Blog Simplic

atualizado em: 15 February 2018

Não vou conseguir pagar as contas. E agora?

Não é incomum, especialmente em tempos de crise, que a situação financeira das pessoas saia de controle na hora de pagar as contas. Os últimos dados do Serasa mostram que hoje existem cerca de 58 milhões de brasileiros endividados por razões que envolvem perda de emprego, falta de planejamento financeiro, emergências médicas, entre outras causas.

Sabemos que ninguém gosta de deixar de pagar seus compromissos, é claro, mas, se acontecer, é importante saber quais são as consequências:

Não pagou as contas? Veja as consequências!

  • O primeiro dos riscos é ficar com o nome sujo. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a partir do dia seguinte ao prazo de vencimento de um pagamento, a empresa prestadora do serviço já pode acionar os órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa, por exemplo), que serão responsáveis pela notificação do devedor. O cliente terá, então, até dez dias contados a partir daí para quitar a pendência. Só depois desse prazo é que poderá ocorrer a negativação, que representará uma grande barreira ao buscar crédito no mercado. Não é, necessariamente, o caso do Simplic, que em sua rápida análise não considera apenas o SPC e o Serasa, mas também outras 200 fontes, e pode, muitas vezes, oferecer crédito a pessoas que estão com o “nome sujo”. O processo de “limpeza” do nome é relativamente simples: uma vez que a conta é paga, em até cinco dias o CPF do negativado sai da lista de devedores.
  • Outro problema que pode ocorrer com o não pagamento é a tomada do bem que foi adquirido. Muitas vezes, ao fazer um crediário – comum nas lojas de eletrodomésticos, por exemplo – o próprio produto serve de garantia. Ou seja: se não houver pagamento, a empresa pode tomar o que foi comprado.
  • Deixar de pagar contas de água, luz e gás, por outro lado, faz com que o próprio serviço seja interrompido. Mas atenção: os fornecedores só podem cortar o abastecimento após 90 dias de atraso, sempre mandando uma carta comunicando esse corte 15 dias antes.
  • Em último caso, a empresa pode entrar na justiça para reaver seu prejuízo. Assim, caso o consumidor perca a ação, pode ter contas bloqueadas e bens – como casa e carro – penhorados. Portanto, recomenda-se ler muito bem os contratos antes de assumir os compromissos.

Deixar de pagar as contas pode trazer inúmeras dores de cabeça, por isso é sempre importante fazer um bom planejamento e cuidar da sua saúde financeira é fundamental para evitar ao máximo essas situações e, caso não seja possível, saber como tomar as melhores decisões dentro da sua realidade.

Para não ser prejudicado com as consequências acima, você precisa quitar as dívidas o quanto antes. Solicite gratuitamente um empréstimo pessoal online. Ele é rápido, simples e você consegue aprovação mesmo negativado. O importante é estar com o nome limpo!

Simule seu empréstimo