Blog Simplic

atualizado em: 19 March 2018

Carnaval: opções de viagem para quem ama ou quer ficar longe da folia

Para alguns, esperado o ano todo e por outros nem tanto assim, mas que o Carnaval faz parte da essência do brasileiro, isso ninguém pode negar. Se você não o ama pela alegria, fantasias e músicas, pelo menos pode curtir um pouquinho o período de pausa para descansar. E aí, faz parte de qual grupo? Seja você um folião de carteirinha ou daqueles que passa correndo da festa, não precisa ficar preocupado, pois a Simplic separou os destinos ideais para quem ama ou quer ficar longe do Carnaval. Confira e divirta-se da sua maneira!

Para quem ama o Carnaval

Rio de Janeiro e São Paulo

Para quem gosta de aproveitar o Carnaval com samba no pé, é impossível não citar São Paulo e Rio de Janeiro como os mais badalados locais para se curtir a festa. Seja no sambódromo vendo de pertinho os desfiles de escolas de samba ou ainda nos famosos blocos de rua que invadem as ruas dessas cidades, sem dúvidas, não vai faltar animação por aqui.

Recife e Olinda

O Carnaval de Pernambuco é composto pela dobradinha de Recife e Olinda. Quando o sol está brilhando, os grandes bonecos folclóricos invadem as ruas com uma multidão que os segue ao som do frevo. As ruas são carinhosamente enfeitadas e trazem um charme sem igual à festa. À noite, a capital é tomada por blocos para todos os gostos. O mais famoso, o Galo da Madrugada, atrai milhões de pessoas até o clarear do próximo dia.

Salvador

Gosta de axé? Então o destino certo é Salvador. Na cidade, a folia não para! Os blocos e trios elétricos agitam a cidade, com a oportunidade de ver as estrelas da música baiana de pertinho. Para isso, você precisa comprar um abadá – camiseta que serve como ingresso – e poderá ficar dentro das cordas que acompanham o trio. É muita animação!

Ouro Preto

A cidade mineira que já é animada com a presença dos universitários o ano todo ganha ainda mais alegria na época de carnaval. As ladeiras das ruas históricas ganham muito agito, gente jovem e muita festa nessa época, que são animadas por ritmos que vão das tradicionais marchinhas e samba até o rock. Vale a pena conhecer!

Manaus

O Norte também tem um representante de peso na lista de lugares que um apaixonado por Carnaval deve conhecer. Em Manaus, é possível curtir uma folia bem diferente de tudo o que há no restante do país, isso porque lá é a terra do Carnaboi – festa com toadas no ritmo do folclore amazonense e a presença dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso.

Para quem quer fugir do Carnaval

Serra da Canastra

Se Minas Gerais tem uma cidade que se destaca pelo agito do Carnaval, saiba que ela também tem uma representante para quem não curte a folia. Aproveitar o feriadão na Serra da Canastra é ter uma experiência única de contato intenso com a natureza. Lá, você encontra pousadinhas tranquilas, trilhas, caminhadas pelo parque, pode avistar animais locais, como o lobo-guará e tamanduá-bandeira, além de belíssimas cachoeiras – entre elas a Casca D’Anta, com 186 metros de altura, a mais alta queda d’água do Rio São Francisco.

Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão é um paraíso para quem quer estar em um lugar tranquilo e rodeado por natureza. Na fronteira entre a Bahia, Piauí e Maranhão, o local mistura a beleza das dunas de areia, rios, riachos, cachoeiras, chapadões e lagoas de água cristalina, além de uma fauna riquíssima. É um local sem o conforto que estamos acostumados no dia a dia, como estradas asfaltadas e sinal de celular, mas tudo isso é compensado pela oportunidade de se isolar e curtir do seu jeito.

Chapada dos Veadeiros

Cânions, cachoeiras, rios, piscinas naturais, paredões rochosos, vegetação nativa e a oportunidade de ver de perto animais que correm risco de extinção. Ficou curioso para explorar esse lugar? Então vá até a Chapada dos Veadeiros. Considerada Patrimônio Natural pela Unesco, é um lugar para curtir o Carnaval longe da folia, mas não que isso traga apenas calmaria. Para quem gosta de adrenalina, o lugar oferece uma trilha bastante difícil e a recompensadora chegada a uma cachoeira com 120 metros de altura – e você ainda pode mergulhar!

Bonito

A capital brasileira do ecoturismo também é uma ótima pedida para quem quer fugir do Carnaval. Snorkel, flutuação, passeios em cavernas e cachoeiras, trilhas e muito mais você encontra por lá. E tudo, como o nome já diz, muito bonito. Impossível não se encantar pelas águas cristalinas do Rio de Prata ou ainda a beleza inigualável da Gruta do Lago Azul. Vale a pena conhecer!

Praia Grande

A cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, apesar do nome, não tem mar e tem poucos habitantes. Mas, apesar disso, você certamente deve conhecê-la. O lugar fica aos pés dos cânions Itambezinho e Malacara, no trecho mais abrupto da serra. Por lá, você pode encantar-se nas inúmeras trilhas de beleza única e, se quiser, ainda pode subir a serra e curtir o lado gaúcho da região. Impossível não amar!

História do Carnaval

O Carnaval tem origens em festivais primitivos que tinham como objetivo reverenciar a natureza e também em festivais pagãos que aconteciam na Roma antiga em homenagem ao deus Saturno. Nos países católicos, ele passou a marcar o tempo que antecede a quaresma, que é um período marcado por orações e abstinência de carne. E é daí que teria surgido a expressão carnis levale, que em latim quer dizer “retirar a carne”.

No Brasil, o Carnaval passou a ser comemorado no século XVII, durante o período colonial, seguindo as brincadeiras de origem portuguesa chamada “entrudo”, praticadas principalmente pelos escravos. Depois, no século XIX, a festa começou a ser considerada violenta e era coibida pela polícia. Aos poucos, começou a se transformar, dando lugar no século XX aos corsos, desfiles da elite que se fantasiava e circulava em seus carros pelas ruas da cidade, que seriam as origens dos carros alegóricos. Além disso, grandes bailes aconteciam em salões. Afoxé, maracatu e frevo também passaram a fazer parte da tradição, junto às marchinhas, samba e outros gêneros musicais que passaram a fazer parte dessa grande festa que é parte da cultura brasileira.

Pronto, agora você já conhece mais sobre a história de uma das festas mais tradicionais do país e ainda os destinos para quem quer cair na folia ou ficar longe dela. Aproveite!

Simule seu empréstimo