Blog Simplic

atualizado em: 19 December 2016

Minha renda encolheu – o que faço agora?

É muito comum que, em tempos de crise econômica, a renda familiar diminua. E as causas são as mais diversas, desde a perda inesperada do emprego (confira dicas para lidar com o desemprego), até a falta de clientes para os que são autônomos. No entanto, mais importante do que entender a causa, é tomar providências rapidamente, para evitar que a família se endivide e desorganize sua vida financeira.

Parece óbvio dizer que, dentro dessa realidade, é fundamental cortar gastos e buscar explorar outras formas de gerar renda. Mas encontrar esses caminhos requer um exercício de criatividade e análise do cenário.

Por exemplo: sabe aquela cartinha que o porteiro do prédio entrega no final do mês e você recebe com um sorriso amarelo no rosto? Isso, o famoso condomínio. “Mas o condomínio não tem como deixar de pagar”, você dirá. Pois saiba que muitas vezes o síndico – quando este também é morador, claro – é isento do pagamento da cota condominial. Em outros casos, quando não deixa de pagar condomínio, recebe um tipo de salário conhecido como pro labore. Assim, quem encarar o desafio de se candidatar a síndico pode ganhar uma renda extra ou cortar um gasto do orçamento.

Se uma demissão foi responsável pelo corte na entrada mensal, nem pense em olhar para o “acerto” ou para o FGTS como aquela viagem que vai curar sua fossa. Se possível, esse dinheiro deve ser guardado (ou até aplicado) para alguma emergência que venha a aparecer. E sabemos que elas aparecem, lembrando que a perda do emprego também tira  benefícios como o plano de saúde.

Outra solução é tentar enxergar na época de dificuldade uma oportunidade de recomeçar. Quantas vezes vemos casos de pessoas que são forçadas a mudar de rota e transformam suas vidas para sempre? Aquele seu talento escondido por anos pode ser o combustível que impulsionará um negócio de sucesso. Os bolos maravilhosos que só você sabe fazer, a técnica incrível que seu filho inventou para lavar o carro com o mínimo de produtos, a sua habilidade de reaproveitar objetos antigos criando outros que ninguém imagina. Todo talento vale, desde que bem planejado e com a ajuda de um consultor, que pode te ajudar gratuitamente -como os que o Sebrae oferece, por exemplo.

Simule seu empréstimo