Blog Simplic

atualizado em: 5 August 2021

Confira 5 momentos em que pedir um empréstimo é uma boa opção

Muitas pessoas têm medo de pedir um empréstimo online, afinal consideram que essa é uma forma de obter uma obrigação. Contudo, existem diversos casos em que vale a pena obter uma dívida com o banco.

Afinal, muitas vezes o empréstimo pode lhe ajudar a concentrar gastos em um lugar e contar com menores taxas de juros. Igualmente, pode ser o pontapé inicial para o seu sonho e, ainda, para ganhar dinheiro.

Por isso, nem sempre contratar uma dívida na forma de parcelas de empréstimo é algo negativo. Muitas vezes, em verdade, essa é a resposta para a organização financeira e para tomar o controle das suas finanças. Abaixo, então, veja 05 situações em que o crédito se justifica.

Preciso de um empréstimo: por onde começar?

Primeiramente, você deve conhecer quais são as alternativas que se apresentam para você. Por exemplo:

Além disso, são inúmeras as instituições que oferecem empréstimos. Dessa maneira, contar com uma simulação de empréstimo é muito importante. Ela é capaz de lhe mostrar as melhores opções ao comparar as taxas de juros das alternativas.

Igualmente, é importante que você realize um planejamento financeiro. Ele é importante para que você consiga cumprir com as parcelas de pagamento. Igualmente, para investir com qualidade o valor do empréstimo.

Da mesma forma, outro ponto interessante é conhecer a sua imagem enquanto consumidor e pagador. Por isso, analise se existem pendências com registro no SPC ou Serasa. Também, saiba desde logo qual é o seu score em cadastros como Consumidor Positivo.

Diante deles, tome as providências necessárias para melhorar sua pontuação ou limpar seu nome. Isso ajuda você a conquistar as melhores opções de taxas de jros e de crédito.

5 momentos que o empréstimo pode ser uma solução

Como falamos logo no início do texto, existem algumas situações que justificam a adoção de um empréstimo online. Por isso, recorrer a dinheiro extra com bancos e financeiras não é algo ruim.

Em verdade, isso pode ser o começo de uma jornada de sucesso. Para isso, é claro, são necessários alguns cuidados como veremos depois. O planejamento é necessário tanto para a aplicação do empréstimo quanto para seu pagamento posterior.

Dito isso, confira nos itens abaixo 05 situações que justificam a obtenção de um empréstimo online.

01 – Trocar dívidas “caras” por dívidas “baratas”

Em primeiro lugar, um empréstimo pode ser uma forma de substituir dívidas. Com ele, você pode substituir determinada dívida por outra que tenha uma taxa de juros um pouco menor.

Ou seja, com o empréstimo você quita as parcelas que está devendo e que podem ter um grande impacto negativo no orçamento. Nesse sentido, você quita a dívida, mas paga menos por ela e evita o crescimento cada vez maior em razão das taxas.

Um bom exemplo de situações em que isso ocorre se refere ao cheque especial. Os especialistas indicam que a preferência deve ser por um empréstimo para quitá-lo, uma vez que as dívidas e taxas do cartão de crédito podem facilmente desequilibrar o orçamento de qualquer pessoa..

02 – Emergências financeiras

Ainda, ninguém está livre de emergências, independentemente da natureza delas. Considere, por exemplo, um problema na sua casa que exija uma reforma de última hora. Ou, então, uma internação hospitalar ou cirurgia.

Tudo isso demanda valores altos e, por isso, o empréstimo online pode concedê-los e garantir a segurança e tranquilidade.

03 – Sair das dívidas

Em terceiro lugar, você pode usar o empréstimo para sair das suas dívidas. Considere que há inúmeras pendências que somam parcelas diversas com taxas de juros também diversificadas.

Ao fazer um empréstimo você pode quitar todas essas dívidas e concentrar o pagamento em um só boleto com taxas de juros únicas.

04 – Reformas ou viagens

Sabe aquelas melhorias que você planeja há anos para o seu lar? Ou, então, a viagem que você sempre sonhou? Você não precisa esperar mais por isso. Com um empréstimo online e o devido planejamento você pode alcançar esses objetivos.

05 – Iniciar um negócio próprio

Por fim, o empréstimo também pode ser o passo inicial para abrir seu próprio negócio. Empreender, hoje, é uma das melhores formas de ganhar dinheiro.

Com o empréstimo online você pode adquirir a franquia que deseja ou os produtos e materiais para iniciar seu negócio. Seja qual for a natureza dele, pode encontrar auxílio na obtenção de crédito no mercado.

Empréstimo online: Praticidade para você

Muito falamos, ao longo do texto, sobre o empréstimo do tipo online. Mas por que preferi-lo em lugar dos tradicionais? Pois bem, a resposta está justamente na praticidade que ele oferece.

Afinal, aqui você pode conseguir valores sem sair de casa. Além disso, considere que com um simulador de empréstimo é possível comparar várias opções ao mesmo tempo. Para isso, não há necessidade de se deslocar para várias instituições e obter várias propostas.

Aqui, tudo ocorre em tempo real e perante a tela do celular ou do computador. Ainda, o empréstimo online é seguro e está disponível em muitas instituições tradicionais e conhecidas, bem como em fintechs e bancos digitais.

Cuidados a serem tomados

Antes de obter um empréstimo online, contudo, lembre-se de tomar alguns cuidados essenciais. Eles irão ajudar no acerto da escolha e na segurança do seu dinheiro:

  • Sempre desconfie de opções que requerem depósito prévio para concessão de empréstimo;
  • Use um simulador de empréstimo;
  • Pesquise, antes, sobre a fama da instituição bancária e veja como ela é vista pelo público.
  • Conheça o máximo possível de opções;
  • Sempre que possível, dê alguma garantia ao empréstimo online, como móvel, imóvel ou opte pela opção consignada.
Considerações finais

Podemos concluir, então, que um empréstimo online pode, sim, ser a solução para inúmeros problemas. Para isso, você precisa ter um planejamento financeiro e, também, conhecer suas metas e suas necessidades.

Da mesma maneira, sempre use um simulador de empréstimo antes de fechar qualquer negócio e busque ajuda de especialistas. Com isso você escolhe a melhor opção e, ainda, aplica de maneira correta o crédito.

 

Simule seu empréstimo