Blog Simplic

7 June 2024

Os perigos de emprestar seu nome para um terceiro fazer empréstimo

Com 77,2% dos homens e 78,8% das mulheres endividadas no Brasil, segundo reportagem da Agência Brasil, não é difícil de imaginar que algumas pessoas recorrem ao nome de outras pessoas para solicitar empréstimo pessoal. Mas você já se perguntou sobre os perigos de emprestar seu nome para um terceiro fazer empréstimo?

Mesmo que você tenha a intenção de ajudar um amigo ou parente, emprestar seu nome para um terceiro fazer empréstimo pode prejudicar todas as pessoas envolvidas. Quer saber por quê? Então leia este artigo.

Os possíveis cenários ao emprestar seu nome para um terceiro fazer empréstimo

Três cenários podem se desenhar quando você decide emprestar seu nome para um terceiro fazer empréstimo. O primeiro deles é a pessoa pagar a dívida pontualmente. O segundo é a pessoa pagar as parcelas por alguns meses e, devido a algum imprevisto, desonrar o compromisso. O terceiro é a pessoa não ter intenção alguma de pagar a dívida.

Isso pode ser verificado em números. Segundo a Pesquisa Endividamento, realizada pelo Serasa e Opinion Box, 8% dos entrevistados estão endividados pois tomaram a decisão de emprestar seu nome para outra pessoa que não pagou a dívida.

Infelizmente, muitas pessoas são convencidas de emprestar seu nome para um terceiro fazer empréstimo, especialmente o empréstimo consignado, em que a pessoa consegue aproveitar as vantagens, sem precisar cumprir com os requisitos dessa modalidade de crédito (ser funcionário de empresa parceira, aposentado ou pensionista do INSS).

Você deve ou não emprestar seu nome para um terceiro fazer empréstimo?

Uma pessoa da sua família ou um amigo próximo pede para emprestar seu nome para fazer um empréstimo e você não sabe o que fazer. Entendemos que a situação é bastante delicada, portanto, listamos alguns critérios que podem ajudá-lo a tomar uma decisão assertiva:

  1. Quem é a pessoa que fez o pedido? Avalie o nível de proximidade que você tem com quem pediu para emprestar seu nome para fazer empréstimo;

  2. Qual é o objetivo do empréstimo? Qual é a finalidade desse empréstimo? Essa pessoa está passando por necessidade ou apenas quer dinheiro para comprar algum bem, como um carro?;

  3. Qual o valor do empréstimo? Antes de emprestar seu nome para fazer empréstimo, questione o valor total da dívida, não apenas o dinheiro que será emprestado pelo banco ou fintech;

  4. Por que essa pessoa precisa fazer empréstimo em nome de um terceiro? Essa pessoa está com o nome negativado? Está com dívidas atrasadas? Já pediu empréstimo em nome de outras pessoas?;

  5. Quando o empréstimo será quitado? Você já se perguntou qual é o número de parcelas em que essa pessoa pretende pagar pelo empréstimo? Lembre-se que se você precisar de crédito durante o período, pode ter o auxílio financeiro negado.

De modo geral, a decisão de emprestar seu nome para um terceiro fazer empréstimo é pessoal. Contudo, lembre-se, a dívida estará em seu nome, ou seja, se as parcelas não forem pagas no prazo isso pode fazer com que você se torne inadimplente.

Uma alternativa mais sensata pode ser recomendar o empréstimo pessoal para negativado Simplic. Essa alternativa pode solucionar os problemas financeiros dessa pessoa sem que você precise emprestar seu nome para um terceiro fazer empréstimo. A Simplic é confiável e todas as etapas são feitas pelo site da empresa.

Quais são as consequências de emprestar seu nome para fazerem empréstimo?

Além de avaliar os critérios que mencionamos acima, é muito importante que você entenda quais são as consequências de emprestar seu nome para um terceiro fazer empréstimo:

Você será responsável pela dívida

Ao solicitar empréstimo pessoal para ajudar outra pessoa, você está assumindo um compromisso financeiro de médio a longo prazo com a instituição financeira escolhida.

Se houver qualquer problema, é você que será cobrado pela dívida, não o seu amigo ou familiar.

Sejamos francos: é muito difícil, para qualquer pessoa que seja, garantir que estará empregado e com condições financeiras para pagar o valor das parcelas de um empréstimo sem atraso durante meses ou anos do acordo financeiro.

Problemas financeiros

Mesmo com um orçamento organizado, você pode enfrentar problemas financeiros ao emprestar seu nome para um terceiro fazer empréstimo, pois, há chances de essa pessoa não ser organizada como você e se atrasar os pagamentos.

Você está disposto a sacar dinheiro de sua conta-poupança, resgatar aplicações financeiras ou até fazer outros empréstimos para honrar com os pagamentos?

Problemas de saúde

Segundo o Serasa, empréstimos em nome de terceiros podem causar problemas emocionais para todos os envolvidos.

Essas preocupações podem levar a problemas de saúde, perda de qualidade de vida e até comprometer a relação familiar ou a amizade que você tem com essa pessoa. Será que vale a pena?

Emprestei meu nome para fazerem empréstimo e não pagaram. O que fazer?

Se você está nessa situação precisa saber que, perante a lei, a responsabilidade é sua, pois são seus dados pessoais e bancários que estão presentes no contrato de concessão de empréstimo pessoal e não os de seu amigo ou parente.

Sugerimos que você entre em contato com a pessoa que solicitou empréstimo em seu nome para entender o que aconteceu e procurar uma resolução para o problema.

O ideal é que essa negociação seja feita antes de negativar o seu nome – normalmente, o banco ou fintech que concedeu o empréstimo pessoal entra em contato antes de negativar o CPF de uma pessoa endividada.

Se seu nome já foi negativado, é preciso recorrer a acordos de negociação de pagamento com os órgãos de proteção ao crédito como a Serasa. Em casos como esse, a pessoa que emprestou o nome precisa assumir o acordo e negociar para que o devedor pague.

Existem outras formas de ajudar

Recusar emprestar seu nome para fazer empréstimo não significa que você não pode ajudar o seu amigo ou familiar. Pelo contrário, existem outras maneiras de apoiar alguém que está passando por dificuldades financeiras.

Por exemplo, você pode ajudar a pessoa a procurar um emprego, um trabalho temporário ou uma fonte de renda extra para que ele consiga ganhar o dinheiro que precisa.

Você também pode recomendar o empréstimo pessoal Simplic. Como mencionamos anteriormente, a Simplic é confiável e ajuda até quem está negativado.

De modo geral, recomendamos que você não empreste seu nome para um terceiro fazer empréstimo, a não ser que você esteja com controle total de suas próprias contas e dinheiro sobrando. Acompanhe o blog da Simplic para mais conteúdos sobre finanças pessoais.

Simule seu empréstimo