Blog Simplic

11 March 2019

Precisando de dinheiro? Saiba 8 dicas para ganhar dinheiro na internet

Com a chegada da internet ao dia a dia da maioria das pessoas, não é surpresa que muitos passaram a usar esse recurso para fazer dinheiro. Alguns se tornaram técnicos, outros provedores, entre várias outras áreas. Porém, isso não significa que você precisa de uma grande empresa e um grande investimento para começar a ganhar dinheiro pela internet. Dependendo da sua escolha, você pode ter uma renda complementar ou transformar isso no seu trabalho em tempo integral.

Precisando de dinheiro? Saiba de 8 dicas para ganhar dinheiro na internet

Claro que não é algo tão simples quanto fazer um cadastro em um site e esperar até o valor cair na sua conta. Você precisa aprender tanto quanto possível sobre esse meio antes de pensar em se aventurar pelo mundo digital.

Há muitos esquemas ruins para ganhar dinheiro, além de desafios que só são superados com conhecimento e experiência em suas mãos. Mas, se você quiser mesmo seguir esse caminho, vale a pena ter algum direcionamento.

8 maneiras de ganhar dinheiro na internet

Se você é novo neste meio e ainda não sabe como usar a internet para fazer dinheiro, não se preocupe. Vamos falar um pouco sobre os principais métodos disponíveis atualmente e como eles podem ser traduzidos em renda para você. Acompanhe:

Hoje em dia, ganhar dinheiro na internet é algo comum e pode ser mais fácil do que você pensa.

Criar um blog

Se você já navega pela internet por mais de cinco anos, sabe muito bem como os blogs sempre foram uma das marcas registradas dos espaços digitais. Não faltam pessoas querendo divulgar opiniões, falar sobre as notícias, expor suas criações, entre outras coisas.

Quanto mais você explorar, mais encontrará blogs sobre todos os assuntos, como viagens exóticas, críticas de filmes, humor, seus próprios textos literários e até pessoas falando das próprias vidas de forma interessante.

Se você é bom em escrever, seja na forma de uma conversa, prosa, matéria jornalística ou poesia, pode começar a ganhar dinheiro na internet montando seu próprio blog. Você pode obter renda exibindo propaganda, fazendo posts patrocinados ou mesmo usando-o como plataforma para outros produtos.

O mais importante para ter sucesso com blogs é conhecer seu nicho e ser consistente. Falar de qualquer assunto que venha à cabeça, quando vier, não é uma boa tática, pois não é algo que prende seu público. Escolha um tema para seu blog e crie uma agenda regular de postagens e você terá resultados melhores.

Montar um canal de vídeos

Outro método que ganhou muita popularidade nos últimos anos e até hoje recebe bastante atenção é a criação de vídeos, principalmente para YouTube e redes sociais. Vlogs, críticas de filmes e séries, gameplays de jogos recentes e os famosos vídeos de gatinhos são todas opções que você pode usar para ganhar dinheiro na internet. Praticamente todo tipo de conteúdo tem seu público, se você souber como desenvolvê-lo.

Naturalmente, vídeos exigem um pouco mais de trabalho e preparo para serem bem-sucedidos. Você vai ter que usar um microfone de qualidade se pretende falar, uma câmera decente se pretende mostrar seu rosto e, no mínimo, um software de edição se pretende incluir alguma coisa visualmente interessante nos seus conteúdos. Fora isso, basta ser criativo e continuar aprendendo o máximo possível sobre a plataforma.

Assim como os blogs, vídeos também precisam ser publicados de forma consistente e ter um nicho bem definido. Pessoas que se inscrevem em canais de esportes, por exemplo, esperam receber conteúdo sobre esportes, não sobre tecnologia.

Desenvolvimento e venda de infoprodutos

Os infoprodutos, como o nome já deixa a entender, são mercadorias que só existem no mundo digital, como e-books, softwares, filmes, entre outras coisas que podem ser vendidas através da internet sem uma contraparte física. Se você desenvolveu um programa que ajuda pessoas a organizar o orçamento, por exemplo, pode vendê-lo online e receber o dinheiro normalmente.

Essa é uma ótima forma de ganhar dinheiro na internet, pois não exige tanto investimento. Se você tem habilidades de programação e uma ideia que vale a pena ser comprada, então basta tirar o tempo necessário para desenvolver a ferramenta e anunciá-la. Você pode, inclusive, começar o desenvolvimento em paralelo com um emprego formal, dedicando-se em suas horas vagas até conseguir algum retorno.

Algo que você deve sempre ter em mente aqui é a demanda que quer atender e o canal pelo qual vai realizar as vendas. Lojas virtuais exigem bastante cuidado com segurança de informação e cadastro. Além disso, você deve lembrar sempre qual problema seu software deve resolver e planejar sua divulgação com base nisso.

e-commerce

Se, por outro lado, você trabalha com produtos físicos ou até com produto nenhum, ainda pode vendê-los online utilizando um e-commerce, que é uma loja virtual. Basicamente, você cria uma página através da qual faz anúncios com preço, prazo de entrega e detalhes do produto, entre outros dados. Nela, os visitantes podem fazer seus pedidos e pagar pela mercadoria.

Essa é uma forma bem direta e simples de ganhar dinheiro na internet, pois é apenas a venda de um produto que será entregue em alguns dias. E como cada vez mais pessoas estão se acostumando com a ideia de comprar online, não é mais tão difícil entrar nesse ramo.

Uma das dificuldades para começar a trabalhar com e-commerce é que, por definição, você precisa de um investimento mais alto. Geralmente, é necessário montar um estoque ou ter parcerias com negócios que entregam sob demanda. Porém, você pode montar sua loja tanto com mercadoria própria quanto produtos de terceiros, revendendo para outras empresas.

O e-commerce é uma opção que pode ser muito rentável se você tiver dinheiro para investir no início.

Profissional freelancer

Um freelancer, também chamado de “autônomo” ou “profissional liberal”, é alguém que presta um serviço específico para seu cliente individualmente, sem vínculo com empresa ou coisa do tipo. Nesse cenário, você será seu próprio chefe, falando com clientes diretamente e negociando a cada passo.

Claro que isso traz vários desafios à parte. Você vai precisar desenvolver muitas habilidades além do seu ofício, como gestão de tempo, relacionamento com o cliente, divulgação, construir a própria imagem, etc. Você pode até começar a trabalhar como freelancer em seu tempo vago, mas, se quiser investir nessa carreira, precisa começar a se dedicar em tempo integral.

Há várias plataformas onde oferecer seus serviços de freelancer, independente do seu segmento. Lembre-se de sempre buscar oportunidades novas, pois elas ajudam a melhorar sua reputação, além de trazer aquela renda extra.

Criação de conteúdo para terceiros

Lembra-se dos blogs e vídeos que mencionamos no início da lista? Bem, você certamente não é o primeiro nem o último a pensar nessas opções. Várias empresas utilizam estes meios de comunicação para falar com seu público e gerar mais clientes, o que significa que há bastante demanda por profissionais em criação de conteúdo.

Redigir textos, editar vídeos, produzir roteiros, entre outras ações, são atividades muito úteis para essas empresas, que precisam de ajuda com seus conteúdos. Se você já realiza qualquer uma dessas funções, pode começar a trabalhar com elas online.

O mais comum é encontrar negócios que montam canais de conteúdo, principalmente em blogs e redes sociais, e precisam que esse material seja produzido. Você pode trabalhar de casa com um contrato temporário ou mesmo de carteira assinada, recebendo o valor proporcional ao serviço. Por ser uma das opções mais práticas, também está ganhando cada vez mais força.

Testador de produtos

Você também pode ganhar dinheiro na internet consumindo produtos! Não exatamente “consumindo”, mas sim participando de programas de testes para mercadorias que ainda não foram lançadas, como maquiagens, equipamentos, softwares, entre outros. Se você tem tempo disponível e entende bem como esse tipo de produto funciona, pode ser uma boa oportunidade de fazer um dinheiro extra.

Responder a pesquisas e testar produtos também são alternativas para quem quer ganhar dinheiro na internet.

No geral, as empresas anunciam esses programas de teste com alguma antecedência, dando a você o tempo necessário para se preparar e estudar a proposta. Tenha em mente que, depois de fazer o teste, você terá que preencher um relatório.

Claro que, sendo esse um trabalho, você não pode simplesmente experimentar o produto e dizer “gostei” ou “não gostei”. É provável que a empresa tenha um procedimento específico para seu teste, incluindo todos os aspectos que contribuem para sua qualidade diante do cliente final. Será um pouco mais trabalhoso, mas ainda será uma boa forma de ganhar dinheiro, além de testar um produto que ainda não foi lançado no mercado.

Participar e realizar pesquisas

Como você já deve ter ouvido falar, a mercadoria de maior valor no mundo digital é a informação. Saber mais sobre as pessoas, seu hábitos, preferências e como elas se comportam é a chave para empresas criarem produtos melhores e campanhas mais efetivas. Sendo assim, há muito dinheiro investido nessa área.

Você pode conseguir um pouco desses recursos para si participando de algumas dessas pesquisas, seja respondendo as perguntas da empresa sobre produtos que usa regularmente ou aplicando esses questionários a outras pessoas. Não são trabalhos muito difíceis e podem render um dinheiro extra se você for dedicado o suficiente. Especialmente a aplicação de questionários, já que isso proporciona muito mais informação às empresas contratantes.

Agora que você sabe como ganhar dinheiro na internet, é hora de colocar uma dessas opções em prática! E se quiser continuar recebendo mais dicas, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Simule seu empréstimo