Blog Simplic

26 September 2022

Como open Banking pode aumentar seus limites de crédito

Se você acompanha o Blog da Simplic, notou que estamos publicando uma série de conteúdos sobre as inúmeras possibilidades trazidas pela abertura do Sistema Financeiro nacional. Hoje vamos falar sobre como o Open Banking pode aumentar seus limites de crédito.

Vamos lá, embora o grande impacto do Open Banking para o setor de crédito pessoal seja a simplificação na análise e concessão de crédito, o aumento de limite de crédito também é esperado, mesmo para quem estiver negativado.

Isso quer dizer que o Open Banking ajuda a melhorar meu score?

Não. A abertura de dados promovida pelo Open Banking no Brasil não muda sua pontuação de score de crédito, calculada usando diversos indicadores, no entanto, com um maior volume de dados bancários, a instituição financeira concessora de crédito consegue entender o seu comportamento financeiro e isso muda tudo.

Esses dados permitem acompanhar a vida financeira de uma pessoa quase em tempo real e outras informações podem ser visualizadas como relação de limites de crédito pré-aprovados, empréstimos realizados, inadimplência, investimentos realizados etc.

Outra informação interessante é que a instituição bancária tem acesso a TODAS as suas transações financeiras e pode entender com quais categorias você mais gasta o seu dinheiro, como moradia, alimentação, transporte, lazer, entre outros, traçando seu perfil financeiro com bastante precisão.

Tudo isso que mencionamos ajuda bastante no processo de concessão de crédito, trazendo dois possíveis cenários: permitir que mais pessoas tenham acesso a crédito pessoal e aumentar o limite de crédito pré-aprovado.

Alguns resultados esperados: as pessoas que possuíam limite pré-aprovado em alguma linha de crédito devem observar um aumento no valor disponível para empréstimo, as que não tinham limite pré-aprovado podem esperar suas primeiras propostas e um aumento na taxa de aprovação.

Segundo uma pesquisa da Serasa, com o Open Banking, 4,6 milhões de brasileiros que hoje têm até 500 de pontuação no score de crédito – que varia de 0 a 1000 pontos – podem entrar para o mercado de crédito e isso pode fazer com que sejam injetados até R$760 bilhões na economia brasileira.

O que muda em relação ao cartão de crédito

Você sabia que com o Open Banking também será possível aumentar o limite do cartão de crédito? É assim, quando você cliente de algum banco ou neobanco há muitos anos e seu histórico de pagamento é positivo, você pode permitir que outra instituição financeira acesse esses dados para pleitear um limite de crédito mais elevado.

Como o Open Banking por si só é muito mais competitivo, suas chances de conseguir um cartão de crédito com limite alto e sem anuidade são melhores – mas para isso você deve comparar as ofertas de cartão de crédito.

Tudo vai mudar com o Open Banking?

A conclusão à qual chegamos é que embora a abertura de dados do Open Banking não favoreça o score de crédito de ninguém, o novo modelo do mercado financeiro está garantindo limites de crédito mais altos e para mais pessoas, o que é muito bem-visto em um país em que a demanda por crédito é tão grande.

 

Simule seu empréstimo