Blog Simplic

Regularize seu MEI para fazer renda extra no verão
18 December 2025

Regularize seu MEI para fazer renda extra no verão

Tempo estimado de leitura: 4 a 5 minutos

Segundo levantamento do Sebrae (2023), quem se formaliza como MEI pode aumentar a renda entre 7% e 25%. 

Além disso, esse movimento injeta quase R$ 70 bilhões todos os anos na economia brasileira, fortalecendo o empreendedorismo e gerando novas oportunidades de trabalho e renda. 

Como reforça o presidente do Sebrae, Décio Lima, “na medida em que o empreendedor formaliza, ele interage, inclusive globalmente, para que possa alcançar escala no seu negócio, ter longevidade e aumentar a sua própria renda”.

E quando pensamos na chegada do verão, período em que muitos brasileiros buscam renda extra com ideias sazonais, como venda de picolés artesanais, aluguel de cadeiras ou serviços para eventos ao ar livre, estar com o CNPJ MEI regularizado se torna ainda mais estratégico.

Se você pretende começar o ano com mais organização, seja para aproveitar o aumento da demanda do verão, seja para expandir seu negócio ao longo dos próximos meses, este guia vai te ajudar a colocar tudo em ordem. 

E, se precisar de um apoio para investir em materiais, equipamentos ou quitar pendências, o empréstimo online pode ser uma alternativa prática, principalmente opções como empréstimo pessoal, empréstimo online urgente ou até mesmo empréstimo para negativados, quando necessário.

Veja também: Open Finance é inovação e mais chance de conseguir empréstimo

Vamos às dicas.

1. Regularize o CNPJ MEI e evite dores de cabeça no novo ano

Manter o cadastro MEI em dia é a base para crescer, vender mais e aproveitar oportunidades, especialmente no verão, quando o movimento costuma aumentar em várias categorias do comércio e serviços.

O primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor e verificar se existem pendências. O mais comum é o atraso no DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é pago mensalmente e garante que o CNPJ continue ativo. 

Estar regularizado evita:

  • Multas e juros;
  • Risco de cancelamento do CNPJ;
  • Problemas para emitir notas fiscais;
  • Barreiras para conseguir crédito, como empréstimo pessoal e outras modalidades.

Para quem está endividado ou já possui boletos atrasados, manter o pagamento do DAS é ainda mais importante. 

Mesmo quem está com o nome sujo pode — e deve — continuar mantendo o MEI ativo. 

Se a necessidade for ganhar tempo e reorganizar tudo, um empréstimo fácil para negativado ou um empréstimo rápido para negativado pode ajudar a colocar as obrigações em dia sem comprometer o início do ano e sem travar as chances de faturamento.

2. Organize as finanças para entender o verdadeiro lucro

Um erro bem comum entre microempreendedores é misturar contas pessoais com contas da empresa. 

Isso dificulta o controle financeiro e cria a sensação de que o negócio não dá lucro, quando, na verdade, ele até dá, mas pode estar sendo consumido por gastos pessoais.

Algumas boas práticas:

Separe contas bancárias

Mesmo que seja tudo simples, ter uma conta só para o MEI ajuda a enxergar resultados e facilita o planejamento. Assim, você entende quanto realmente entra e sai do negócio.

Controle o fluxo de caixa

Anote tudo: vendas, compras, taxas, investimentos e gastos eventuais. Hoje existem aplicativos gratuitos que fazem esse acompanhamento de forma simples.

Veja também: 4 Apps que Vão Te Ajudar a Se Organizar Financeiramente

Tenha uma reserva de segurança

Quem trabalha por conta própria sabe: alguns meses são muito bons, outros nem tanto. 

Ter uma reserva evita stress, principalmente em momentos de menor movimento ou imprevistos, como reposição de material, manutenção de equipamentos ou baixa repentina nas vendas.

Para quem ainda não conseguiu montar uma reserva ou precisa de um apoio financeiro para reorganizar as contas, o empréstimo online é uma opção rápida. A vantagem é que modalidades como o empréstimo online urgente são feitas 100% pela internet e com análise simples. Em alguns casos, até quem está negativado consegue solicitar um empréstimo para negativado online rápido e seguro.

3. Planeje o próximo ano com metas realistas e oportunidades de renda extra

Se você quer aproveitar o verão para fazer renda extra, é essencial planejar desde já como o seu MEI pode entrar nessa onda de oportunidades.

Algumas das atividades que mais crescem nessa época incluem:

  • Venda de picolés artesanais, smoothies e bebidas refrescantes;
  • Aluguel de cadeiras, guarda-sol e pranchas;
  • Serviços de fotografia para eventos ao ar livre;
  • Revenda de acessórios de moda praia.

Seja qual for a ideia, planejar com antecedência ajuda a definir:

  • Qual será o investimento inicial;
  • Quanto você espera faturar;
  • Quais materiais e equipamentos serão necessários;
  • Como será o atendimento ao cliente;
  • Se será necessário contratar apoio ou comprar estoque.

Caso o seu negócio precise de um impulso para começar — seja para comprar freezer, ingredientes, câmeras, cadeiras, guarda-sol ou montar um pequeno estoque — o empréstimo pessoal pode ser a alternativa ideal. 

Ele oferece liberdade de uso e é totalmente online, facilitando o acesso para quem precisa agir rápido.

E mesmo quem está com dívidas, nome sujo ou dificuldade de aprovação no banco tradicional encontra opções como empréstimo pessoal para negativados ou empréstimo online para negativado, que podem ajudar a tirar o projeto do papel.

Veja também: Ganhe dinheiro no Carnaval: veja dicas de renda extra

Por que começar o ano com o MEI organizado faz tanta diferença?

Quando você entra no novo ano com o CNPJ regularizado, as finanças organizadas e um planejamento claro, vários benefícios começam a aparecer:

  • Facilidade para conseguir crédito;
  • Mais segurança para investir;
  • Melhores decisões financeiras;
  • Possibilidade de crescer mesmo com pouco capital inicial;
  • Mais oportunidades de renda extra durante todo o ano.

Microempreendedores que se preparam conseguem aproveitar melhor períodos de alta demanda, como o verão, e criam uma estrutura mais sólida para o ano inteiro.

Precisa de um fôlego para começar o ano com tudo em cima?

Se você quer regularizar o MEI, organizar as finanças, investir em estoque, renovar equipamentos ou entrar no verão fazendo renda extra, pode contar com a Simplic.

A Simplic oferece empréstimo online rápido, 100% digital e sem burocracia — inclusive é uma ótima opção para quem busca empréstimo para negativado e empréstimo fácil para negativado, para quem precisa resolver pendências e começar o ano com tranquilidade.

Para realizar a solicitação, primeiro você deve acessar o nosso site www.simplic.com.br e fazer uma simulação preenchendo o valor e quantidade de parcelas desejadas.  

Depois, para enviar uma proposta, clique em “Solicite já” e preencha os dados solicitados. Você já saberá na hora se foi pré-aprovado. 

Nesse caso, você poderá acompanhar o status de sua proposta no próprio site, utilizando seu login e senha cadastrados e acessando a opção “Meus empréstimos”. 

Nossos processos de empréstimo são feitos somente pelo site e não é cobrado nenhum valor antecipado. 

Não analisamos solicitações de empréstimo por telefone ou WhatsApp.

Não direcionamos a solicitação de empréstimo para WhatsApp – se qualquer site ou página se passando pela Simplic te direcionar para finalizar o empréstimo no WhatsApp, interrompa o processo imediatamente e faça um boletim de ocorrência.

Quando for realizar um pagamento, verifique o CNPJ e se o destinatário é mesmo a Simplic.

Todas as propostas passam por uma análise e podem ou não ser aprovadas. 

Se tiver alguma dúvida ou precisar de algo, estamos à disposição para ajudar.

A Simplic é uma das fintechs pioneiras no Brasil em oferecer empréstimo pessoal online, mesmo para quem está negativado. 

Canais oficiais de atendimento:

Central de Atendimento
Capitais e regiões metropolitanas: 3004-7242
Demais localidades: 0800-200-7242

WhatsApp: (11) 3335-2979

E-mail: contato@simplic.com.br

Siga a Simplic também no Instagram: @simplicemprestimos

Veja também: Empréstimo online urgente: Quando o dinheiro cai na conta?

Simule seu empréstimo