Blog Simplic

atualizado em: 11 June 2018

Você sabe quanto rendem os juros da poupança?

Sempre quis saber como os juros da poupança rendem? É fácil! O Simplic vai explicar para você o funcionamento de uma poupança de maneira simples. Saiba o quanto de juros ela rende e muito mais,

A poupança tem como principal objetivo ser uma fonte segura de investimento para qualquer pessoa. Não é preciso nenhum conhecimento muito avançado para começar a investir nela e já obter rendimentos. Ela nada mais é do que uma espécie de empréstimo para o banco. Você deixa seu dinheiro ‘emprestado’ para o banco e ele te retorna uma pequena margem de juros a mais. Por isso, a poupança é considerado um investimento – mas de baixíssimo risco.

Como saber quais os juros da poupança?

Atualmente, os juros da poupança são calculados de uma maneira simples: 0,5% mensais do valor + um valor que o governo define, chamado de Taxa Referencial (ou simplesmente TR). A TR é uma taxa mensal que foi criada para servir de referência para as taxas de juros no Brasil. Ela serve para ajudar a corrigir os juros da poupança de acordo com a inflação do período.

No entanto, o cálculo pode mudar de acordo com a variação de outra taxa também, a famosa SELIC. Só que dificilmente o valor do rendimento da poupança sairá da faixa de 0,5% + TR mensais no longo prazo, já que a taxa SELIC tem que estar muito abaixo do valor atual (de 13%) para ser levado em conta.

A Taxa Referencial também não vai acrescentar muito no juros da poupança. Ela pode variar de 0% a 0,2% mensais, ou seja, o rendimento da sua poupança pode ficar sempre entre 0,5% e 0,7% por mês. Para efeitos práticos, é sempre bom contar com valor mais próximo do mínimo, já que mesmo com a TR aplicada, os efeitos da inflação sobre o rendimento não são totalmente supridos.

Quanto rende a poupança?

Vamos fazer alguns exemplos para ilustrar melhor todos esses números que falamos:

  • Com mil reais depositados, em um mês você terá aproximadamente R$ 1.005. No mês seguinte, o cálculo será feito com base no valor de 1.005 reais, em vez dos mil. Ou seja, todo mês os juros são acumulados! Por isso é importante tentar mexer o mínimo possível na poupança.
  • Com 5 mil reais depositados, no mês seguinte você terá 5.025 reais na poupança e 5.308 reais em um ano, aproximadamente.

Ambos os exemplos foram considerados com 0,5% de juros ao mês, o que daria 6,17% ao ano. Lembre-se que a poupança está em torno de 0,64% de juros ao mês atualmente, aproximadamente 8% ao ano. Você quer calcular com algum valor diferente? Clique aqui e simule sua poupança!

Agora você já sabe como a poupança e seus rendimentos funcionam. Quer conhecer mais dicas de economia? Acompanhe de perto o blog da Simplic! E, se ficar com a grana curta, conte conosco. Assim, você não precisa apelar para a poupança! Clique aqui e simule gratuitamente seu empréstimo!

Simule seu empréstimo