Blog Simplic

24 November 2021

Por que e quando pedir um empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal causa bastante controvérsia entre os brasileiros. Enquanto alguns mostram-se muito inseguros quanto a utilizar o crédito pessoal, outros pedem um empréstimo seguido do outro.

Acreditamos que o empréstimo pessoal não deve ser a sua primeira opção, entretanto, em algumas situações, vale a pena solicitar este crédito, e é sobre este assunto que falaremos neste artigo.

 

O que é empréstimo pessoal?

Antes de detalharmos porquê e quando pedir um empréstimo pessoal, gostaríamos de falar um pouco mais sobre essa modalidade de crédito.

O empréstimo pessoal é oferecido por instituições financeiras para pessoas físicas e com diversas finalidades – não é necessário justificar como você pretende utilizar a quantia, nem oferecer qualquer garantia de pagamento.

Antes de solicitar um empréstimo pessoal, recomendamos que você realize uma simulação de crédito, para verificar o valor e número de parcelas mensais, assim como percentual de juros, taxas e seguros agregados.

A solicitação de crédito será analisada pela instituição financeira seguindo alguns parâmetros, como histórico financeiro do indivíduo, registro de inadimplência, entre outros.

 

Quais são os aspectos positivos e negativos do empréstimo pessoal?

O principal aspecto positivo do empréstimo pessoal é oferecer crédito em um momento em que a pessoa não consegue assumir outra pendência financeira apenas com a renda mensal.

Mas embora seja associado à dificuldade financeira, o empréstimo pessoal pode ser utilizado como um investimento, seja em educação, negócios, reforma, e muito mais.

Mas existem alguns aspectos negativos, como o compromisso mensal com o pagamento das parcelas, que exige que o planejamento financeiro seja reanalisado.

Outro ponto negativo é a taxa de juros, incluída em todas as parcelas. Dica: Fique atento às demais taxas, impostos e seguros que podem ser incluídos nas parcelas. Esses valores constam no Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo.

 

Mas afinal, quando vale a pena pedir um empréstimo pessoal?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o empréstimo pessoal, vamos compartilhar algumas situações em que consideramos inteligente optar pelo crédito:

  • Pagamento de dívidas

Compensa trocar uma dívida mais cara, como o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito, por uma dívida mais barata, como o empréstimo pessoal.

Quando você compara as taxas de juros aplicadas a esses produtos financeiros, é simples entender que a troca vale a pena: Cartão de crédito cobra até 306% de juros ao ano, cheque especial a 126% ao ano, e empréstimo pessoal com de juros de 77,38% ao ano.

E o melhor é que ao solicitar um empréstimo pessoal para pagar as dívidas, você consegue liberar o limite do cheque especial e do cartão de crédito, para eventuais emergências.

  • Investimento em educação

Quando surge uma oportunidade de realizar um curso de idiomas ou pós-graduação para impulsionar sua carreira, pode valer a pena pedir um empréstimo pessoal. Mas o investimento em educação costuma ser de médio ou longo prazo, portanto é preciso planejamento.

  • Reforma da casa

Outra situação em que pode valer a pena solicitar um empréstimo pessoal é para realizar uma reforma emergencial em casa, decorrente de danos causados na fiação elétrica, tubulação de gás, encanamento, estrutura da casa, entre outros.

  • Revisão do carro

Uma das melhores maneiras de evitar acidentes ou problemas no carro que levariam a consertos caríssimos é realizar a revisão completa do automóvel periodicamente. Caso esteja faltando dinheiro para a revisão, peça um empréstimo pessoal.

  • Cobrir gastos inesperados

Para cobrir gastos inesperados como despesas médicas, veterinárias, conserto de um veículo quebrado, entre outros, você deve utilizar o dinheiro em sua reserva de emergência. Caso não tenha dinheiro guardado, opte por um empréstimo pessoal.

  • Investir no próprio negócio

Esse ano há um recorde no número de microempreendedores, que representam um total de 56,7% das empresas brasileiras. No momento de investir em um negócio próprio, muitas pessoas precisam de crédito pessoal, seja para abrir ou expandir a empresa.

Você pode utilizar uma linha de crédito específica para micro e pequenas empresas, que possuem prazos maiores e taxas menores, mas também pode ser solicitado o empréstimo pessoal.

Leia mais:

https://www.simplic.com.br/blog/como-o-emprestimo-ajuda-os-pequenos-negocios/

 

Quando não vale a pena pedir um empréstimo pessoal?

Reconhecemos que cada pessoa tem suas prioridades, mas o empréstimo pessoal deve ser utilizado com sabedoria, para evitar o endividamento.

Não recomendamos que você solicite o crédito para comprar roupas, calçados, aparelhos eletrônicos e viagens. Nesses casos, sugerimos que você economize dinheiro por alguns meses para poder realizar a compra.

 

O que fazer antes de solicitar um empréstimo pessoal?

Antes de solicitar um empréstimo pessoal, você precisa fazer uma análise de suas finanças individuais e despesas familiares, para definir um valor de parcela que não comprometa o seu orçamento.

Também é importante procurar uma instituição financeira que seja confiável. Para quem deseja um empréstimo pessoal digital e descomplicado, recomendamos a Simplic, uma fintech de crédito que oferece empréstimo pessoal até para negativado.

 

 

Simule seu empréstimo