Blog Simplic

atualizado em: 8 December 2016

POR QUE O NÚMERO DE INADIMPLENTES NO PAÍS ESTÁ BATENDO RECORDE?

Recentemente, foi divulgada uma pesquisa do Serasa Experian, informando que já neste mês de agosto, 57 milhões de brasileiros estão com o nome incluído na lista de inadimplentes. Com 3 milhões a mais do que na mesma época do ano passado, o número se transformou em um recorde histórico. Mas, por que há tantas pessoas inadimplentes no país?

Entre as explicações, famílias endividadas, que não conseguem controlar seus gastos, assumindo dívidas sem considerar despesas fixas mensais e outras contas já contraídas. O descontrole do consumidor também é um fator preocupante; para se ter uma ideia, o mesmo estudo mostra que 60% dos devedores tem contas que ultrapassam os 100% de sua renda mensal.

Além disso, 53% dos endividados acumulam até duas dívidas não honradas, o que mostra a dificuldade em realinhar a vida financeira após deslizes que se agravam ao serem acumulados.

Como saída, educação financeira para manter um planejamento e saldar as dívidas, equilibrar os gastos devem estratégias prioritárias para sair do sufoco financeiro. Para os devedores, economizar e não fazer novas dívidas altas também está entre os itens que não podem ser esquecidos. Algumas vezes é preciso abrir mão do desejado padrão de consumo e segurar as rédeas com menos gastos, para projetar um futuro mais tranquilo.

Simule seu empréstimo