Blog Simplic

atualizado em: 19 December 2016

Carro: investimento ou mau negócio?

Muita gente sonha em ter um carro e faz de tudo para conseguir juntar dinheiro para comprá-lo. Carros nos dão a liberdade de escolher a hora de sair de casa, sem precisar ficar esperando pelo transporte público. Além disso, nos finais de semana e feriados, quando não há muitos veículos na rua, é uma delícia dirigir por aí. Carro é luxo, conforto e independência.

Hoje, no entanto, existem muitos serviços e possibilidades que estão surgindo na contramão deste movimento. Há mais ciclofaixas para quem quiser se deslocar de bicicleta e mais linhas de ônibus e metrô, que têm bilhetes com recargas facilitadas – inclusive, o pagamento com cartão de débito ou cartão de crédito já está sendo testado no transporte público em São Paulo. As corridas de táxi estão ficando mais baratas, já que serviços como Uber chegaram para fazer concorrência. Além disso, a Lei Seca e o aumento do número de radares – e do preço das multas por infrações – fazem com que os motoristas pensem muito antes de tirar o carro da garagem.

Vale a pena ter carro?

Depende muito do seu perfil de uso e também do orçamento que você tem disponível. Para fazer as contas sobre a aquisição de um carro, especialistas financeiros do Simplic te ajudam a somar as variáveis de seu uso para calcular o real custo de ter um automóvel.

  • Desvalorização: no momento em que sai da concessionária, seu carro já está valendo menos. Dez, cem, mil quilômetros – não importa o pouco que tenha rodado – tecnicamente, já é um usado.
  • Impostos: até os mais simples precisam pagar impostos como IPVA, licenciamento e DPVAT, por exemplo. Isso sem contar as despesas para transferir o carro para outra pessoa, quando decidir passá-lo pra frente.
  • Seguro: você vai perguntar: “Ah, mas tem que fazer seguro, mesmo?” Claro! Ou você vai correr o risco de ser roubado e não recuperar nenhum centavo do que gastou no carro?
  • Manutenção: com o passar do tempo, é preciso gastar dinheiro para manter o seu carro rodando em perfeitas condições. Pneus, troca de óleo, revisão, produtos de limpeza, etc. Tudo conta e é importante para a sua segurança.
  • Combustível. Sem ele, você terá um carro enfeitando a garagem. Você precisa de dinheiro todo mês pra manter seu carro em uso. Por mais que você capriche para não desperdiçar combustível, a gasolina ainda está com preços muito altos.
  • Colisões e multas: todos estão sujeitos a acidentes ou algum pequeno descuido no trânsito. E seu bolso sempre sente nessa hora.
  • Estacionamentos: não é todo dia que encontramos uma vaga na rua para estacionar – mesmo se acharmos, muitas vezes temos que pagar flanelinhas ou zona azul.
  • Tempo parado sem uso: você sabia que um carro fica em média 96% do tempo parado, sem uso? Dependendo de onde você mora, até assim ele custa dinheiro, porque você pode ter que pagar pela vaga para guardá-lo.

Você pode achar caro pegar um táxi, mas quando soma todas as vezes que vai usá-lo, seja para voltar com as compras do supermercado ou sair à noite, por exemplo, e compara todo o custo de um carro, percebe que não fica tão caro assim.

É bom dizer, também, que carro não é só gasto. Muita gente anda ganhando dinheiro com o automóvel próprio. Vale, então, pesar os prós e os contras e fazer a escolha que funciona para você. Seja qual for o meio de transporte, boa sorte no caminho!

Simule seu empréstimo