Blog Simplic

atualizado em: 14 August 2023

Celular pré-pago ou pós-pago: qual plano escolher para economizar?

Para escolher um plano de celular pré-pago ou pós-pago, você precisa entender qual oferece um pacote de serviços que atende as suas necessidades, sejam ligações ilimitadas, acesso às redes sociais, limite de internet, entre outros, e que caiba no seu bolso.

Continue a leitura para entender quais são os prós e contras dos diferentes planos de telefonia móvel e qual deles escolher para economizar sem deixar de se comunicar, independentemente da operadora escolhida. Vamos lá?

Devo escolher um plano de celular pré-pago ou pós-pago?

Provavelmente você já sabe disso, mas a diferença entre um plano de celular pré-pago ou pós-pago é que no primeiro você faz uma recarga em um dos valores estipulados pela operadora para fazer ligações, mandar mensagens, acessar a internet e navegar pelas redes sociais.

Enquanto em um plano pós-pago, você realiza uma assinatura de valor fixo mensal e tem todos os benefícios incluídos no pacote para usar durante o mês. Ah, também pode ser aplicada uma taxa de assinatura para quem escolhe essa opção.

Quais as vantagens e desvantagens do celular pré-pago ou pós-pago?

Não existe um plano de celular que seja melhor ou pior, mas sim o ideal para cada cliente de acordo com os serviços que ele utiliza e o valor disponível para essa despesa, que pode entrar em seu orçamento familiar como uma conta fixa ou variável.

Plano pré-pago

O plano pré-pago é ideal para quem usar internet, mandar mensagens ou fazes ligações apenas ocasionalmente. Embora com este plano as ligações e o dia de internet custem um pouco mais caros, você não precisa se preocupar em pagar um valor fixo mensal + taxa de assinatura.

O celular pré-pago é ideal para quem está com o orçamento limitado, contudo, ao acabar a recarga você não consegue usar mais nenhum serviço. E dependendo do valor recarregado, após 30, 60 ou 90 dias o crédito não usado fica retido até que seja feita uma nova recarga.

 

Pontos positivosPontos negativos
Controle dos gastosLigações são mais caras
Não precisa assumir uma conta mensalServiços são bloqueados quando acabam os créditos
Escolhe o quanto quer gastar e quando quer recarregarConexão com internet mais rápida podem fazer com que os créditos sejam usados rapidamente

Plano pós-pago

Para quem precisa usar o smartphone todos os dias para acessar a internet, aplicativos e fazer ligações, sugerimos a escolha de um plano pós-pago, que pode ser economicamente mais vantajoso do que fazer diversas recargas ao mês.

Contudo, é importante analisar os serviços ofertados para encontrar um plano pós-pago que atenda às suas necessidades, caso contrário você pode pagar por serviços que não estão sendo usados.

 

Pontos positivosPontos negativos
Diferentes pacotes para todas as necessidadesPode não valer a pena dependendo do pacote escolhido
Acesso a benefícios adicionaisDificulta o controle de gastos
Promoções exclusivas para assinantesCom um plano pós-pago, você tem mais uma conta mensal fixa

Existem outras opções além do plano de celular pré-pago ou pós-pago?

Além do plano de celular pré-pago ou pós-pago, existem outras opções de planos de telefonia, como o plano controle e o plano família.

Plano Controle

Esse plano de celular combina as características dos dois tipos acima. Com o plano controle você paga um valor fixo mensalmente que permite o uso de um conjunto de serviços, mas assim que você atinge os limites estipulados, esses serviços são suspensos até o mês seguinte.

Plano Família

Com um plano família, você pode combinar as contas de celular dos seus familiares para que o valor seja dividido entre vocês. Esse plano dá acesso a um determinado número de minutos em ligações e gigas de internet.

Gostou de saber mais sobre os planos de celular? Agora será mais fácil encontrar um que se adapte ao seu perfil, independente se é o plano de celular pré-pago ou pós-pago.

Agora, se você estiver precisando de comprar um smartphone novo, mas estiver sem dinheiro, faça uma simulação de crédito pessoal com a Simplic e solicite entre R$500 e R$3500 que podem ser pagos em até 12 vezes e que cai em sua conta até 24 horas após a aprovação.

Simule seu empréstimo