Blog Simplic

16 April 2024

Empréstimo pessoal: quando é a hora certa para solicitar

Em alguns momentos da vida, a maioria das pessoas passam por dificuldades financeiras ou embarcam em projetos pessoais ou profissionais que exigem uma ajuda financeira. Em situações como essas, é comum pensar em fazer empréstimo pessoal.

Mas quando é a hora certa para solicitar um empréstimo pessoal? Responder a essa pergunta envolve alguns aspectos que iremos discutir neste artigo, mas já adiantamos que o momento ideal é quando você toma uma decisão responsável, e não impulsiva.

Chegou a hora de pedir um empréstimo pessoal? A resposta está no seu orçamento

Vamos lá, você está pensando em solicitar um empréstimo pessoal com o seu banco ou com uma fintech como a Simplic? Neste momento, antes de fazer a simulação de crédito é fundamental que você avalie sua situação financeira atual. Analise seu orçamento:

  • Quais são suas fontes de renda?
  • Quais são suas despesas?
  • Você consegue arcar com as parcelas do seu empréstimo sem que perca as condições de manter as contas básicas em dia e não precise recorrer a mais dívidas para pagar pelo empréstimo pessoal?

Se as respostas forem afirmativas, então você pode ir adiante e solicitar empréstimo pessoal com a Simplic. A Simplic é confiável e garante empréstimo até para negativado com pagamento em até 12 meses, aproveite.

Em quais momentos solicitar empréstimo pessoal?

Depois de analisar seu orçamento, você percebeu que consegue tomar crédito sem problemas. Excelente, mas em quais momentos é recomendável solicitar crédito?

S.O.S Estou com uma emergência financeira

O primeiro cenário em que você não só pode, como deve, solicitar um empréstimo pessoal é diante uma emergência financeira.

Vamos dar alguns exemplos. Um membro da sua família teve uma despesa médica inesperada; seu carro quebrou e precisou ser rebocado; um cano estourou e está inundando a sua residência e você precisa de uma reforma emergencial.

Situações como essas não permitem que você se programe para economizar um dinheiro, você deve agir no momento e, a não ser que tenha uma reserva de emergência, vai precisar de um empréstimo pessoal.

A consolidação de dívidas é a solução para quem está quebrado

Outro cenário em que o empréstimo pessoal vale muito a pena é quando você está com várias dívidas com taxas de juros mais altas.

Consolidar múltiplas dívidas com diferentes datas de vencimento, taxas de juros e número de parcelas em um único empréstimo pode simplificar o seu gerenciamento financeiro e ajudar a reduzir os gastos totais ao longo do tempo.

Contudo, é muito importante que você assegure que a taxa de juros deste novo empréstimo seja realmente mais baixa do que as demais, caso contrário, essa não será uma troca muito inteligente, combinado?

Investimentos em desenvolvimento pessoal

O empréstimo pessoal também pode ser justificado se o investimento for feito em seu crescimento pessoal ou profissional. Incluímos gastos com cursos, participação em eventos, treinamentos e outros.

De repente, você está a um curso de distância de uma promoção que pode trazer retornos financeiros para seu futuro e esse empréstimo pessoal pode ser uma maneira de conquistar essa oportunidade.

Contudo, conforme mencionamos anteriormente, é fundamental que você solicite crédito com essa finalidade se ele não for comprometer suas finanças.

Faça um planejamento detalhado de como pagará pelo crédito antes de solicitar

Independente se você pretende utilizar seu empréstimo pessoal para lidar com uma emergência financeira, consolidar dívidas ou investir em seu desenvolvimento profissional, é muito importante fazer um planejamento detalhado de como pagará pelo crédito.

Por exemplo, você já ouviu falar em amortização de contrato? Essa estratégia consiste no pagamento da primeira e última parcelas para abater o percentual de juros. Muitas pessoas economizam bastante dinheiro com essa técnica.

De modo geral, o empréstimo deve ser usado com sabedoria e responsabilidade, para evitar o comprometimento da estabilidade financeira a longo prazo, pois isso pode levar a um ciclo de endividamento.

Acompanhe o Blog da Simplic para mais conteúdos sobre finanças pessoais e saiba que Simplic é confiável e um dos melhores players para solicitação de empréstimo pessoal para negativados. É simples, é Simplic.

Simule seu empréstimo