Blog Simplic

atualizado em: 19 July 2023

Aproveite as férias para ensinar as crianças sobre finanças

As crianças estão de férias e animadas pelos momentos de diversão com amigos e familiares. E você pode aproveitar a companhia dos filhos nessas férias para ensinar as crianças sobre finanças de modo divertido.

Ao ensinar as crianças sobre finanças você consegue orientar os pequenos a desenvolverem uma relação saudável e responsável com dinheiro. Para ensinar as crianças sobre finanças de maneira divertida, siga as dicas que preparamos neste artigo.

Por que ensinar as crianças sobre finanças desde cedo?

Segundo dados publicados no segundo trimestre deste ano pelo Serasa, 78,3% das famílias brasileiras estão endividadas.

Esse dado preocupante reforça a importância de ensinar as crianças sobre finanças desde cedo, para que elas cresçam como adultos que possuem responsabilidade com dinheiro.

Além disso, é importante que os próprios pais tenham uma boa relação com o dinheiro, pois quando as crianças vêem seus genitores sem controle financeiro, gastando mais do que ganham e se apertando para pagar as contas a cada mês, é passado um exemplo ruim e as crianças tendem a crescer com a ideia de que estar com a conta bancária no vermelho é normal.

De modo geral, a educação financeira infantil ainda é uma realidade para poucos brasileiros, mas você pode mudar isso em sua família. Dica: acompanhe o blog da Simplic para dicas de como ensinar as crianças sobre finanças e outros conteúdos sobre educação financeira.

Quando começar a ensinar as crianças sobre finanças?

Uma dúvida comum entre os pais é quando introduzir educação financeira no cotidiano das crianças. A resposta é simples: você deve ensinar as crianças sobre finanças o mais cedo possível.

Aos dois anos de idade já é possível introduzir brincadeiras que levem conceitos financeiros de maneira lúdica. Um exemplo é dar para criança brinquedos que remetem a isso, como dinheiro de brinquedo, cofrinho, cartão de crédito e caixa registradora.

Dos brinquedos, você pode evoluir para brincadeiras, livros e jogos. Futuramente, pode começar a dar mesada, ensinar sobre o controle de metas e o planejamento financeiro… Vamos às ideias.

Programas de lazer em família: oportunidade perfeita para ensinar as crianças sobre finanças

Os programas de lazer programados para as férias despontam como boas oportunidades para ensinar sobre finanças. Por exemplo, antes de vocês irem ao cinema, determinem um valor que poderá ser gasto com os ingressos, baldes de pipoca e refrigerante.

Estimule as crianças a anotarem os gastos e somarem para ver se vocês gastaram o valor estipulado ou se excederam o orçamento.

Essa ideia se aplica a outros passeios durante as férias. Por exemplo, antes de irem ao parque, você pode levar seus filhos para cozinha para que eles ajudem a preparar os lanches que serão levados no passeio para economizar.

Você pode ir além e comparar o gasto com os ingredientes com o quanto gastariam se o lanche fosse comprado em uma lanchonete ou restaurante e até propor que o dinheiro economizado seja usado em outro passeio.

Seu filho precisa de um cofre para “guardar o próprio dinheiro”

Outra ideia para quem quer ensinar as crianças sobre finanças, especialmente a administrar e poupar dinheiro é presentear o pequeno com um cofre. Com o brinquedo, a criança tem onde guardar o dinheiro e ainda pode aprender que quanto mais economizar o valor dado, mais cheio estará o cofre.

Chegou a hora do seu filho ganhar mesada?

A maneira mais inteligente de ensinar crianças sobre finanças é dando uma mesada e ensinando como administrar o dinheiro que ela recebe. Você pode dividir a mesada em semanas para crianças menores e propor uma mesada mensal para crianças maiores.

Lembre-se que as crianças também são expostas a publicidade e podem desenvolver desejos consumistas, então é muito importante que vocês conversem abertamente sobre a diferença entre querer e poder e que para comprar brinquedos ou fazer passeios é importante poupar recursos.

Introduza as metas financeiras

Outro ponto importante é ensinar para as crianças o que são metas financeiras e como alcançar esses objetivos, que podem variar desde comprar um brinquedo ou fazer um passeio como ir ao zoológico, parque aquático ou cinema.

Você pode incentivar a criança a juntar o valor parcial ou total para conquistar aquele objetivo. Deste modo, as crianças entenderão que é preciso se organizar e economizar para comprarem ou fazerem aquilo que gostam e passam a, desde cedo, darem valor ao dinheiro.

Incentive a criança a manter um caderno de controle de gastos

Registrar os gastos é importante, então incentive a criança a anotar tudo o que ganha e tudo o que gasta em um caderninho ou uma planilha de computador.

E caso você não tenha esse hábito, sugerimos que adote hoje mesmo, pois a melhor maneira de ensinar as crianças sobre finanças é dando um bom exemplo.

Você pode até pedir para que a criança o ajude a manter os gastos em dia, pedindo para que ela some os números na calculadora. Assim, aos poucos, ela aprende como é feito o planejamento financeiro familiar.

Estabeleça tarefas para ensinar as crianças sobre finanças

Outra dica interessante é delegar tarefas para as crianças, por exemplo, peça que ela pague pelo lanche que comprou e volte com o troco – oriente para que a criança confira o valor devolvido antes de colocar no bolso ou na carteira – assim ela começa a entender que tudo tem um custo.

Você também pode levar a criança ao supermercado e mostrar as diferenças nos preços dos produtos, a importância da lista de compras e como aproveitar as promoções do supermercado. Economia doméstica é importante para a vida toda.

Introduza jogos e brincadeiras que ensinam as crianças sobre finanças

Existem jogos e brincadeiras desenvolvidos para ensinar educação financeira de maneira lúdica. Antes de brincar, ensine todas as regras e exija que elas sejam respeitadas – não é uma boa ideia deixar a criança ganhar, pois ela precisa entender que na vida é comum perder.

Algumas opções de jogos de tabuleiros que ensinam as crianças sobre finanças são:

  • Quebrando o cofrinho – jogo online para crianças de 2 a 4 anos;
  • Vamos poupar – jogo online para crianças de 6 a 10 anos;
  • Jogo da Vida e Banco Imobiliário – jogo de tabuleiro para crianças a partir dos 8 anos;
  • BanKids – jogo online para crianças de até 12 anos;
  • Bate-bola financeiro – jogo online para adolescentes de 14 a 18 anos.

Livros infantis sobre educação financeira

Você também encontra uma grande variedade de livros sobre educação financeira para crianças que tratam do tema de modo divertido. Conforme as crianças forem crescendo, procure livros com atividades, assim você consegue aliar teoria e prática.

Seja você mesmo um exemplo

Já falamos anteriormente que não adianta ensinar as crianças sobre finanças se você não for um bom exemplo. As crianças não são tão ingênuas quanto parecem, elas percebem quando os pais gastam muito e quando estão preocupados com as contas.

Inclusive, se a situação financeira de sua família estiver em um momento delicado, considere solicitar empréstimo pessoal com a Simplic. Emprestamos entre R$500 e R$3.500 para que você consiga colocar todas as contas em dia.

Gostou do artigo? Essas foram apenas algumas ideias de como ensinar as crianças sobre finanças. Combinar duas ou mais atividades vai ajudar seus filhos a entender a importância de administrar e poupar os recursos financeiros.

Compartilhe com seus amigos este artigo para ajudar outros papais e mamães a ensinarem as crianças sobre dinheiro de maneira lúdica.

Simule seu empréstimo