Blog Simplic

2 January 2023

Saia do vermelho: dicas práticas para organizar suas contas

O Brasil conta com mais de 69 milhões de brasileiros endividados, segundo o Mapa da Inadimplência. Se você faz parte desse grupo, esse artigo vai te dar dicas práticas de como organizar suas contas e sair do vermelho!

Se você está com o nome sujo e acumula dívidas, pode achar que se encontra num beco sem saída, mas vamos te mostrar que é possível se organizar para sobrar dinheiro no fim do mês por meio do planejamento das finanças!

Entender a importância de organizar suas finanças para controlar e quitar suas dívidas é essencial para que suas contas não virem uma bola de neve e, acredite, deixar as dívidas caducarem não é a melhor opção!

Leia atentamente nossas dicas e sinta-se preparado para organizar suas contas, sair do vermelho e aproveitar os benefícios de uma saúde financeira estável!

 

Por que começar um planejamento financeiro?

Inúmeros motivos podem levar uma pessoa a se endividar e, claro, imprevistos podem acontecer a qualquer momento! Entretanto, se você se encontra nessa situação, saiba que por meio de um planejamento financeiro você pode encontrar mais facilidade de contornar essas adversidades!

Mais do que saber quanto entra e quanto sai, o controle financeiro pessoal te ajuda a eliminar gastos e prever custos no dia a dia, além de facilitar o entendimento da sua real situação financeira para tomar decisões sobre os gastos – o que será necessário cortar ou incluir – como também definir prioridades e construir objetivos.

 

  • Defina prioridades

O passo mais importante para controlar suas finanças é reconhecer a necessidade de se fazer isso, então parabéns desde já por ter começado! Você deverá separar os gastos em:

  • Essenciais: gastos indispensáveis para sobrevivência, como conta de água, luz e aluguel;
  • Necessários: não são indispensáveis, mas servem para manter o padrão de vida, como academia por exemplo;
  • Supérfluos: são desejos momentâneos que não são essenciais para a sobrevivência, como bares, cinema ou compras.

 

  • Elimine gastos desnecessários

Após separar todos os seus gastos, chegou a hora de eliminar o que não é necessário no momento e pode te dar um respiro para programar melhor suas finanças.

Aqui, você pode incluir na eliminação os gastos com streamings, aplicativos para pedir refeições, pacotes adicionais de TV a cabo e até mesmo o cafezinho depois do almoço que você acredita ser inofensivo!

 

  • Negocie dívidas

Ninguém melhor para saber dos seus gastos e das suas dívidas do que você mesmo, certo? Nesse passo, você deverá negociar com os credores as contas atrasadas para evitar ainda mais juros e multas.

Especialistas em educação financeira indicam o pagamento à vista para poder ter melhores condições de negociação e, caso você não tenha o valor inteiro disponível, você pode contar com o empréstimo online facilitado pela Simplic.

 

  • Busque renda extra

Se a situação estiver muito apertada ou você estiver precisando só de mais um empurrãozinho, uma renda extra pode ser o ideal no momento, já que a fonte de renda oficial pode não estar suprindo as necessidades.

Você pode começar fazendo uma limpa no seu guarda-roupa e vender peças que não usa mais e estão em bom estado de conservação. Mesmo que o valor por peça seja baixo, você pode se surpreender vendendo uma boa quantidade!

Outra opção é revender produtos como cosméticos ou utensílios para casa, além da venda de produtos que você tenha habilidade em criar ou cozinhar.

 

Consegui sair do vermelho, como me planejar para não voltar?

Se você seguiu nossas dicas práticas e conseguiu sair do vermelho, parabéns! O próximo passo é estar atento para não criar mais dívidas e comprometer o seu CPF!

Crie uma reserva de emergência, essencial para momentos de crise e, caso você caia no vermelho novamente ou tenha algum imprevisto, você terá um suporte financeiro!

Não esqueça de deixar rendendo o dinheiro da reserva de emergência! Para isso, você pode buscar por investimentos de baixo risco, como Tesouro Direto ou CDB.

Se você precisar de um auxílio financeiro a qualquer momento, lembre-se que em apenas poucos cliques, você pode ter em poucas horas na sua conta bancária o seu empréstimo pessoal online do Simplic.

Simule seu empréstimo