Blog Simplic

24 November 2023

Black Friday: Como aproveitar as ofertas sem se endividar

Afinal, com grandes varejistas oferecendo descontos de até 90%, com certeza, você encontrará a oferta perfeita para comprar aquele produto que “namorou” o ano inteiro. Vamos às dicas?

Quanto você pode gastar nesta Black Friday?

Antes do dia 24 de novembro, você deve reservar alguns minutos para avaliar suas finanças e entender o quanto você poderá gastar nessa Black Friday. Tenha um orçamento realista e priorize comprar o que você realmente precisa.

Para evitar compras impulsivas que possam levar ao endividamento, sugerimos que você escreva uma lista de prioridades. Por exemplo, para que gastar com jogos de videogame se você precisa comprar um celular novo?

Pesquise preços antes da Black Friday

Você sabia que existem sites especializados em comparar preços de produtos durante todo o ano e você consegue ver o valor médio em um gráfico super intuitivo que demonstra a oscilação de preços?

Pois bem, reserve um tempo para acessar um desses sites e analise o preço do produto que você quer comprar nessa Black Friday.

Ao chegar na última sexta-feira deste mês, verifique se o valor cobrado pelo produto realmente é promocional ou se o site elevou seu preço poucas semanas antes da Black Friday para aplicar um “falso desconto”, gerando uma oferta enganosa, uma “Black Fraude”.

Evite comprar um produto usando vários cartões de crédito

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento preferidos dos brasileiros, contudo, é preciso usá-lo com responsabilidade. Pensando nisso, recomendamos que você limite suas compras a apenas um cartão, deste modo, será mais fácil controlar os gastos e evitar dívidas.

Outra dica é que se você for pagar com cartão de crédito, é importante que verifique as condições de pagamento, afinal, em algumas compras parceladas pode haver a inclusão de juros que podem tornar a oferta desvantajosa.

Negocie descontos extras

Não necessariamente o desconto aplicado ao produto é seu preço final. Você já parou para pensar em negociar descontos adicionais ou mesmo procurar por cupons de desconto para deixar a compra ainda mais vantajosa?

Pode ter certeza que se a loja virtual tem um campo para inserir cupom de desconto, é porque você pode procurá-lo. Dica: se a marca tem uma parceria com algum influenciador digital, provavelmente você encontrará um cupom de desconto em uma de suas publicações.

Leia a política de troca/devolução

Já pensou comprar um produto na Black Friday e ele ser de má qualidade ou vir com algum defeito? Ou você ter refletido e preferido não fazer a compra neste momento? Isso pode acontecer e por isso você deve ter amparo da loja em caso de troca ou devolução.

Portanto, antes de clicar em “comprar”, leia a política de troca e devolução e só efetue o pagamento se estiver 100% de acordo com o que está descrito.

Siga todas as dicas e aproveite a Black Friday

A Black Friday não é uma data tão aguardada atoa. Essa é uma excelente oportunidade para você economizar em suas compras, você só precisa seguir as dicas que separamos aqui para que consiga aproveitar as ofertas sem prejudicar suas finanças.

Simule seu empréstimo