Blog Simplic

26 May 2023

Por que seu salário não está chegando até o fim do mês?

É comum ouvir de familiares, amigos, colegas de trabalho e conhecidos que eles trabalham só para pagar as contas. Outro ponto comum é quem ainda precisa complementar a renda para pagar os boletos. Se você faz parte dessa parcela da população, provavelmente quer entender por que seu salário não está chegando até o fim do mês, não é mesmo?

Saiba que esta é uma queixa comum entre os brasileiros: mais de 30% da população do país gasta mais do que recebe como salário, logo, o dinheiro vai embora antes mesmo do mês chegar ao fim.

Porém, antes de saber como resolver esse problema com as suas finanças, é preciso entender as causas. Dessa forma, você pode se organizar melhor em relação ao quanto recebe e ao quanto gasta. Leia este artigo até o final para compreender melhor!

 

Os dois principais motivos para a falta de dinheiro no fim do mês

Resumidamente, podemos dizer que existem dois motivos para o seu dinheiro não durar o próximo dia útil. Ou você está gerenciando mal suas finanças pessoais ou você possui gastos fixos maiores que sua renda.

Se você está com problemas no gerenciamento das suas finanças, é importante entender os pontos de fraqueza que ocasionam essa falta de gestão, como os vilões da saúde financeira, por exemplo.

Outro fator muito comum que contribui para a má gestão do dinheiro é extrapolar o limite do cartão de crédito. É importante entender o quanto do limite você pode utilizar para não comprometer suas finanças no próximo mês.

Já se o problema são os gastos fixos que ultrapassam o quanto você tem de renda, é necessário ajustar alguns pontos e buscar alternativas de fonte de renda. Sabemos que muitos produtos estão com preços elevados e isso impacta o bolso do brasileiro, mas é importante entender o que pode ser revisto e o que é essencial.

Para identificar qual das alternativas se encaixa no seu caso, é necessário fazer um diagnóstico dos seus gastos. Utilizar uma planilha financeira, manual ou digital, ou um aplicativo gratuito que você pode inserir todos seus gastos vai te ajudar a entender melhor quais pontos precisam de atenção.

 

Planejamento também faz parte das finanças pessoais

Após identificar qual o motivo para seu salário não estar chegando até o fim do mês, aqui vão algumas dicas infalíveis que com certeza vão te ajudar.

 

Deixe a emoção um pouco de lado

Quando falamos em dinheiro, é comum que as pessoas se empolguem nos gastos em algum momento, seja para pedir um delivery no final de semana, comprar uma roupa nova ou presentear alguém querido.

No entanto, o primeiro passo é entender que você está passando por uma fase de contenção e seus gastos precisam urgentemente serem revistos. Aquela pizza é realmente uma necessidade no momento? Aposto que você pode deixar para um próximo dia que esteja um pouco mais aliviado financeiramente.

 

Fale sobre dinheiro em casa

Infelizmente, dinheiro é um tópico delicado para muitas famílias e pode gerar uma grande confusão levando até a casos mais sérios, como divórcios. É importante ter uma comunicação clara dentro de casa com as pessoas que estão envolvidas nas finanças, seja esposa, marido, filhos, pais, etc.

Conversar sobre o planejamento das finanças, a falta de dinheiro, novas ideias para renda extra e tudo que envolve esse universo compartilhado é muito relevante para a saúde financeira. Não deixe de lado e nem tenha vergonha de abordar esse assunto!

 

Estabeleça metas e objetivos

Já imaginou fazer aquela viagem dos sonhos sem pensar muito em quanto vai gastar ou se o dinheiro na conta vai te deixar experimentar os pratos típicos da região, por exemplo?

É possível ter menos preocupações em relação às suas finanças e ao seu salário se você estabelecer metas e objetivos e, o principal, ter firmeza para trilhar um caminho e seguir focado até conquistá-los.

Muito além de somente querer algo, o importante é ter uma mudança de pensamento em relação à como você pode conquistar o que você quer. Você pode economizar o dinheiro gasto naquele cafezinho diário, que no final do mês acaba pesando na conta bancária, e direcioná-lo para o seu objetivo.

 

Busque uma renda extra

Além do planejamento financeiro, você pode se planejar para começar algo novo que vai te ajudar nas finanças. No fim do dia sobra algumas horinhas que, normalmente, você usa para cozinhar? Você pode utilizar esse tempo para fazer de um hobby a sua renda extra. Que tal vender pratos deliciosos, seja no bairro ou numa loja dentro de um aplicativo de delivery de comida?

Sabe costurar, fazer tricô e artesanatos? Muitas pessoas conquistam uma bela renda vendendo trabalhos manuais, seja em feiras, lojas online ou revendendo para grandes lojas.

Outra opção são os famosos “bicos”. A maior parte dos bares e restaurantes contrata freelancers para os finais de semana, período em que há maior movimentação. Seja para o caixa, atendimento nas mesas ou outras funções, é possível tirar um dinheiro extra também aos finais de semana, em seu tempo livre.

Desta forma, é possível aumentar sua renda e fazer com que seu salário tenha mais chances de durar até o fim do mês ou até mesmo sobrar para guardar ou investir.

 

Não tenha vergonha de pedir ajuda, se precisar

A relação com o dinheiro pode ser mais difícil para várias pessoas e isso é completamente normal. O que não pode ser considerado rotineiro é deixar que a dificuldade financeira vire uma “bola de neve” e trave outras áreas da sua vida.

Se precisar de ajuda, conte com o empréstimo pessoal Simplic, que oferece crédito, inclusive para negativados, de forma online, flexível, inovadora e descomplicada.

Simule seu empréstimo