Blog Simplic

atualizado em: 8 December 2016

Nome Sujo: Por Que É Ruim Ter O Nome No SPC?

Uma pequena dívida pode se tornar um grande transtorno quando, na impossibilidade de quitá-la, o nome do consumidor vai para o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Isto porque, ter o chamado “ nome sujo ” na praça traz uma série de restrições financeiras.

Hoje em dia, é cada vez mais fácil que lojas de bairro ou grandes empresas possam consultar pela Internet as informações do consumidor, traçando um perfil que influencia na concessão, ou não, de crédito. Instituições especializadas também disponibilizam para as empresas o nome dos consumidores inadimplentes. E, se for comprovado que seu nome está negativado, diminuem-se as chances de obter novos créditos, financiamentos ou compra de produtos como móveis e eletrodomésticos, por exemplo.

Segundo o código de Defesa do Consumidor, informações sobre negativados ficam registradas por cinco anos da data de vencimento do débito. Depois disso, é retirado o nome do cadastro, mas a dívida não deixa de existir. É possível saber a situação de seu CPF gratuitamente em um posto de atendimento do SPC. Também há o serviço de consulta pela internet, SPCNet, mas este é cobrado.

Retirando o nome do SPC – Para não ter mais o nome sujo é preciso, antes de mais nada, quitar o débito. Vale salientar que o consumidor só tem seu nome no SPC após ser comunicado por escrito a respeito da dívida; depois disso, ele tem 10 dias para regularizar a situação. Somente se isto não for feito é que o nome entra no cadastro de proteção ao crédito.

Após o pagamento, a empresa tem cinco dias para excluir o nome de cliente dos bancos de dados do SPC. O consumidor tem direito a um documento de quitação da dívida.

Caso o nome continue constando no cadastro de proteção ao crédito, recomenda-se ir pessoalmente ao estabelecimento para solicitar o cancelamento. Em casos extremos em que a retirada do nome não é feita, o cliente pode pedir indenização por danos morais.

Simule seu empréstimo