Blog Simplic

atualizado em: 9 February 2023

Como usar o saque do FGTS para quitar dívidas

Provavelmente você sabe que pode usar o saque do FGTS para pagar contas, não é mesmo? Mas será que você sabe como usar o saque do FGTS para quitar dívidas? Inclusive, usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço com essa finalidade é recomendado pelos especialistas.

O ideal é que você priorize dívidas de cartão de crédito e cheque especial, pois o atraso no pagamento dessas contas leva a incidência de uma taxa de juros elevada que pode prejudicar ainda mais a sua vida financeira e sujar o seu nome, dificultando a obtenção de crédito futuramente.

Em condições como essa, realizar o saque do FGTS para quitar dívidas é uma estratégia inteligente.

Mas é preciso estar atento a algumas condições básicas para realizar o saque do saldo do FGTS para quitar dívidas com instituições financeiras, e vamos explicar quais são no decorrer deste artigo.

Como funciona o saque do FGTS para quitar dívidas?

Há alguns anos, só era possível resgatar o valor disponível no Fundo de Garantia por meio do saque-rescisão em casos de demissão por justa causa, aposentadoria, afastamento por questões de saúde, entre outros.

Em 2020, o Governo Federal propôs o saque-aniversário. Ainda vigente, funciona assim: o profissional pode resgatar entre 5% e 50% do saldo disponível no FGTS naquele ano e SEMPRE no mês do aniversário.

É possível aderir ao saque aniversário a qualquer momento. Lembrando que se a solicitação for realizada até o último dia do mês de aniversário do contribuinte, a primeira parcela será liberada no mesmo ano.

O trabalhador precisa aderir a essa modalidade pelo aplicativo do próprio FGTS ou pelo app da Caixa Econômica Federal. A solicitação deste benefício não tem qualquer custo e basta seguir alguns passos:

  1. Fazer login no aplicativo do FGTS ou Caixa Tem.
  2. Selecionar a opção “Meus Saques”.
  3. Clicar na opção “minha conta bancária” e, em seguida, em “cadastrar conta bancária”.
  4. Informar seus dados bancários e confirmar a solicitação.

 

Após a aprovação da solicitação do saque-aniversário, o valor disponível pode ser depositado em sua conta bancária em até cinco dias úteis.

Além do saque-aniversário, ano passado o Governo Federal criou o saque extraordinário, mais conhecido como saque-emergencial do FGTS, que liberou o valor correspondente a um salário-mínimo.

A medida foi bem recebida pelos brasileiros. E, com a chegada de 2023, as pessoas estão na expectativa de saber se o novo Governo Federal liberará o benefício novamente. Enquanto não há uma confirmação, existem outras possibilidades de saque FGTS além do saque-rescisão e do saque-aniversário que falamos anteriormente:

  1. Concessão de aposentadoria;
  2. Doenças graves;
  3. Calamidade pública;
  4. Financiamento de imóvel.

 

Existem outras modalidades de saque do FGTS, além das que mencionamos acima, mas são incomuns. Importante reforçar que o trabalhador deve escolher qual modalidade funciona melhor para seu perfil.

É possível usar o saque do FGTS para quitar parcelas de financiamento de imóvel em atraso?

Sim, você pode usar o saque do FGTS para pagar parcelas atrasadas do seu financiamento imobiliário. O mais interessante é que, enquanto antigamente só era possível eliminar três parcelas, atualmente você consegue pagar até 12 parcelas sem a autorização da justiça.

Para quem está nessa situação, é necessário procurar o banco com o qual você fez o financiamento do imóvel e assinar um documento de autorização de movimentação da conta vinculada ao FGTS que permite reduzir em até 80% o valor atrasado de cada uma das prestações, limitadas a 12 parcelas.

Ah, e fique ligado, existem algumas restrições associadas ao uso do FGTS para quitar parcelas atrasadas do financiamento, como imóveis que valem até R$1.5 milhão e para pagamento dois anos após a última amortização ou mesmo a liquidação do saldo total devedor.

Como organizar as finanças?

Antes de usar o saque do FGTS para quitar dívidas, é muito importante que você planeje o orçamento familiar, porque embora seja fundamental priorizar o pagamento de dívidas, você não pode esquecer das outras contas.

Decidiu prosseguir com o pagamento de contas com seu FGTS? Então é recomendado negociar o pagamento com o credor, pois você pode conseguir bons descontos, especialmente se o saldo disponível no FGTS não for suficiente para o pagamento à vista. Por exemplo, no Feirão Limpa Nome da Serasa o cliente pode contar com descontos de até 90%.

Também vale a pena considerar o empréstimo pessoal para quitar dívidas e sair do vermelho. Por exemplo, a Simplic oferece empréstimo pessoal sem garantia e você pode usar o valor como preferir.

Entre em contato com a Simplic e solicite o empréstimo pessoal ideal para complementar seu saque do FGTS para quitar as suas dívidas hoje

Simule seu empréstimo