houver nenhuma dívida para pagar, esse valor deverá ser guardado para construir uma reserva financeira de emergência!

35%

Agora que você já pagou as contas essenciais e dívidas, nada mais justo do que poder gastar com seu estilo de vida. Comer fora, comprar roupas, ir à academia, balada, etc. O mais importante é que estes gastos devem vir depois dos outros dois, para primeiro cuidar das despesas essenciais em sua vida!

Pronto! Assim, você vai conseguir controlar bem para onde vai cada parte do seu salário e saber exatamente onde cortar algum eventual gasto. E para aquela ajuda extra, conte com o Simplic para um empréstimo online sem burocracia e diga adeus às dívidas.

Simule seu empréstimo