Blog Simplic

atualizado em: 30 September 2022

Open Banking e a organização financeira pessoal: 3 dicas para organizar suas finanças

Você sabe qual é a relação entre o Open Banking e a organização financeira pessoal? É simples, com a abertura do Mercado Financeiro você conquista autonomia sobre sua própria vida financeira.

É sobre ganhar poder sobre seus próprios dados financeiros e desfrutar de escolhas tais como: decidir com quais instituições financeiras deseja manter relacionamento, escolher quais produtos e serviços deseja utilizar, gerenciar o próprio dinheiro com autonomia e mais em um ambiente 100% digital.

Mas o maior controle sobre sua vida financeira não é o único benefício trazido pelo Open Banking. Com o compartilhamento de dados, as instituições financeiras credenciadas se beneficiam pois conseguem estudar seus clientes para propor serviços e produtos que façam sentido.

 

Qualquer instituição financeira tem acesso aos seus dados com o Open Banking?

Não. O Open Banking é um novo modelo adotado pelo mercado financeiro e se baseia no compartilhamento de dados bancários e serviços financeiros oferecidos pelas instituições bancárias participantes como um resultado da abertura e integração entre os sistemas bancários.

De acordo com o Banco Central, as instituições financeiras participantes do Open Banking só podem compartilhar os dados bancários e serviços usados pelos clientes que tenham consentido, autenticado e confirmado o compartilhamento de dados.

Toda essa troca de informações é promovida por uma tecnologia denominada API que permite que instituições financeiras com sistemas completamente diferentes possam se comunicar, pois no Open Banking não existe uma plataforma que integra todos os bancos, fintechs, neobancos etc.

 

3 dicas de como melhorar as finanças com o Open Banking

Conforme mencionamos na introdução deste artigo, o Open Banking transforma a maneira como você se relaciona com suas próprias finanças. Pensando nisso, preparamos cinco dicas de como melhorar suas finanças com essa novidade:

Movimente sua conta bancária em diferentes plataformas:

Seus dados bancários são muito valiosos com o Open Banking e as empresas que recebem permissão para acessar essas informações conseguem desenvolver produtos e serviços mais aderentes ao seu perfil.

E você pode escolher com quais instituições financeiras deseja manter uma conta bancária para aproveitar os melhores produtos e serviços que elas têm a oferecer.

Receba ofertas de crédito melhores:

Quando as instituições financeiras têm acesso ao seu histórico bancário, elas conseguem garantir a oferta de crédito mesmo se você tem histórico como inadimplente, oferecer limites de crédito mais altos e até condições mais vantajosas como juros baixos, por exemplo.

Já publicamos dois artigos sobre o assunto aqui no Blog da Simplic: Como o Open Banking pode aumentar suas chances de aprovação de crédito e Como o Open Banking pode aumentar seus limites de crédito

Tenha acesso a novas soluções financeiras:

Com o Open Banking também surgem novas soluções financeiras. Alguns exemplos são iniciador de pagamentos pelas redes sociais, marketplace de crédito pessoal, aplicativos de planejamento financeiro integrados às instituições financeiras, aplicativos que comparam ofertas de produtos e serviços para o consumidor.

Soluções financeiras mais modernas como um aplicativo que compara oferta de produtos e serviços pode ajudá-lo a encontrar as melhores opções de cartão de crédito, crédito pessoal, conta bancária etc.

 

Quais são os principais benefícios do Open Banking?

Sem dúvidas, o grande benefício trazido pelo Open Banking é o acesso aos dados financeiros do cliente de modo automático, em vez do longo e burocrático processo de coleta de dados manual.

Além disso, ocorre a categorização e o enriquecimento desses dados financeiros ocorre o alcance de novos perfis de usuários, desenvolvimento de processos mais eficientes e garantia de maior satisfação dos clientes o que pode, de modo geral, resultar em uma melhor organização financeira com o Open Banking.

Simule seu empréstimo