Blog Simplic

24 August 2017

Investimento em micronegócios tem bom crescimento em 2017

Um mapeamento feito pelo Simplic aponta que o investimento em micro negócios cresceu 21,5% no primeiro semestre de 2017. No período, foram realizados mais de 50 mil pedidos de empréstimos para empreendedores individuais. Nos primeiros seis meses de 2016, o volume ficou perto de 40 mil.

Em meio a um cenário de desafios financeiros e crises políticas e econômicas, o brasileiro está investindo em negócios próprios e substituindo o emprego formal pelo empreendedorismo. Esta é a conclusão do Mapeamento Simplic do Crédito Online. Levou-se em conta a análise de mais de 441 mil empréstimos online concedidos no Brasil no primeiro semestre de 2017. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento de pessoas que utilizaram valores obtidos por meio de crédito online em investimentos próprios cresceu 21,5%. O número subiu de 42,7 mil para aproximadamente 52 mil clientes da plataforma.

A pesquisa sinalizou ainda uma mudança no perfil do usuário que contrai créditos pela internet no Brasil. De janeiro a junho de 2017, houve redução de 6% no número de pessoas com carteira de trabalho formal que contrataram empréstimos. Por outro lado, aumentou 5% o volume de clientes que se intitulavam “empreendedores”.

“Até o mês de maio, havia no país 33,3 milhões de trabalhadores com carteira assinada. É o menor contingente desde 2012. Tendo em vista este cenário, o crédito online tem assumido de maneira gradual um papel importante. É o capital inicial para que o brasileiro empreenda nos mais diferentes formatos, seja para obter sua renda completa ou para complementá-la”, explica Bruno Borges, gerente de Marketing do Simplic.

Empréstimo para empreendedores por região

A região sudeste foi responsável por 47,8% dos empréstimos online solicitados. Todos com o objetivo de empreender, somando mais de 24,8 mil pedidos. Em seguida, aparece o nordeste, com 26,5%, norte (9%), sul (8,3%) e centro-oeste (8,1%). No ranking por estados, São Paulo liderou somando mais de 14 mil pedidos de crédito concedidos. O segundo lugar ficou com o Rio de Janeiro, que teve 6,1 mil solicitações direcionadas para novos negócios.

O microempreendedor que tem utilizado crédito online como meio de alavancar o seu negócio é composto por aproximadamente 52% de homens e 48% de mulheres, sendo que 58,6% possui ensino médio completo e 17,6%, nível superior. Confira mais dados na tabela abaixo:

A facilidade que o empréstimo online traz junto com todo o contexto político e econômico do país possibilitou que esse crescimento ocorresse. Cada vez mais o brasileiro encontra maneiras seguras e eficazes de fazer um empréstimo online. Isso gera mais perspectivas e oportunidades de aumentar ainda mais o empreendedorismo no Brasil.

Simule seu empréstimo