Blog Simplic

23 February 2024

Como se prevenir de golpes de rua

“O golpe tá aí, cai quem quer…” Você provavelmente já ouviu essa frase, certo? Infelizmente, essa é uma realidade no Brasil, pois além dos golpes virtuais, que todo mundo conhece bem, existem os tradicionais golpes de rua.

Para se proteger você precisa conhecer os principais golpes de rua e aprender como não cair neles. Para isso, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o assunto, com dicas de segurança super fáceis de colocar em prática.

Golpes de rua são uma realidade: aprenda a se prevenir

Os criminosos estão cada vez mais engenhosos, e novos golpes surgem a cada dia, prejudicando a vida de inúmeras pessoas. Embora exista uma preocupação maior com os crimes virtuais, que aumentaram 35% entre janeiro e dezembro do ano passado, os golpes de rua são uma realidade e você precisa tomar cuidado.

Para ajudá-lo, vamos explicar um pouco mais sobre os golpes de rua mais comuns e ensinar quais medidas de segurança devem ser tomadas diante de situações parecidas.

Um dos golpes de rua mais comuns é a troca do cartão

Tome cuidado quando for comprar algum alimento ou bebida de um vendedor ambulante ou comércio informal, pois um golpe muito comum é o da troca de cartão.

Funciona assim: quando você entrega seu cartão para fazer o pagamento, o golpista aproveita um momento de distração e troca seu cartão por outro parecido.

Mesmo sem ter a sua senha, o criminoso pode fazer várias compras com seu cartão de crédito, pois possui todas as informações necessárias para fazer compras pela internet como seu nome completo, número do cartão e o Código de Verificação (CVV).

Algumas dicas para evitar esse tipo de golpe são:

1) sempre fique atento ao seu cartão;

2) nunca dê o cartão nas mãos do vendedor;

3) desative a função de pagamento por aproximação;

4) Confira o valor da transação antes de digitar a senha;

5) quando for digitar a senha, coloque sua mão na frente para evitar que outra pessoa veja o número digitado;

6) O vendedor pediu para passar o cartão uma segunda vez? Antes de repetir a transação, cheque o aplicativo do banco.

Cuidado para não ser cobrado um valor indevido

 

Outro golpe de rua muito comum é a cobrança de valores indevidos. Em um momento de distração, a pessoa pode pagar R$150 por uma cerveja gelada vendida na frente de um estádio, por exemplo, em vez de R$15 que seria cobrado normalmente. Esse golpe é aplicado com facilidade quando o pagamento é por aproximação.

Por isso, muito cuidado se o vendedor tomar o cartão da sua mão e encostar no visor da maquininha sem sequer mostrar o valor cobrado pela compra. Exija o comprovante da maquininha e se qualquer valor indevido for cobrado, peça o cancelamento da compra.

Caso você não utilize a função de pagamento por aproximação e prefira digitar a senha, certifique-se de fazê-lo no momento certo, para que seu código não fique exposto para que o criminoso possa vê-lo.

 

Evite se conectar à rede Wi-Fi pública para se proteger de golpes de rua

 

Recomendamos que você tenha muito cuidado ao usar a rede Wi-Fi pública, especialmente para acessar o aplicativo de seu banco, pois pode ocorrer, entre outros problemas, a interceptação de seus dados pessoais.

Fique atento: se a rede Wi-Fi pública não exigir qualquer cadastro ou senha, é melhor evitar a conexão. Utilize os dados móveis do seu smartphone sempre.

Faça ajustes no seu aplicativo de banco

 

Alguns ajustes nas configurações do app do seu banco podem ajudar a evitar esses golpes que mencionamos acima. Um deles é ativar as notificações de push ou mensagem de texto para acompanhar cada movimentação financeira feita com o cartão.

Outra dica é ajustar os limites de cartão de crédito, pagamentos por PIX e outras transações como saques, transferências, pagamentos por aproximação e até limite de empréstimo pessoal.

Outra sugestão é cadastrar seu cartão de crédito em uma carteira digital no seu smartphone ou smartwatch, dessa forma, você consegue fazer pagamentos por aproximação e pode deixar o cartão em casa.

Cuidado para não furtarem seu smartfone

 

Além de ajustar as configurações do aplicativo do banco, é importante que você use todos os recursos de segurança disponíveis para proteger o aparelho de furtos. O principal é o bloqueio automático da tela por biometria facial ou digital.

Aplicativos de banco ou de troca de mensagens, como o WhatsApp, podem ser protegidos com um recurso chamado autenticação em dois fatores.

E se alguém, eventualmente, furtar seu celular, você precisa registrar um Boletim de Ocorrência urgentemente.

O que fazer se você cair em um dos golpes de rua?

 

Se você foi vítima de algum dos golpes de rua que mencionamos acima, é importante que você aprenda a lidar com a situação. Em primeiro lugar respire fundo, em seguida leia as recomendações abaixo:

Registre um Boletim de Ocorrência

 

Foi furtado, roubado ou caiu em um golpe? O primeiro passo para lidar com a situação é registrar um Boletim de Ocorrência. Você pode fazer o registro pela internet ou procurar a delegacia mais próxima.

É importante ter o Boletim de Ocorrência em mãos para poder reportar o crime ao seu banco, caso você tenha sido financeiramente lesado pelo criminoso.

Notifique a instituição financeira

 

Outra medida importante é notificar sua instituição financeira de que você foi vítima de um golpe, seja o golpe da troca do cartão ou da maquininha de cartão. Deste modo, seu banco pode fazer o bloqueio imediato do cartão.

Se você foi vítima de um golpe do PIX, é importante que você os notifique para que seja feito o bloqueio imediato de sua conta. Nesse período, não será permitida nenhuma transação.

Troque todas as suas senhas

 

Se você foi vítima de um crime financeiro ou furtaram o seu smartphone, é muito importante que você altere todas as senhas para que seus aplicativos não fiquem vulneráveis a outros tipos de golpes.

Utilize senhas fortes, difíceis de serem decifradas e jamais utilize o mesmo código para vários aplicativos, caso contrário, você pode receber golpes de múltiplas frentes.

Bloqueie seu celular

 

Por fim, caso seu smartphone tenha sido furtado, é importante que você notifique a empresa de telefonia para que seja feito o bloqueio da linha telefônica, assim ninguém consegue se passar por você para aplicar outros golpes em seus amigos e familiares.

Gostou das dicas de hoje? Então compartilhe este artigo para ajudar seus amigos a evitarem golpes de rua. Para acessar mais conteúdos sobre finanças pessoais, acompanhe o Blog da Simplic.

Simule seu empréstimo