Blog Simplic

atualizado em: 19 December 2016

Aparelhos quebrados: consertar ou comprar novo?

Nada pior do que gastos não planejados. Quando algum aparelho eletrodoméstico ou eletrônico estraga, sempre dá aquele aperto no coração só de pensar em quanto dinheiro vai ser usado para a troca.

E levar o aparelho para uma assistência técnica para conserto? Será que vale a pena para economizar? Confira algumas dicas para você não sofrer tanto com a despesa inesperada:

Televisão

O conserto das TVs de tela fina não vale a pena, na maioria dos casos. Geralmente, a peça defeituosa é a placa principal, e o custo da peça mais a mão de obra pode passar de 500 reais. Já as televisões de tubo apresentam menos defeitos e tem custo bem menor para manutenção. Ou seja, é um conserto que pode valer a pena.

Geladeira

A geladeira pode apresentar diversos tipos de defeitos: prateleiras quebradas, problemas para gelar, barulho excessivo, entre outros. O importante nesse caso é sempre buscar avaliação de alguém de confiança para saber qual peça precisa ser trocada. Peças de até 200 reais valem a pena o conserto, já que um refrigerador é feito para durar muitos anos.

Máquina de lavar

Assim como a geladeira, as máquinas de lavar podem ter problemas com diferentes peças, o que faz o preço do conserto variar muito. Se sua máquina é de uma marca boa e confiável, e o reparo não for mais do que 25% do preço de uma nova, vale a pena o conserto.

De modo geral, a melhor dica é sempre avaliar o orçamento do conserto e comparar com os preços dos mesmos produtos novos no mercado. Leve em conta também o tempo de uso que seu produto já tem – quanto mais velho, mais chances de apresentar outros defeitos. E o que fazer quando seus aparelhos quebrarem no fim do mês, com você sem dinheiro nenhum na conta? Simplic! Conheça nosso sistema de empréstimo online facilitado e renove sua vida!

Simule seu empréstimo