Blog Simplic

atualizado em: 4 June 2018

Dia dos Namorados: dicas para um jantar romântico e econômico

O Dia dos Namorados está chegando! Quer fazer uma surpresa inesquecível para seu amado ou amada e está com a grana curta? Não se preocupe, pois nós iremos te ensinar o passo a passo da preparação de um jantar romântico, da decoração até a sobremesa, para você arrasar. E o melhor: tudo isso de maneira especial, inovando e economizando. Confira e encante o seu namorado ou namorada!

Escolhendo do cardápio

Para o preparo de um bom jantar, o primeiro passo é escolher o cardápio certo. Aqui vale uma regra muito importante para evitar apuros: não coloque algo que o seu parceiro ou parceira não goste ou não possa comer, o que pode ser ainda pior! Por exemplo: não adianta apelar para aquela receita tradicional de camarão na moranga se ele tem alergia a camarão e nem gosta de moranga, certo? Então, se está em dúvida sobre os gostos e restrições, no caso de um namoro recente, por exemplo, tente descobrir sem deixar muitas pistas. Outra boa opção é perguntar para alguém próximo que conheça o bem, como amigo ou familiar, tentando saber também de coisas que o parceiro gosta muito. O importante é não estragar o clima da comemoração por fazer uma escolha errada.

Com a lista de gostos e itens impossíveis de serem encaixados no jantar em mãos, é hora de pensar nas combinações. É importante escolher também opções leves, sem muita gordura ou que possam causar algum desconforto, como alho e cebola, por exemplo, por motivos bastante óbvios.

Decoração

Um jantar especial merece uma decoração à altura. Mas para isso você nem precisa gastar muito. Um belo vaso de flores sobre a mesa, velas, fotos, balões, uma toalha bonita, um jogo americano delicado, pratos, copos e talheres organizados. Cada pequeno detalhe faz a diferença. Para se inspirar, procure algumas fotos no Pinterest. Certamente você vai achar alguma que tenha a cara do seu par e ainda poderá encaixar no seu bolso.

Petiscos

Ninguém merece estar com fome e ficar horas esperando para a refeição ficar pronta, ainda mais em um dia que tem que ser muito especial. Para o mau humor e a impaciência passarem longe, invista em petiscos para “disfarçar” a fome antes da refeição principal. Ótimas opções para essa hora são torradinhas com patês, castanhas com frutas secas ou ainda canapés. Veja nossas sugestões:

Patê de cottage com manjericão

Ingredientes:

  • 400 g de queijo cottage
  • 1 xícara de folhas de manjericão
  • ¼ de xícara de azeite
  • ½ colher de sal
  • 5 nozes

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no processador até virar uma pasta homogênea. Depois, acomode em uma travessa, decorando com folhas de manjericão. Sirva com torradas ou pãezinhos.

Mix de castanhas e frutas

Ingredientes:

  • Castanhas-do-pará
  • Castanhas-de-cajú
  • Pistaches
  • Nozes
  • Amendoins
  • Damascos
  • Tâmaras
  • Uvas passas brancas
  • Uvas passas pretas

Modo de preparo:
Aqui não tem segredo. Basta escolher alguns dos itens acima conforme o gosto do casal e acomodar em potinhos ou em uma bandeja sem misturar.

Para entrada

Para abrir o jantar com chave de ouro, opte por uma bela entrada. E isso pode ser feito sem muita dificuldade. Alface-americana fresquinha, tomates-cereja, palmito e alguns camarões já formam uma opção impressionante e gostosa. Para isso, monte em pratos individuais uma espécie de cestinha de alface rasgada (nunca cortada com a faca), tomates-cereja cortados ao meio, dois pedaços de palmito e dois camarões cozidos. Tempere com sal e azeite.

Algumas opções de entrada ainda permitem dar uma graça e entrar no clima da data, tudo bem delicado e romântico:

Para beber

Uma noite especial pede uma bebida especial, mas antes de mais nada deve respeitar o gosto do seu parceiro. Se vocês gostam de vinho ou espumante, busque na internet uma opção que combina com o prato que você irá fazer, pois aquela velha história de que carne vermelha harmoniza apenas com vinho tinto e peixes com vinho branco já está sendo deixada de lado. O que vale mesmo é o molho que irá acompanhar a receita. Por isso, vale conferir cada caso específico para ver o que se adequa melhor. Agora, se não gostam, podem seguir outros caminhos, como um suco, refrigerante ou cerveja. O que não vale é tentar impressionar com algo que ele não goste, tudo bem?

Prato principal

Nada de pratos pesados na refeição principal! E, para não perder muito tempo, você pode optar por receitas rápidas de fazer, como uma massa, risoto ou ainda pratos que podem ser feitos antecipadamente e apenas finalizados na hora, como uma lasanha. Se você não tem muita habilidade com as panelas, recorra a uma receita na internet, mas não deixe de testar antes para conferir se funciona mesmo! O que vale é ser saboroso, leve e bem apresentado. Procure servir em pratos individuais, colocando uma porção de carne ou peixe, por exemplo, ao lado de um acompanhamento. Não deixe de limpar as laterais do prato para que tudo fique ainda mais bonito. Se quiser, ainda pode finalizar o empratamento com flores comestíveis, temperinhos picados, queijo ralado ou o toque de algum belo molho. Abaixo separamos uma receita deliciosa, apaixonante e superversátil. Confira!

Risoto de rúcula e tomate seco

Ingredientes:

  • 1 copo de arroz arborio
  • 1/2 maço de rúcula
  • 125g de tomate seco
  • Azeite
  • Meio litro de caldo de legumes (pode ser caseiro ou 2 cubos dissolvidos em água)
  • 125g de queijo parmesão ralado (ralo na hora o queijo em pedaço)
  • 1/2 copo de vinho branco seco
  • Sal

Modo de preparo:
Esquente o azeite e coloque o arroz. Deixei por alguns minutos mexendo sempre para não grudar. Acrescente o vinho. Mexa até parte do vinho ter evaporado. Tempere com o sal. Vá acrescentando aos poucos o caldo de legumes bem quente. Conforme o caldo for secando, acrescente mais uma conchada do líquido e mexa. Quando o arroz estiver ficando no ponto al dente, acrescente o tomate seco. Continue mexendo. Depois, desligue o fogo e acrescente a rúcula e o queijo. Misture bem. Para finalizar, coloque mais duas colheres de azeite.

Esta receita é bem versátil e pode ser servida como prato único, acompanhar camarões ou ainda uma carne grelhada.

Sugestão: você também pode fazer um risoto de camarão, funghi, tomate, limão-siciliano ou ainda de iscas de carne. São outras ótimas e deliciosas opções para a data.

Sobremesa

Um jantar especial não pode terminar sem uma bela sobremesa! Para quem não é tão chegado a doces, uma opção legal são os tradicionais morangos com chantilly. Uma receita facílima que pode ser preparada e servida na hora. Agora, se você quer caprichar, vá de mousse de chocolate. Veja!

Mousse de chocolate

Ingredientes:

  • 180g de chocolate meio amargo
  • 4 claras em neve
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria ou microondas. Cuidado para não deixar água cair sobre ele ou acabar queimando. Depois de derretido, coloque o creme de leite. Bata as claras em neve, coloque o açúcar e deixe misturar mais um pouco. Depois, una os dois cremes formados com cuidado, assim a mousse ficará aerada. Deixe gelar. Use raspas de chocolate para decorar. Se quiser, ainda pode servir com alguns morangos. Fica uma delícia!

Viu só como é fácil surpreender seu namorado ou namorada em uma data tão especial? Solte a criatividade e coloque a mão na massa para preparar algo único para o seu amor. E o melhor: sem ter que gastar muito. Boa sorte, ótimo jantar e Feliz Dia dos Namorados! ❤

Mas, se você quer fazer uma surpresa inesquecível, como um pedido de casamento ou mesmo aquela reforma para poder morar junto, e a grana está curta, não se preocupe! Conte com a forma mais fácil e rápida de conseguir crédito online: a Simplic. Empréstimo pessoal rápido, fácil e sem burocracia. Tudo é feito pela internet, sem filas ou papeladas. E o melhor: a Simplic empresta para assalariados, pensionistas, aposentados, funcionários públicos, autônomos e até para quem está negativado. Ficou interessado? FAÇA UMA SIMULAÇÃO GRATUITA AGORA!

Simule seu empréstimo