Blog Simplic

17 August 2023

Como evitar golpes financeiros

Você deve ter percebido que nos últimos anos os golpes financeiros se tornaram cada vez mais elaborados e difíceis de identificar, não é mesmo? E com cada vez mais transações financeiras acontecendo no meio digital, é fundamental que os consumidores estejam conscientes desses riscos e aprenda como evitar golpes financeiros.

O primeiro passo você já deu: se manter informado. Agora continue a leitura deste artigo para conhecer os tipos mais comuns de fraudes e aprender algumas dicas sobre como evitar golpes financeiros.

A maioria dos golpes ocorrem na internet

Segundo matéria publicada pelo Jornal Folha de S.Paulo, mais de 70% dos brasileiros já foram vítimas de golpes financeiros aplicados pela internet. Sabe por quê? Porque pela internet é muito mais fácil ocultar a identidade, apagar rastros e fazer muitas vítimas.

Conheça os tipos mais comuns de golpes pela internet e saiba como se defender:

Phishing

Um dos golpes mais comuns é o phishing por e-mail. Funciona assim: os golpistas enviam um e-mail em que replicam o estilo de comunicação de organizações financeiras estabelecidas, solicitando informações confidenciais como dados pessoais, número de cartão de crédito e até a senha usada.

Para evitar cair em um golpe como esse, simplesmente não compartilhe nenhuma informação confidencial por e-mail, mensagem ou ligação – a não ser que você ligue para um dos números oficiais fornecidos pela própria instituição financeira que constam no verso do cartão.

Ataques de força bruta

Outro golpe bastante comum é conhecido como ataque de força bruta e acontece quando fraudadores tentam adivinhar as senhas dos usuários utilizando um sistema que testa milhões de combinações em segundos. Para se proteger de golpes financeiros como este, proteja suas senhas utilizando combinações fortes.

Roubo de informações em sites não seguros

Outro golpe bastante comum é o de roubo de informações em sites não seguros, ou seja, sites que se assemelham bastante a sites verdadeiros, mas que servem apenas para desviar seus dados bancários.

Uma forma de se proteger de um golpe como esse é verificar a autenticidade do site antes de proceder para a página de pagamento. Veja se o site possui o cadeado de segurança e se o endereço na internet começa com o código de HTTPS.

Malware para a captura de dados

Outro golpe bastante comum é utilizar malware para capturar informações digitadas em seu smartphone, como dados bancários e senhas.

Para evitar esse tipo de golpe, você precisa proteger o seu dispositivo móvel com um antivírus de boa qualidade e evitar acessar aplicativos de banco por meio de uma rede Wireless pública.

Golpe de suporte técnico

Golpistas também podem se passar por representantes de suporte técnico para solicitar acesso remoto e entrar em seu computador ou smartphone para copiar informações pessoais.

Para evitar golpes financeiros como esse, repetimos: nunca compartilhe informações confidenciais, a menos que tenha certeza da legitimidade do contato.

Golpe do Empréstimo pessoal

Todas as táticas mencionadas acima podem ser usadas para aplicar o golpe do empréstimo pessoal. Quando estiver precisando de dinheiro, procure instituições financeiras confiáveis como a Simplic e jamais deposite valor antecipado para ter acesso ao empréstimo – essa é uma prática proibida pela Bacen.

Simule seu empréstimo