Blog Simplic

atualizado em: 19 December 2016

Juros: por que eles existem?

Você já parou para pensar qual o motivo dos juros existirem? Por que eles sempre aparecem em compras parceladas, contas atrasadas ou empréstimos pessoais, por exemplo? Já estamos tão acostumados com a ideia dos juros que, muitas vezes, não nos perguntamos o motivo de eles existirem.

Juros simples e compostos

Juros nada mais são do que o valor do aluguel do dinheiro – falando da forma mais simples possível. Quando uma loja está vendendo um produto a prazo, o valor que você pagaria no presente seria diferente do valor no futuro, graça a fatores como a inflação, por exemplo. Basta pensar: 100 reais hoje já não valem tanto quanto há alguns meses, não é?

Além disso, há também a questão da precaução, já que os juros cobrem os riscos de pessoas que deixam de pagar pelo produto ou serviço que fizeram em parcelas.

E os termos mais comuns que escutamos sobre juros são: taxa de juros, juros simples e juros compostos.

  • Taxa de juros: é o valor em porcentagem que vai ser retornado a quem emprestou o dinheiro ou vendeu algum produto/serviço a prazo. Se a taxa é de 5%, a cada 100 reais emprestados, o devedor tem que pagar 5 a mais sobre o valor
  • Juros simples: incomum de ser praticado, este tipo de juros é aplicado somente no valor inicial da dívida. Por exemplo, se os juros são de 5% por mês e você pegou 100 reais emprestados, sua dívida sempre será calculada em cima dos 100 reais. Ou seja, todo mês, ela crescerá somente 5 reais.
  • Juros compostos: o mais comum de ser encontrado. É quando a taxa de juros é aplicada mês a mês, sobre o novo valor, já com os juros acrescidos. No exemplo dos 100 reais e 5%, no segundo mês, a dívida seria de 5% em cima de 105 reais, em vez dos 100 reais.

Por isso, nunca acredite em empréstimos sem juros – eles não existem. Compras parceladas sem juros também não existem – o mais provável é que os juros já estejam embutidos no valor do produto ou serviço.

Agora você já sabe, os juros são uma espécie de taxa de aluguel sobre o dinheiro, que pode variar de acordo com o risco envolvido na operação. Por isso, alguns investimentos mais arriscados trazem mais retorno do que a poupança, afinal, ela é um investimento de baixo risco.

E para não arriscar seu dinheiro, a opção mais segura, rápida e sem burocracia para empréstimo pessoal online, você só encontra no Simplic.

Simule seu empréstimo