Blog Simplic

atualizado em: 22 March 2022

Golpe do boleto falso: Como identificar um boleto fake em 8 passos

O golpe do boleto falso não é nada novo, mas ainda acontece com frequência e vem se renovando das formas mais perigosas. Então vem saber como se prevenir dessa furada em 4 passos!

 

Esse artigo foi criado após alguns de nossos seguidores comentarem em nossas redes sociais que receberam um boleto solicitando um depósito antecipado para liberar seus empréstimos pessoais.

E o problema está aqui: esse “boleto” parece ser muito real, mas na verdade são de golpistas querendo se aproveitar do nosso nome e reputação para roubar de pessoas honestas.

O que acontece? Muitas pessoas acabam caindo na mentira porque estão ansiosas e com pressa para que o crédito seja liberado. Por isso, é um golpe muito perigoso e fácil de enganar muitas pessoas.

Pensando nesses seguidores, clientes atuais e futuros, viemos aqui esclarecer como acontece esse golpe e como é possível evitá-lo. Confira!

 

O que é o golpe do boleto falso?

O golpe do boleto falso se enquadra na categoria de cibercrimes, ou crimes virtuais, sendo um dos mais comuns e praticados atualmente no Brasil.

Trata-se do envio de um documento falso por e-mail, SMS ou WhatsApp, dentre outros canais de comunicação; esse documento se parece com um boleto autêntico, mas serve para roubar o dinheiro de gente inocente e, muitas vezes, necessitada.

Esse tipo de boleto geralmente utiliza o nome de empresas e marcas verdadeiras, o que dificulta ainda mais o conhecimento da verdade.

 

Tipos de golpe de boleto falso

O golpe do boleto falso pode ser aplicado de diferentes formas para enganar o consumidor, conheça as principais:

 

  1. Erro de pagamento e segunda via do boleto por e-mail

Acontece com pessoas que realizaram compras em sites, escolheram a opção de pagar por boleto e até mesmo já realizaram o pagamento, mas no dia seguinte recebem uma mensagem dizendo que o pagamento falhou e que uma nova via do boleto foi gerada. O golpe está na conta do fraudador no boleto.

 

  1. E-mails com urgência para pagamento de boleto

Quem nunca recebeu um e-mail com títulos alarmantes do tipo “Seu boleto vai vencer hoje”, ou “Urgente: última chance de pagar”, ou “Sua dívida ainda está ativa”. Geralmente, esses e-mails contêm links de páginas falsas, onde o usuário clica para gerar um boleto e acaba instalando vírus no dispositivo móvel que abrem portas para invasores.

 

  1. Vendas de produtos falsos de lojas fantasmas

Os criminosos também são bons em criar sites que parecem autênticos, mas não são! Muitos vendem produtos online e até investem em publicidade, mas na verdade essas marcas não existem, as ofertas são totalmente fakes e quem cai nas compras acaba alimentando esse esquema ilegal. Muitas vezes, o pagamento a essas lojas é feito justamente por boleto, constando os dados do fraudador.

 

  1. Liberação de crédito

Nesse caso, os malfeitores descobrem que você contratou uma linha de crédito e pedem um pagamento X para a liberação segura, ou para que o depósito seja realizado em poucos minutos. Essa abordagem de depósito antecipado para garantir a liberação do crédito é muito utilizada. Esse aqui foi o tipo citado pelos nossos seguidores!

 

  1. Desconto em dívidas

Acontece quando o fraudador descobre que você está prestes a quitar alguma dívida e acaba oferecendo um desconto, fazendo você crer nisso com argumentos no timing certo. As mensagens são do tipo “Só hoje: quite sua dívida com 50% de desconto”. Claramente algo tentador para quem tem dívidas a quitar.

.

Boleto fake ou não? 8 dicas para identificar um boleto falso

Para não cair no golpe do boleto fake, separamos algumas dicas de como verificar a autenticidade do documento antes do pagamento:

 

  1. Verifique o número no código de barras

Você sabia que os últimos números daquela longo código de barras correspondem ao valor do seu boleto? Sim, verdade! Se nunca percebeu, pegue qualquer um aí na sua casa e verifique agora mesmo.

Sendo assim, comece checando os últimos números do boleto e veja se corresponde ao valor que você precisa pagar. Geralmente, as empresas falsas colocam valores mais altos do que os comunicados na compra. Se os números não baterem, o boleto é falso!

 

  1. Verifique o nome do beneficiário se for diferente/desconhecido

Antes de pagar um boleto que recebeu, verifique o nome da pessoa ou empresa que receberá o pagamento. Também verifique o CNPJ do emissor, o que pode ser feito no site ou aplicativo da Receita Federal.

 

  1. Tenha atenção ao código de barras que não der para ler

Sabe quando colocamos o celular para ler um código de barras e não dá certo? Desconfie quando isso acontecer, pois boletos falsos podem ter leitura incompatível. Pode ser erro de leitura do aparelho, mas fique atento(a) a ser fake também.

 

  1. Cuidado com boletos de sites que você não comprou

Se receber um boleto de uma compra que não fez ou não se lembra, desconfie. Caso realize uma compra e opte por pagar por boleto, emita a guia de pagamento diretamente dentro do site, não optando por receber de forma externa. E caso o site envie por e-mail, verifique as informações que mencionamos acima.

Aqui vai uma dica complementar: tenha controle sobre suas compras e boa gestão financeira! Assim você evita esquecer se fez ou não determinada compra.

 

  1. Não imprima boletos, pague online

Existe um tipo de vírus que altera o destinatário do boleto e o valor a ser pago, chamado bolware. Ele é ativado quando você coloca um documento para ser impresso. Portanto, uma forma de evitar que isso aconteça é não imprimindo o documento.

 

  1. Atenção aos erros de português no documento

Dê uma lida no boleto, cheque seus dados e informações pessoais, busque erros ortográficos e também de digitação. Criminosos são ruins de comunicação muitas vezes, sendo fácil identificar algo suspeito.

 

  1. Desconfie de urgências, descontos e grandes vantagens

Caso receba algum desconto em uma dívida, ou benefício para receber crédito, ou urgência para realizar algum pagamento, verifique a veracidade dessas ofertas pelos canais oficiais do credor. Assim você sente mais segurança em topar algo que realmente te ajude (e que não te roube).

 

  1. Verifique a veracidade das lojas e sites

Em uma pesquisa no Google, ou em sites de avaliações como o Reclame Aqui, você consegue descobrir muita coisa sobre marcas suspeitas.

Também verifique se a URL é oficial e segura, vendo se possui HTTPS e aquele símbolo de cadeado 🔒 que fica ao lado esquerdo, antes do site na barra do navegador.

.

A Simplic envia boletos de pagamento?

Na Simplic, nunca vamos te mandar boleto para antecipação de crédito, ok? Tenha isso em mente sempre que solicitar um empréstimo conosco.

Além disso, o pagamento do empréstimo não funciona por boleto. Entenda o que é feito quando a pessoa deseja pagar seu empréstimo aqui na Simplic:

 

> No dia do vencimento das suas parcelas, sua conta bancária cadastrada será debitada automaticamente com o valor acordado e autorizado por você no momento do contrato.
> Se não houver saldo suficiente em sua conta bancária, você poderá entrar no cheque especial e passará a dever encargos também ao seu banco.
> Dica: É importante se organizar e ter sempre saldo na conta indicada. Existe também a opção de adiantar o pagamento para conseguir um desconto na parcela, uma ótima opção para quando sobrar aquele dinheirinho.

Essas e outras dúvidas você pode solucionar no FAQ da Simplic. E se estiver precisando de um empréstimo, com a segurança de se contar com uma empresa de confiança, conta com a gente. Simule grátis agora mesmo no nosso site.

Simule seu empréstimo