Blog Simplic

7 April 2021

Mulheres e Finanças: Como a educação financeira pode ajudar a mudar sua relação com o dinheiro

Um dos maiores desafios da mulher contemporânea é conseguir administrar as finanças pessoais de maneira saudável e equilibrada. E, a educação financeira, é a melhor maneira de encarar este desafio e mudar a relação com o dinheiro.

 

Sabemos que ainda são muitos os obstáculos sociais e barreiras de gênero, que muitas vezes dificultam a conquista de espaços no mercado de trabalho e, essas mesmas barreiras afetam diretamente a vida financeira da mulher, dificultando o caminho rumo à independência financeira.

 

Nesse contexto, a decisão de aprender e entender cada vez mais o universo das finanças, buscando conhecimentos que auxiliem no processo de organização do dinheiro, é a melhor estratégia para conquistar a independência financeira.

 

Mas afinal, o que é educação financeira?

 

A educação financeira nada mais é que um conjunto de práticas que visam ensinar a construir um planejamento financeiro e ajudam a mudar o seu comportamento com o dinheiro. Quanto mais conhecimento você adquirir sobre finanças, mais controle terá sobre o seu dinheiro.

 

E, uma dica legal para começar a estudar, são os cursos oferecidos pela Fundação Getulio Vargas (FGV) sobre gestão do orçamento familiar, gasto consciente e investimentos, disponíveis no site da instituição. E também o curso do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) sobre Finanças Pessoais. E o melhor, ambos gratuitos.

 

Mas não acaba aqui, separamos mais algumas dicas para seguir firme na direção da independência financeira.

 

Conquistando sua liberdade financeira

 

Um dos maiores benefícios que a educação financeira pode trazer na vida da mulher é aproximá-la da independência financeira. Quanto mais organizada financeiramente você for, mais liberdade terá.

 

Além disso, poderá concentrar sua energia em realizar um sonho, metas profissionais e pessoais. Porque, alcançar sonhos e objetivos, empodera.

 

Próxima parada, poupar e investir

 

Agora que você já deu o primeiro passo, incluindo a educação financeira no seu dia a dia, o próximo passo é começar a pensar nas possibilidades de poupar e investir.

 

De fato, o mercado financeiro parece um bicho de sete cabeças, mas é importante ter uma noção básica sobre o assunto, assim como, ficar atenta às movimentações na economia do país e como elas afetam o nosso dia a dia.

 

Por exemplo, conhecer, mesmo que o básico, sobre as opções de investimentos além da poupança, que convenhamos, deixou de ser uma opção rentável há muito tempo, são alternativas para movimentar o seu dinheiro.

 

Investimentos mais seguros como tesouro direto e CDB (Certificado de Depósito Bancário) são ótimos pontos de partida.

 

Saiba também: Como economizar e investir ganhando pouco?

 

 

Mais mulheres no mercado financeiro? Sim, com certeza.

 

A área de investimentos tem atraído muito o público feminino de forma significativa, conforme aponta a revista Forbes, em sua edição de janeiro deste ano.

 

A participação das mulheres na Bolsa de Valores em 2020 representou 26,2% das pessoas cadastradas, um aumento de 118,1% no último ano, superior à evolução de 84,3% do público masculino.

 

Essa expansão se deve tanto à participação das mulheres no mercado de trabalho, quanto ao aumento da procura por conhecimento em educação financeira.

 

Apesar do avanço da presença feminina no cenário de investimentos, ainda existe um longo caminho a percorrer. Se pararmos para analisar o cenário financeiro de 20 anos atrás, o número de mulheres era praticamente inexistente, mas a tendência é crescer cada vez mais.

 

A educação financeira é o caminho mais relevante na busca por uma vida financeira saudável. Buscar informações e aplicar os conhecimentos em sua rotina irá mostrar que é possível ter o controle das próprias finanças, ordenar e equilibrar seus gastos, e até mesmo começar a investir.

 

Mas se o seu momento de investir ainda não chegou, se você está cercada de dívidas, pagando juros em cima de juros, cheia de boletos atrasados, calma! Uma solução pode ser consolidar todas as dívidas.

 

Isso mesmo, a educação financeira é importante para escolher a melhor estratégia de acordo com o seu perfil e com seu atual momento financeiro. Coloque na ponta do lápis, muitas vezes compensa pegar um empréstimo pessoal e quitar todas as dívidas, transformando vários boletos em uma única parcela do empréstimo que caiba dentro do seu orçamento financeiro.

 

Conheça a Simplic e simule um empréstimo pessoal

 
https://www.simplic.com.br/

Simule seu empréstimo