Blog Simplic

atualizado em: 8 December 2016

CUIDADO, NÚMERO DE CHEQUES SEM FUNDO É CADA VEZ MAIOR

Quem trabalha no comércio precisa estar atento para não se prejudicar recebendo cheques pré-datados sem fundo. E quem está com problemas financeiros também não deve se iludir acreditando que repassar cheques sem fundo é uma forma de “ganhar tempo” até providenciar o dinheiro necessária para quitar a dívida; pelo contrário, isto compromete ainda mais o orçamento e pode gerar graves problemas.

Para entender melhor o que é o cheque sem fundo e quais suas consequências: se o banco não aceita um cheque que foi usado para o pagamento de algo, é porque a pessoa que o assinou não tem dinheiro suficiente na conta corrente para cobrir o valor, ou seja, este é um cheque sem fundo. Mas depois de devolvido pelo banco, o cheque pode ser reapresentado em outra data. Se mesmo assim ele voltar, o nome do correntista vai para o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central).

Quando isto ocorre, o nome do inadimplente é repassado à centrais de proteção ao crédito e instituições financeiras. Como consequência, comerciários podem se negar a receber cheques deste cliente e o banco para de fornecer talões a ele. A instituição bancária pode escolher, ainda, se encerra a conta do inadimplente e outros bancos podem se recusar a abrir uma nova conta bancária.

Quem está com o nome nesta lista e quer sair dessa fria pode ir ao banco onde possui conta, para consultar a agência bancária que solicitou seu nome no CCF. Em seguida, quita a dívida e regulariza a situação. Somente depois de realizar o pagamento é possível solicitar que o nome seja retirado do cadastro de pessoas negativadas.

Para quem recebe cheques como pagamento, uma curiosidade que pode servir como um alerta para maior atenção: cheques emitidos às quintas-feiras estão entre os que mais voltam, de acordo com recente pesquisa feita sobre análise de crédito em pagamentos com cheques. Em junho deste ano, a média deste dia foi de 3,13%; em seguida veio a segunda-feira, com 2,85%.

E para o outro lado, de quem emite cheques para realizar pagamentos, também há uma dica bem relevante para sua segurança: só assine cheques que forem preenchidos por você mesmo e fique sempre bem atento ao valor do cheque, folhas do talão e entradas e saídas de seu extrato bancário.

Simule seu empréstimo